TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRELAÇÃO ENTRE A AUTOIMAGEM E O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DO IDOSO

Por:   •  6/5/2019  •  Artigo  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Curso de Educação Física                                                                                                  Artigo Original

CORRELAÇÃO ENTRE A AUTOIMAGEM E O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DO IDOSO  

THE CORRELATION BETWEEN SELF-IMAGE ELDERY THE EXERCISE LEVEL

Rosângela Gonçalves Castro Machado¹, Roberto Nóbrega²

1 Aluna do Curso de Educação Física

2 Professor Dr. Do Curso de Educação Física.

        

RESUMO

Introdução: Com o aumento da população idosa cada vez mais se procura uma melhora na qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos. Além da prevenção de problemas que ocorrem com o envelhecimento o idoso também procura melhoras na sua autoimagem consequentemente elevando sua autoestima. Objetivo: Correlação entre a autoimagem e o nível de atividade física do idoso. Metodologia: Foram utilizados Anamnese, um questionário Internacional de atividade física IPAQ(OMS e 1998) versão curta e,A Escala de Sorense e Stunkard para autoavaliação da imagem corporal(SORENSE e STUNKARD,1993). A amostra foi composta n=56 com idade 66,08 ± 5,37, com prevalência de idosos sexo feminino com a idade 65,53 ±4,42 anos.Em relação ao nível de satisfação com a Autoimagem a média foi de 3,92(±1,78) e para o nível de atividade física a média ficou em 2,64(±0,58). Ao serem relacionados a autoimagem e o nível de atividade física se obteve um coeficiente de correlação de r=0,302 o que sugere que mesmo que a maior parte dos idosos avaliados pratique atividade física, este fato não influência diretamente a sua avaliação da autoimagem.

Palavras Chave: Envelhecimento, Autoimagem, Atividade Física.

ABSTRACT

Background: With the increase in the elderly population increasingly looking for an improvement in the quality of life of people over 60 years. In addition to preventing problems that occur with aging the elderly also seeks improvements in their self-image thus raising their self-esteem. Objective: Correlation between self-image and level of physical activity of the elderly. Methodology: anamnesis were used, an international physical activity questionnaire IPAQ (OMS and 1998) short version, The Sorense and Stunkard scale for self-evaluation of body image (Sorense and Stunkard, 1993). The sample comprised n = 56 aged 66.08 ± 5.37, with a prevalence of elderly female with age 65.53 ± 4.42 anos.Em the level of satisfaction with the Self Concept average was 3, 92 (± 1.78) and the level of physical activity the average was 2.64 (± 0.58). To be related to self-image and level of physical activity was obtained a correlation coefficient of r = 0.302 suggesting that even the most elderly evaluated practice physical activity, this fact does not influence directly their assessment of self-image.

Keywords: Aging, Self Concept, Physical Activity.


INTRODUÇÃO

A Organização Mundial de Saúde apresentou resultados que demonstram um considerável aumento, nas próximas décadas, da população com mais de 65 anos. Esta é uma tendência que tende a continuar nos próximos anos, com a população de mais de 65 anos chegando a mais de 800 milhões de indivíduos no ano de 2025 (FECHINE, 2012).

Para a Organização das Nações Unidas o aumento será ainda maior apontando para o total de 1,100 bilhões de idosos no ano de 2025, com o número total de idosos ultrapassando o de jovens no ano de 2050 (FECHINE, 2012).

Para alguns a velhice é a última etapa do ciclo da vida e consiste num processo complexo que resulta em modificações nos aspectos biopsicossosiais e alteram significativamente o cotidiano e a auto percepção do indivíduo (CAMINHA; SILVA, 2012).

Além disso há uma série de outras alterações fisiológicas que ocorrem no organismo devido ao processo de envelhecimento. A força decai a uma taxa de 12 a 15% por década a partir dos 50 anos e há uma substancial perda de massa magra entre os 25 e 65 anos. Apesar de a massa magra ser constituída de água, vísceras, ossos e tecido conectivo, vários autores nos dizem que a maior perda que ocorre com o envelhecimento é a de músculos, correspondendo a aproximadamente 40% do total perdido. É comprovado que a atividade física para o idoso traz inúmeros benefícios tanto no lado físico quanto no psicológico (ROSA, 2012). A prática de exercícios físicos tem sido usada como estratégia para prevenir a diminuição da aptidão física funcional e da saúde da população idosa (BRAZ; MONTIBELLER; CIVINSKI, 2011).

Estudos afirmam que doenças como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica serão melhor controladas, prevenidas e tratadas com a pratica de atividade física, além da melhora da qualidade e expectativa de vida (TAKAHASHI, 2004).

Muitos idosos acabam por desenvolver sentimentos de autodesvalorização e da baixa autoestima ao rejeitarem o próprio envelhecimento por causa da imagem que fazem de si mesmos (CHAIN; IZZO; SERA, 2009).

Os sentimentos de juízo, de apreciação, valorização, bem-estar e satisfação que o indivíduo tem de si mesmo e que são expressos pelas atitudes com as quais ele tem para consigo, podem ser consideradas como Auto Estima (CHAIN; IZZO; SERA, 2009).

A experiência psicológica de alguém sobre a sua aparência e o funcionamento do seu corpo pode ser definida como imagem corporal, pode também ser a maneira pela qual nosso corpo aparece para nós mesmos, ou seja, a representação mental do nosso próprio corpo (CHAIN; IZZO; SERA,        2009).

O objetivo do presente estudo foi correlacionar a autoimagem e o nível de atividade física do idoso, participantes das atividades do Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião.

MATERIAIS E MÉTODOS

 Caracterização do Estudo

Estudo de caráter transversal de campo, com abordagemquantitativa.

 Amostra

A amostra foi por conveniência composta por 56 indivíduos de ambos os sexos, participantes do Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião – Brasília/DF.

Instrumentos

Questionário de Anamnese

Foi aplicado um questionário de anamnese (Anexo III), proposto pelo autor do estudo, de modo a se obter dados referente aos aspectos pessoais dos participantes, histórico de doenças pessoais, doenças familiares, sintomas apresentados e a relação de medicamentos utilizados pelos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (246.4 Kb)   docx (158.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com