TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – CEAD

DESAFIO PROFISSIONAL

MANAUS - AM

MARÇO - 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CEAD - MANAUS / CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS  / SALA: 05 / 3°SEMESTRE – 1° BIM.

NOMES:

TEREZA RAQUEL GOMES DURÃES

RA: 8512894442

AURENICE PENA SANTOS

RA: 8742141790

ANTONIO MARCOS AZEVEDO DA COSTA

RA: 2867960668

 

DESAFIO PROFISSIONAL - SUPERSOFT LTDA.

  • Gestão de Pessoas;
  • Técnicas de Administração de Pessoal;

Tutores a Distância

  •  Profa. Ma. Mônica Satolani
  •  Profa. Ma. Rosemeire Farias

Tutora Presencial

  • Profa.  Sônia Barbosa

MARÇO– 2015

MANAUS – AM

SUMÁRIO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS04
  2. DIAGNOSTICO  05
  3. PLANO DE AÇÃO05 á 06
  4. CONCLUSÃO07
  5. ANEXOS08

5.1- Anexo I: Termo de Recisão de Contrato08

5.1.1- Continuação Anexo I: Solicitação para Vage de Funcionário09

5.2- Anexo II: Demonstrativo de Pagamento10, 11

5.3- Anexo III: Política de Recompensa12

5.4- Anexo IV: Programa de Melhoria Continua13

  1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 14



  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Para desenvolver suas tarefas como consultor de RH o profissional deve está habilitado a desenvolver técnicas de administração de pessoal, capacitação e treinamento dos colaboradores, desenvolverem técnicas de recrutamento e seleção e sua postura deve está centrada em aspectos como a habilidade de comunicação, interação com todos os envolvidos e capacidade para resolverem problemas de natureza técnica ou gerencial em determinados temas.

A empresa em questão estava precisando de um consultor de RH pelo fato de apresentar problemas como Absenteísmo, Insatisfação com o Salário, Infraestrutura, Excesso de Trabalho levando à insatisfação dos colaboradores e clientes. O profissional de RH desenvolveu estratégias de minimização dos problemas do ambiente de trabalho através de programas de cargos e salários, meios de recrutar e selecionar pessoas, treinar e capacitar os profissionais da empresa e promover um ambiente dinâmico, de boas relações no trabalho, com as informações alinhadas dos objetivos da empresa para alcance dos resultados esperados.

Para realizar as atividades propostas dentro das organizações o consultor de RH estudou os Valores, a Missão e a Visão da Empresa, assim como os colaboradores envolvidos, verificando o perfil de cada para lidar com estes de forma empática, com visão holística e promova entre todos os envolvidos uma parceria com a clara definição do papel e responsabilidade de cada um.

  1. DIAGNÓSTICO

Durante a análise da SUPERSOFT foi observado os seguintes problemas

2.1- Clima Organizacional: Os funcionários não interagem entre si e há dificuldade para o trabalho em equipo e isso vem dificultando e fragilizando o processo gerencial e produtivo da empresa. E além disso os gestores da empresa não tem uma visão holística da organização, o que dificulta ainda mais o processo, devido ao fato deles possuírem pensamentos divergentes.

2.2- Falta de infraestrutura no ambiente interno: Ao realizar a análise uma das reclamações feitas pelos funcionários é a falta de infraestrutura do refeitório, o que impede que as refeições pudessem ser realizadas na própria empresa Além da falta de equipamento para alguns funcionários.

 2.3- Política de Remuneração: A atual política salarial adotada pela empresa não atende as expectativas dos seus funcionários, pois não tem sido proporcional ao esforço e capacitação dos mesmos. E, além disso, os salários de algumas funções estão abaixo da média de mercado, o que tem desmotivado alguns funcionários e com isso gerado alguns conflitos dentro no ambiente interno da organização.

2.4- Insatisfação do Cliente: Devido o alto índice de Absenteísmo a empresa não está conseguindo atingir suas metas, gerando queda de 20% no faturamento mensal, gerando a perda de clientes.

  1. PLANOS DE AÇÃO

Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é:

 3.1- Reservar uma porcentagem do faturamento mensal da empresa na viabilização da interação entre os funcionários na forma de eventos mensais como confraternizações com a participação das famílias dos funcionários. O planejamento desses eventos ficaria a cargo da Administração da empresa.

3.2- Na infraestrutura a SUPERSOFT deve adequar a copa da empresa, comprando eletrodomésticos adequados, instalando pias, mesas e cadeiras, permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos não almoçando fora, ajuda no fortalecimento das relações entre os funcionários. Outra melhoria é a aquisição de um computador de mesa para a Lilia para melhorar a qualidade de seu trabalho.

3.3- A remuneração poderá ser constituída com incentivos salariais, e benefícios. Seguindo esse pensamento uma sugestão de remuneração para a SUPERSOFT é uma carta de reconhecimento e agradecimento dos sócios para os funcionários desenvolvendo o sentimento de orgulho e reconhecimento profissional dos funcionários.
Outra sugestão é presentear os funcionários em datas importantes como aniversários, páscoa e natal. Destinar 1% do faturamento em bolsas de estudo incentivando a capacitação profissional dos funcionários. Com o aumento da qualificação melhora a qualidade do serviço oferecido pela SUPERSOFT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (684.3 Kb)   docx (713.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com