TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  5/5/2015  •  Dissertação  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar como funciona a comunicação dentro das organizações através das funções e tipos de comunicação, iniciaremos como um breve histórico a respeito do ato de comunicar-se oriundo das primeiras civilizações e da necessidade de interação entre os grupos, seguindo abordaremos a comunicação no ambiente empresarial conceituando e contextualizando as funções e os tipos de comunicação existentes possibilitando o alcance da eficiência e a qualidade da informação transmitida, de modo que o leitor possa ter um claro entendimento sobre o assunto.

1. BREVE HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO NO GRUPO SOCIAL

Desde os primórdios da nossa civilização houve a necessidade dos indivíduos comunicarem-se uns com outros em todos os tipos de situações, como por exemplo, para protegerem-se do desconhecido que oferecia perigo, na caça para aproximarem-se e encurralar a presa, na distribuição das rotinas dos grupos e assim por diante, nesta época a comunicação acontecia através de desenhos, sons, línguas, gestos enfim qualquer canal que permitisse interagir com outro indivíduo da mesma espécie. A palavra comunicação deriva do latim “communicare”, sendo assim exponhamos alguns significados de comunicação contido no dicionário Aurélio como o ato ou efeito de comunicar(-se); Prática ou campo de estudo que se debruça sobre a informação, a sua transmissão, captação e impacto social; A capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, com vista ao bom entendimento entre pessoas; comunicação social: Conjunto dos órgãos de difusão de notícias (imprensa, rádio, televisão), desta forma a comunicação é imprescindível para o grupo social independente de seu tipo.

2. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Toda organização é um sistema aberto e obrigatoriamente deve satisfazer as expectativas dos clientes tanto interno quanto externo, pois a cada dia que passa se tornam mais exigentes e informados sobre os fatos ocorrentes à sua volta. Portanto, a comunicação organizacional estabelece o funcionamento de uma organização, trata-se de um conjunto de medidas estratégicas que visa sintonizar os interesses dos colaboradores aos da empresa, estimulando o diálogo, a troca de informações, as experiências e o espírito colaborativo e objetivando a evolução do sistema produtivo.

Pensando dessa forma, não basta apenas uma preocupação no processo de recrutamento e seleção, é fundamental também um trabalho constante de treinamento e desenvolvimento, comunicação e motivação, a fim de estabelecer uma relação mais sólida entre as organizações e seus colaboradores. Seres humanos não devem ser “coisificados” mas, muitas vezes, são tratados como tal. Muitas organizações tratam seus colaboradores com pouca atenção, reconhecimento e respeito esquecendo que são pessoas dotadas de inteligência e sentimentos. Isso pode ser observado, por exemplo, no modo que a empresa utiliza e “administra” a comunicação. É possível perceber que na prática do cotidiano organizacional muitos dos conflitos e problemas existentes referem-se a dificuldades e barreiras na comunicação.

Segundo Lopes (2004), as barreiras na comunicação podem estar presentes em todo e em qualquer processo de comunicação. Pode-se dizer que é mais provável que ocorra interferência quando a mensagem é complexa, provoca emoções ou se choca com o estado mental do receptor.

A Comunicação Organizacional possui funções ao todo são sete: Informativa, Integração, Retroação, Sinal, Comportamental, Mudança e de Imagem e tipos: Comunicação Institucional (Relações Públicas); Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing).

2.1 FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO

Como já foi mencionado a comunicação é um fator relevante dentro de uma organização, pois só assim serão alcançados os objetivos traçados e haverá interação entre os indivíduos formadores do grupo. Desse modo existem sete funções na organização comunicação organizacional, descritas abaixo:

• Informativa: permite a veiculação no conhecimento da empresa, o controle das informações a serem divulgação é crucial, pois as barreiras existentes podem transmitir uma informação errônea;

• Integração: permite propagar nos colaboradores o sentimento de inclusão no grupo, ou seja, faz com que se sinta muito mais que uma ferramenta de lucro, compartilhando dos valores da organização de modo a favorecer o clima organizacional;

• Retroação: permite a analisar a compreensão da mensagem enviada nos modos vertical ou horizontal, ou seja, é o feedback do público interno;

• Sinal: é a emissão e reprodução dos sinais que permitem a identificação da personalidade e continuidade da empresa ou a cultura da empresa, através dos logotipos, cores, discursos, atitudes, valores etc.

• Comportamental: também conhecida como argumentativa permite a identificação das ordens para que os acontecimentos sigam na direção correta, baseia-se nas funções de informação, de imagem e de retroação.

• Mudança: permite a modificação de imagem, no ambiente interno traz a motivação ao público interno;

• Imagem: permite a transmissão aos públicos internos e externos uma imagem própria da organização.

2.2 TIPOS DE COMUNICAÇÃO

2.2.1 COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de relações duradouras com os seus públicos. Isso é possível através de ações personalizadas e segmentadas, tomando como base à análise periódica das informações obtidas através de questionários e relatórios aplicados na empresa, objetivando identificar as necessidades dos clientes. Estas são ferramentas da comunicação institucional que visam atingir todos os públicos envolvidos na organização (internos e externos). Após a utilização dessas ferramentas, devem ser elaboradas ações de acordo com os objetivos da empresa, e as necessidades do momento. Como exemplo, podemos destacar as publicações organizacionais que são instrumentos da comunicação institucional e podem ser utilizadas tanto para o público interno quanto para o externo.

2.2.2 COMUNICAÇÃO INTERNA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com