TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCORRÊNCIA PERFEITA

Por:   •  12/3/2018  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

CONCORRENCIA PERFEITA

É caracterizado pela existência do grande número de pequenos compradores e vendedores; o produto negociado é de igual natureza, consta a livre entrada de empresas no mercado, evidenciando uma clareza para os vendedores e compradores da situação pertinente a negociação, resulta uma perfeita mobilidade produtiva.

MONOPÓLIO (um só fornecedor)

Uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo seu preço e condições aos que comercializam. O monopólio pode surgir devido as características particulares e peculiares de mercado, ou devido a regulamentação governamental, monopólio coercivo, criando uma particularidade econômica.

OLIGOPÓLIO (poucos fornecedores)

O oligopólio é um grupo de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. Nesse contexto, também apresentam restrições a entrada de potencias concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acordo referente aos preços que será praticados , o oligopólio passa a ser caracterizado como cartel.

OLIGOPSÔNIO (poucos compradores)

Mercado caracterizado por uma pequena quantidade de compradores, é um tipo de competição imperfeita, pois o oligopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de influenciarem os preços determinados referente aquele bem, variando apenas a quantidade proposta na compra. Os seus ganhos dependem da elasticidades da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.

MONOPSÔNIO (um só comprador)

É a forma de mercado com um comprador para produtos de vários produtores. Joan Robinson explorou a noção de monopsônio no mercado de trabalho e em particular seus efeitos sobre uma curva de oferta positivamente inclinada para uma firma individual. Um monopsônio é um mercado que faz face a uma curva de oferta de trabalho positivamente inclinada. Podemos citar como exemplo empresas exclusivas na contratação de uma determinada área, por serem as únicas empregadoras no local.

Tendo como exemplo a mão-de-obra, podemos entender que, ao contrário do mercado competitivo, que pode contratar tanto trabalho quanto desejar ao preço corrente, um monopsonista deve pagar salários reais mais elevados para atrair mais trabalho.

O monopsonista é um definidor de preços, ou seja, ele tem um controle significativo sobre os preços que paga por um insumo. Assim, o poder de monopsônio é a capacidade do comprador de influenciar no preço de um insumo. Este poder lhe possibilita adquirir a mercadoria por um valor inferior ao preço que prevaleceria num mercado competitivo.

Quando uma única firma ou organização é a compradora de mão-de-obra no mercado de trabalho, tal firma é chamada de monosponista. Visto que a firma ou organização é a única a demandar tal tipo de mão-de-obra, ela pode influenciar a determinação da taxa de salário. Pode-se definir, como sendo o monopsonista um definidor de preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com