TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe[pic 1][pic 2][pic 3]

Grupo composto por:

Acácia de Jesus Santos

Álvaro

Michelle

Wanessa

CULTURA ORGANIZACIONAL

Aracaju - Se

2018.1[pic 4]

Grupo composto por:

Acácia de Jesus Santos

Álvaro

Michelle

Wanessa

CULTURA ORGANIZACIONAL

[pic 5]

Aracaju - Se

2018.1

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        4

      1.1        Cultura Organizacional        4

1.2 Questionário aplicado a colaboradores da empresa S.O.S Vida....................................................5

2 -  SÍNTESE ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO AMBIENTAL................................5

2.1 – Gestão de Pessoas....................................................................................................................5

2.2 – Gestão Ambiental...........................................................................................................6

3- Questionário IBACO - Instrumento Brasileiro para avaliação da cultura organizacional……8


  1. INTRODUÇÃO
  1. Cultura Organizacional

A palavra cultura possui diversos significados. Em uma sociedade pode significar seus rituais, crenças, leis e valores, bem como, frequentemente a palavra cultura é remetida a um grau de refinamento da mente, onde os resultados desse refinamento pode se referir a educação, arte e literatura (MORGAN, 2006; PIRES; MACÊDO, 2006).

De acordo com Pires e Macêdo (2006), em 1962 foram identificadas 164 definições diferentes do conceito de cultura. Logo, é perceptível que o termo cultura é muito utilizado. Segundo os autores, cultura é um conjunto de modos de pensar, sentir e agir, mais ou menos formalizados, que tendo sido apreendidos e partilhados por um grupo de pessoas, os distingue dos demais, de maneira objetiva e simbólica ao mesmo tempo.

A partir do momento que pessoas se reúnem para desenvolver determinada atividade, este grupo passa a adquirir seus próprios hábitos, crenças e, consequentemente sua própria cultura). Segundo Santos (1998), a base do interesse por cultura organizacional iniciou-se devido à consciência por parte dos teóricos e praticantes da importância dos fatores culturais na gestão das organizações, e na crença de que a cultura ser um diferencial nas empresas bem-sucedidas.

O termo cultura organizacional é relativamente recente, pois surgiu inicialmente na literatura inglesa por volta dos anos de 1960, como sinônimo de clima. O termo, porém, ganhou popularidade diante da publicação do livro “cultura corporativa” nos anos de 1970, de Terrence Deal e Allan Kendey (PIRES; MACÊDO, 2006).

Deste então, o termo tem sido utilizado, e, não possui uma definição clássica para o conceito. Entretanto, para efeito de conceito deste trabalho, escolheu-se a definição de Edgar Schein, visto que este é referencial para muitas pesquisas desenvolvidas, tal qual afirma Fleury (1989) ser este um dos autores que vai mais além da questão conceitual e metodológica de cultura organizacional.

Logo, a importância estratégica da cultura organizacional tem sido fonte de estudo de vários autores, tais como Fleury (1989), Morgan (2006) e Schein (2004), os quais apresentam o papel da cultura organizacional para a compreensão ampliada do fenômeno organizacional.

Segundo Pires e Macêdo (2006, p. 88) “a cultura assume o papel de legitimadora do sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma organização, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos”.

Saraiva (2002) destaca que a cultura é apreendida e aprendida através da socialização que ocorre tanto no meio social como no meio organizacional. Portanto, cada organização possui uma cultura organizacional particular, sustentada, transmitida e transformada por meio da interação social de seus membros. Logo, a cultura organizacional é um conceito essencial à construção das estruturas organizacionais, e não existiria sem as pessoas (PIRES e MACÊDO, 2006).

  1.  2– Questionário aplicado a colaboradores da empresa S.O.S Vida.

1ª. Questão

2ª. Questão:

3ª. Questão:

4ª. Questão:

5ª. Questão:

*A função do questionário acima citado, é uma forma de obter respostas e um maior esclarecimentos em função da cultura da empresa.

  1. Síntese entre Gestão de Pessoas e Gestão Ambiental.

2.1 – Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é o departamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como departamento pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área. É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a empresa.

Fazer a gestão de pessoas é uma garantia de que todas as necessidades dos funcionários da empresa serão atendidas e de que os mesmos estarão dentro dos cargos que têm a capacidade de estarem. Se não tiver esse controle, provavelmente terá problemas em gerir o próprio time. Conforme Chiavenato (2008, p. 15), Gestão de pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com