TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: A COMUNICAÇÃO COMO ISNTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO

Por:   •  20/8/2022  •  Artigo  •  6.266 Palavras (26 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 26

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: A COMUNICAÇÃO COMO ISNTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO

Adriano Wellington Braga de Oliveira

RESUMO

As novas formas de gestão empresarial elevam a comunicação como primordial para o desenvolvimento de uma organização. Este artigo aborda a comunicação corporativa na sociedade contemporânea, analisando-a como instrumento de desenvolvimento dentro das empresas, procurando explorar e apresentar a sua importância e a de seus canais, bem como a comunicação interna como ferramenta de gestão a fim de promovê-la, auxiliando a empresa a atingir sua máxima eficácia e eficiência nos processos, mostrando-se um diferencial para direcionar recursos e unir os diferentes públicos dentro de uma organização. Em virtude da atual concorrência das organizações, apenas as que as que se dispõem a melhorar o fluxo de trocas de informações se sobressaem. Por isso, cada vez mais, é valorizada essa eficiência nos processos organizacionais, o que impacta diretamente nos resultados, produtos ou serviços. Esta pesquisa tem o intuito de demonstrar a importância da comunicação como ferramenta de gestão e seu papel no processo produtivo das empresas modernas.

Palavras-chave: Comunicação. Comunicação Corporativa. Comunicação Interna. Canais de Comunicação. Aspectos da Comunicação.

ABSTRACT

New forms of business management elevate communication as paramount for the development of an organization. This article approaches corporate communication in contemporary society, analyzing it as an instrument of development within companies, seeking to explore and present its importance and that of its channels, as well as internal communication as a management tool in order to promote it, helping the company to achieve its maximum effectiveness and efficiency in processes, showing a differential to direct resources and unite different audiences within an organization. Due to the current competition of organisations, only those who are willing to improve the flow of exchanges of information are made available. Therefore, this efficiency in organizational processes is increasingly valued, which directly impacts on results, products or services. This research aims to demonstrate the importance of communication as a management tool and its role in the production process of modern companies.

Keywords: Communication. Corporate Communication. Internal communication. Communication channels. Aspects of Communication.

INTRODUÇÃO

Onde encontrarmos seres humanos sempre haverá alguma forma de comunicação, seja ela bem estruturada ou mesmo rudimentar, por meio de gestos, poses e grunhidos, assim como os outros animais que não detém capacidade de expressão mais aperfeiçoadas evolutivamente. Desde os primórdios o homem utiliza-se das mais variadas formas de conversação, com finalidade de juntar-se para realizar metas em comum, e ao trazermos esse mesmo conceito para a atualidade, podemos dizer que, é resumidamente algo que se passa dentro de uma empresa.

Esse artigo enfatiza a influência estratégica da comunicação nas organizações, que ao longo da história vem adotando sistemas e modelos de gestão da qualidade, mas recentemente, com o advento da globalização e meios de se comunicar instantâneos, identificou a importância das práticas de comunicação interna como ferramenta para a melhoria da qualidade no ambiente corporativo.

Segundo Cruz (2010), a comunicação encontra-se presente em todas as formas de cooperação e relação social dos indivíduos, inclusive no âmbito das organizações, reconhecidos espaços de comunicação.

A empresa que não favorece a cultura da comunicação e da participação acaba perdendo confiança, produtividade, qualidade, credibilidade e, consequentemente, clientes, negócios e mercado, o que significa baixa competitividade (MATOS, 2009, p. 91).

Desse modo, o artigo tem por objetivo demonstrar a importância da comunicação organizacional como estratégia de gestão, verificando os seus benefícios e desafios, além de abordar a comunicação organizacional, comunicação interna e a comunicação estratégica, destacando a relevância desses fatores como ferramentas para o planejamento estratégico.

  1. COMUNICAÇÃO

Por ser exclusividade dos seres vivos, a comunicação é um diferencial dos que vivem em grupos, tornando-se uma atividade social, no qual se manifesta em relações sociais, ou compartilhamento de informação, com a participação de indivíduos ou grupos. A capacidade de nos comunicarmos é um traço primordial da condição humana. Visto que, essa característica é o que diferencia o homem do restante dos seres vivos, essa capacidade permite que ocorra uma inter-relação com outras pessoas, através da troca de ideias.

Para Maria Schuler (2004), a comunicação pode ser observada nas mais variadas formas de organização conhecidas, deste modo pode-se afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação. Do latim, communicatione, o ato ou efeito de comunicar, mais precisamente estabelecendo relacionamentos com outras pessoas, é a transmissão de informação que ocorre entre sujeitos ou objetos. Segundo Menezes (1973), o termo comunicação “significa ‘estar em relação com’, onde representa a ação de por em comum” e de acordo com Bordenave (1994), é por meio da comunicação que as pessoas compartilham experiências, ideias e sentimentos.

[pic 1]

FIGURA 1. As barreiras da comunicação em projetos e como superá-las

FONTE: Blog GPA

Já para Tomasi e Medeiros (2007, p.34), a comunicação transmite informações, constrói e define valores e normas. Comunicar já não é apenas transmitir informações, mas imprimir significados. Numa organização, as informações não devem circular desarticuladas e de modo caótico, mas sujeitas a uma hierarquia de cargos e funções. Elas recebidas ou produzidas, devem caminhar por todo um sistema de redes e fluxos internos e externos.

"A comunicação é, por natureza, um processo aleatório, variável, probabilístico: só ocorre comunicação quando a conduta comporta certo grau de incerteza. Com efeito, se pudéssemos predizer com antecedência exatamente aquilo que alguém vai proferir... não haveria necessidade de que ele falasse, e excluiríamos assim a possibilidade de ocorrência do fenômeno comunicativo." (MENEZES, 1973).

São vários os elementos pertencentes ao processo de comunicação, desde a transmissão de informação até mesmo no estabelecimento de um código comum, que para a compreensão das informações passadas podemos definílos como os diversos idiomas. Para Chiavenato (2004), uma comunicação ocorre quando uma informação é transmitida a alguém, e é então compartilhada também por esse alguém. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação recebe-a e compreenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (912.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com