TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS PÚBLICAS

Por:   •  2/4/2022  •  Artigo  •  4.005 Palavras (17 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ABERTA E À DISTÂNCIA, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA.

CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS PÚBLICAS

Organizational Culture and Behavior in Public Companies

Rafael Pereira Gomes1

Liliane Dambro2

RESUMO

Este artigo tem como tema de estudo a questão cultural e comportamental em organizações públicas. O objetivo deste artigo foi de pesquisar, investigar e analisar como os aspectos relacionados à cultura e comportamento organizacional em uma empresa pública podem interferir na prestação de serviços à comunidade. Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente, fora realizada uma pesquisa bibliográfica a fim conceituar e compreender cultura e comportamento nas organizações públicas. Na seqüência, é brevemente citada a questão histórica cultural nas organizações públicas no Brasil e como algumas características interferem no modo de agir dos trabalhadores nessas organizações. E por fim, são salientados aspectos importantes relacionados à cultura nas organizações públicas.

Palavras-chave: Organizações Públicas. Cultura e Comportamento Organizacional.

ABSTRACT

This article is the subject of study the question of culture and behavior in public organizations. The aim of this paper was to research, investigate and analyze how aspects of cultures and organizational behavior in a public company may interfere with the provision of community services. For this study, initially, carried out a literature search in order to conceptualize and understand culture and behavior in public organizations. Subsequently, the issue is briefly mentioned in the historical cultural in the public organizations in Brazil as some characteristics interfere with the mood of the workers in these organizations. And finally, are highlighted important aspects related to culture in public organizations.

Keywords: Public Organizations. Culture and Organizational Behavior.

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, o mundo corporativo encontra-se altamente incerto e volátil, há várias novas formas de se gerir uma organização e os gestores devem estar preparados para questões como diversidade, intensificação da globalização, concorrência acirrada, busca pela eficiência e escassez de recursos, hoje cotidianos na vida de um administrador. Diante desses fatos, torna-se importante e necessário que as empresas saibam lidar com estas transformações e que estejam preparadas para produzir resultados cada vez melhores e superar desafios constantes. Assim, o papel que as pessoas desempenham nas organizações ganha cada vez mais destaque nos processos, pois, para Porter (1991) elas são capazes de criar e sustentar vantagens competitivas e que farão com que as organizações se destaquem nesse cenário.

No contexto das organizações públicas, apesar de toda essa grande transformação, observa-se de maneira geral, que persistem ainda aspectos que não se traduzem a essas mudanças. Nessas empresas, fatores culturais e comportamentais como burocracia, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a descontinuidade e a ingerência política encontram-se presentes e visíveis aos olhos da sociedade. É importante que as organizações públicas também inovem em seus processos tanto na esfera administrativa quanto na política a fim de se obter melhorias que façam com que serviços mais eficientes e com mais qualidade sejam ofertados à população.

        Para haver mudança em processos administrativos em uma empresa, o aspecto cultural e comportamental são pontos-chave para que se compreenda o porquê das ações do homem, sua maneira de perceber, pensar e agir. De acordo com MATIAS-PEREIRA (2010), toda organização recebe influência do contexto cultural em que se insere. Nesse sentido, assevera que as características existentes na cultura de organizações públicas tendem a se refletir na forma de atuar e comportar dos servidores. Constata-se assim que essas características e distorções culturais e de comportamento presentes na organização pública representam enormes obstáculos para a eficácia dos processos na administração pública e que esse quadro torna-se preocupante na medida em que o aspecto da cultura e comportamental nas organizações tende a se perpetuar caso não haja mudanças que interfiram nessa trajetória.

De acordo com PIRES E MACEDO (2006, p.105) apud MATIAS-PEREIRA (2010) a cultura de organizações públicas, leva essas mesmas organizações às burocracias públicas tradicionais, que além de terem se tornado complexas, com características centralizadoras e estruturas rígidas, não têm sido orientadas para o atendimento das necessidades dos cidadãos, ou para a eficácia ou efetividade.        

Diante destes fatos e da ciência de que algumas características vinculadas às organizações públicas como, por exemplo, o apego às regras, à rotina e ao poder, excessiva valorização da hierarquia, corporativismo, paternalismo nas relações funcionais, podem trazer malefícios a essas organizações e preocupado com a efetividade dos serviços prestados à população assim como os recursos empregados para esse fim, tornou-se importante o aprofundamento no assunto cultura e comportamento organizacional em organizações públicas assim como esse fato associado a aspectos negativos podem influenciar positiva ou negativamente essas organizações.

        Além de contribuir para verificar possíveis gargalos nas organizações públicas, espera-se também que esse projeto de pesquisa contribua significantemente para a formação acadêmica e científica para os estudantes da área de Gestão Pública e disciplinas afins, pelo incremento de material relacionado a essa área e também pelo fato de contribuição à aquisição de novos conhecimentos, muito importantes à minha área de atuação. Dessa maneira, num primeiro momento serão contextualizados e conceituados os assuntos cultura e comportamento organizacional nas organizações públicas. Na seqüência, será brevemente citada a questão histórico-cultural nas organizações públicas no Brasil e a partir disso, procurar-se-á os resultados obtidos com essa pesquisa assim como as conclusões obtidas com a mesma de forma a demonstrar através desse trabalho a real importância desse tema nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com