TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL

2ª PROVA – NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Discente: Dalila Gonçalves Vieira

Segundo Cavusgil (2010), a cultura está relacionada aos padrões de orientação apreendidos, compartilhados e duradouros em uma sociedade. As pessoas evidenciam sua cultura por meio de valores, ideias, atitudes, comportamentos e símbolos.

A cultura é um ponto de extrema relevância em se tratando de negócios internacionais tendo em vista que pode se configurar como um fator de forte influência para o sucesso de ume negociação (MINERVINI, 2001).

Outro aspecto que merece ser estudado em se tratando de negócios internacionais é o risco intercultural. Este pode ser definido de acordo com Cavusgil (2010), como uma situação ou acontecimento onde a inadequação da interpretação cultural coloca algum valor humano em jogo. O risco intercultural é visualizado em situações onde os gestores envolvidos nos negócios internacionais se envolvem em ambientes caracterizados por línguas que não estão familiarizados e um sistema de valores, atitudes e comportamentos único.

 Os riscos em negócios internacionais são: Risco commercial, risco monetário, risco intercultural e risco-país conforme pode ser visualizado abaixo.

[pic 2]

Fonte: Cavusgil, Knight e Riesenberger, 2010

Em se tratando dos negócios internacionais, torna-se importante fazer a distinção entre socialização e aculturação. A socialização pode ser compreendida como sendo o processo de aprendizagem das diversas regras e padrões de comportamento apropriados a determinada sociedade, ou seja, aprendizado cultural.Já a aculturação

pode ser definida como o processo de ajuste e adaptação a uma cultura que não a De origem (CAVUSGIL,2010).

De acordo com Minervini (2010), diversas negociações comerciais não são finalizadas em decorrência do desconhecimento da cultura de vários povos. Assim sendo, é possível perceber o quão relevante é o aspecto cultural em se tratando dos negócios internacionais.O aspecto cultural é sem dúvidas um fator de forte influência para o sucesso de uma negociação tendo em vista que com o processo de globalização e a abertura dos mercados internacionais, as transações externas têm tomado proporções cada vez maiores, desta forma, visando um bom contato com o cliente externo faz-se necessário um conhecimento cultural acerca do país deste.

É importante salientar que a proficiência intercultural é fundamental nas tarefas gerenciais tendo em vista os seguintes aspectos:

  • Desenvolver de produtos e serviços.
  • Comunicar-se e intergir com parceiros nos negócios internacionais.
  • Negociar e estruturar empreendimentos internacionais.
  • Interagir com clientes atuais e potenciais.

Também é importante colocar que determinados contextos em relação as diferenças interculturais podem ser preocupantes aos gestores tais como:

Em situações em que a equipe local não se dá bem com a estrangeira, em caso de emprego vitalício a exemplo dos trabalhadores japoneses que esperam trabalhar na mesma empresa por toda a sua carreira, em sistema de remuneração baseada no desempenho, com relação a estrutura organizacional e em relações sindicato-administração.

Neste contexto, também é de suma importância fazer a distinção entre os três níveis de cultura: cultura nacional, profissional e coorporativa.

Segundo Cavusgil (2010), a cultura nacional está relacionada aos aspectos como a questão da moralidade, valores, crenças, padrões, línguas e outras coisas relacionadas. Já a cultura organizacional está relacionada a forma como uma organização é estruturada. Inclui fatores como o tipo de relacionamento entre funcionários e gerência, o pacote de bem-estar para os funcionários e o tipo de comportamento da empresa espera de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (332 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com