TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.028 Palavras (17 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDEP

POLO EAD – GLÓRIA DE DOURADOS – MS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS[pic 2]

TIAGO GOMES - RA: 5368730836

TUTOR EaD: ELVIO VIANA JUNIOR

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas norteadoras: Gestão de pessoas; Técnicas de

Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e

Seleção; Saúde e Segurança do Trabalho; Relações

Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Glória de Dourados/MS

Maio/2017

TIAGO GOMES

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para avaliação nas disciplinas de Gestão de pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e Segurança do Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Tutor EaD: ELVIO VIANA JUNIOR.

Glória de Dourados/MS

Maio/2017[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................3

1.PROCEDIMENTOS ... ...............................................................4

1.1 Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas................................7

        1.2 Reestruturação dos departamentos Jurídico e de Recursos Humanos...8

        1.3 Convenção Coletiva de Trabalho....................................................10

2.RESULTADOS .............................................................................15

3.CONCLUSÃO............................................................................16 REFERÊNCIAS.............................................................................17


INTRODUÇÃO

O projeto desenvolvido para empresa VBS Logística Ltda. tem como objetivo rever as Técnicas de Administração de Pessoal, Gestão de Pessoas e Saúde e Segurança do Trabalho dos colaboradores e trazer as devidas melhorias que a empresa necessita para seu crescimento.

Auxiliando e capacitando a equipe de liderança visando o trabalho em equipe e motivação dos colaboradores, resultando na melhoria financeira da empresa e evitando assim acidentes de trabalho.

Capacitação, bem-estar dos colaboradores são pontos de extrema importância que a VBS Logística Ltda. deverá focar para garantir a motivação dos colaboradores aumentado dessa forma a produtividade em todos os setores da empresa.

  1. PROCEDIMENTOS

Nossa empresa – TG Consultoria em Recursos Humanos - foi requisitada pela VBS Logística Ltda. para ajudá-lo a resolver os problemas existentes em sua organização. O Sr. Almeida nos relatou problemas com perdas de funcionários de longa data levando a uma alta rotatividade no quadro de colaboradores de sua empresa. Estão sendo relatados problemas como desmotivação, falta de comprometimento, conflitos e aumento de passivos trabalhistas pelo não cumprimento das obrigações trabalhistas de seus funcionários.

Há reclamações de que a empresa não fornece os equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta. Mostrando uma falha no que se refere a segurança de seus trabalhadores que muitas vezes estão em contatos com cargas de agentes biológicos.

Apesar do empregador possuir vários anos de experiência e bom desempenho no ramo, ele está apresentando falhas em se tratando de adaptação às mudanças do mercado em Gestão de Pessoas. O RH de sua empresa está ineficaz precisando com urgência de uma reestruturação para que se torne eficiente e assim consiga atrair talentos, mantê-los, treiná-los e alcançar o valor e a competitividade que a empresa tanto precisa.

Diante desse diagnóstico parcial se faz necessário e urgente trabalhar a motivação dos colaboradores da organização. E assim melhorar a qualidade de vida dos mesmos. O setor de RH começará de imediato a fazer um levantamento de todas as lacunas e os principais problemas encontrados.

No que diz respeito à Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de pessoal levantamos os seguintes pontos a serem corrigidos;

  • Falta de investimento em um setor de Recursos Humanos eficiente.
  • Falta de comunicação e maior envolvimento do setor jurídico.
  • Perda de muitos profissionais de longa data gerando alta rotatividade.
  • Falta de cartão ponto e quadro de horário; problemas também com a folha de pagamento.
  • Falta de treinamento e desenvolvimento de pessoal levando a uma desvantagem competitiva diante da concorrência.
  • Perda de qualidade nos serviços oferecidos levando a um aumento número de reclamações e consequentes prejuízos nos lucros.

A falta de uma Gestão de Pessoas e Administração de Pessoal eficiente levou a queixas do atendimento e muitos deixaram de contratar os serviços da empresa.

        A moderna gestão de pessoas tem como objetivo a colaboração dos associados e para isso ocorra é preciso tratá-los com o devido valor, pois são os principais autores desse novo sistema.

        Segundo CHIAVENATO (2004, p.9), essa gestão tem como base três aspectos fundamentais, as pessoas como seres humanos e não como apenas recursos. E as pessoas como propulsores inteligentes dos recursos organizacionais e como parceiras da organização.

         Os problemas com folhas de pagamento, segurança do trabalho e falta de planos de capacitação foram um dos possíveis motivos que fizeram muitos profissionais antigos da VBS Logística Ltda. procurarem no mercado melhores oportunidades de emprego.

Segundo o artigo 74 da CLT, as empresas que possuem mais de 10 funcionários devem elaborar um quadro de horários das horas trabalhadas e fixá-lo em lugar visível. Com a implantação do relógio ponto, a VBS Logística irá ter o mapeamento e controle das jornadas de trabalho de seus colaboradores. Dessa forma cria-se um banco de dados indispensável para a empresa. Mantendo a exatidão das horas trabalhadas, facilitando na geração da folha de pagamento.

Na folha de pagamento tem que estar discriminado o salário, descanso semanal remunerado, adicionais – horas extras, noturno, insalubridade, periculosidade, comissões, etc. – salário-família, décimo terceiro salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com