TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Titulo do trabalho

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Disciplina: Economia

Nome

RGM

Rebeca Cristina

20681151

Tamara Nasie Abbas

20691165

Juliana Nunes Sapucaia Batista

20711034

Solange Alves Brito

20778732

Bruna Silva Oliveira

20810008

Bruna Silva Dias

20830220

Jennyfer Soares Dantas

20890796

Turma: 1º B

Campus: São Miguel Paulista

Grupo nº: 4

São Paulo

2019


INTRODUÇÃO

A economia é muito importante para as organizações mesmo que ela esteja vivendo o seu melhor momento, ou uma fase confortavel , sem ter grandes riscos, é preciso identificar como funciona as unidades economicas envolvidas no négocio, é preciso analisar os concorrentes, consumidores, fornecedores, trabalhadores, investidores e etc. Dessa forma conseguimos acompanhar as flutuações da oferta e da demanda, sem sofrer as pressões dos fornecedores por melhores preços e condições. As organizações tendem a equilibrar pela lei da oferta e da demanda. Os gestores precisam conhecer, um pouco como funciona a economia do País, ou pelo menos da região onde fica localizado as suas empresas. Esses fatores são essenciais para manter a permanência da organização no mercado.[a]

A Economia empresarial, como um campo da economia aplicada faz uso da teoria econômica e de métodos quantitativos para analisar empresas de negócios e os fatores que contribuem para a diversidade das estruturas organizacionais e as relações das empresas com os mercados de trabalho, o capital e os mercados de produtos. (Moschandreas, Maria (2000).

EVOLUÇÃO DA ECONOMIA

A economia evoluiu bastante no decorrer dos anos, passando por várias mudanças e adaptações, com essas mudanças surgem 10 princípios fundamentais na economia que contribuem no crescimento de pessoas, empresas e até mesmo do país, abaixo estão os princípios.

1. As pessoas enfrentam Tradeoffs. Tradeoff é um termo que representa abrir mão de algo para poder atingir os nossos objetivos, um grande exemplo é o tradeoff que a sociedade vive entre qualidade e eficiência, sempre que for tomar uma decisão você abrirá mão de algo isso é inevitável.

2. O custo de algo e o que você desiste para obtê-lo. Esse princípio está completamente ligado ao tradeoff, podemos dizer que sempre haverá um custo a se pagar para obter o que deseja considerando que algo é bom por poder aumentar seus lucros.

3. As pessoas Racionais pensam na margem. Esse conceito é bem simples e se resume em nós nos satisfazermos em consumirmos algo mais e mais pagando sempre menos, um bom exemplo disso são os livros, alguém que gosta de ler compra mais livros com o menor preço somente por satisfação.

4. Pessoas reagem a incentivos. Somos incentivados a tomar decisões que pensamos ser boas, se os custos ou benéficos parecerem favoráveis ao cenário que estamos vivendo, um claro exemplo é quando compramos algo sem precisão e achamos que pode ser util pelo baixo custo ou simplesmente por trazer algum benefício a nós.

5. O comércio pode ser bom para todos. O comercio pode ser bom para todos porque permite que cada indivíduo ou empresa se especialize naquilo que é melhor, isso também serve para os países que podem se especializar em algo e depois fazer a troca de recursos com outros países, sendo assim bom para ambas as partes.

6. Os mercados geralmente são uma boa maneira de organizar a atividade econômica. Esse princípio baseia se na relação entre família e empresa, a família vende sua mão de obra e a empresa compra como também a empresa vende seu produto e a família compra, fazendo com que o dinheiro e a economia girem no país.

7. As vezes os governos podem melhorar o resultado dos mercados. Quando um governo cumpre regras, o mesmo passa segurança para as pessoas e isso faz com que as instituições permaneçam funcionando porque elas entendem que o governo esta ali para promover eficiência e igualdade a todos, assim acabando com as falhas de mercado, por esse motivo o governo pode ser bom para o mercado.

8. O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços. Podemos dizer que quanto mais um país produz mais riqueza esse país tem, o padrão de vida depende muito da produção que o país faz, quando um país é bem estruturado e produz bastante, normalmente o padrão de vida será melhor pelo fato de o país ter mais riqueza.

9. O preço sobe quando o governo emite moedas demais. Na economia temos sempre que termos um equilíbrio se não sobem as taxas de inflação, pensando nisso o governo emite moedas de acordo com a necessidade do país, nem a mais nem a menos para poder controlar a inflação e tornar a economia estável, quando se emite muita ou pouca moeda isso atinge a economia tornando o preço das coisas mais alto.

10. A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego.

O tradeoff que a sociedade enfrente a curto prazo depende muito da produção de moeda do país, a quantidade produzida estimula o consumo e a demanda por bens e serviços, esses estímulos fazem com que as empresas contratem ou demitam seus funcionários podendo assim aumentar ou diminuir o desemprego do país, ou seja tudo depende da inflação do país.

ECONOMIA E MERCADO

Microeconômico[b]

Tipos de bens conforme a renda: quanto menor a renda do indivíduo ou do pais, menor será a demanda dos produtos em determinadas classificações de bens, sendo elas: normal, inferior, substituto, complementar e necessária.

Bem normal: A demanda aumenta quando a renda aumentar e vai cair quando a renda cair. Exemplo: Sorvete.

Bem inferior: A demanda aumenta quando a renda cai e a demanda vai cair quando a renda aumentar. Exemplo: ônibus interestadual.

Bem substituto: Dois produtos parecidos que quando o preço de um tem aumento faz com que a demanda do outro aumente. Exemplo: Hambúrguer e hot-dog

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (654.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com