TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.408 Palavras (18 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

2ª E 3ª SÉRIE – 2015/1

PROINTER_III

PROJETO INTERDISCIPLINAR

JUNDIAÍ/SP

 Abril/2015

PROINTER_III

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA

        

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera - UNIDERP de Jundiaí/SP, como requisito avaliativo das disciplinas de  Contabilidade, Matemática Financeira, Análise de Custos, Estatítica Aplicada e Economia, sob a orientação da Prof.ª Priscila Mazzoni Vanine Silva

                

JUNDIAÍ/SP

 Abril/2015

RESUMO.

Este trabalho acadêmico apresenta um panorama sobre o problema do lixo, as diferentes possibilidades de reutilização e a geração de renda. Mostra as preocupações da sociedade mundial de o que fazer com o lixo produzido principalmente após a revolução industrial, e que vem contaminando o meio ambiente. Conceitua o que é lixo e reciclagem e por último descreve as experiências e soluções encontradas pelos governos e sociedade civil. Muitas das atividades desenvolvidas para a reciclagem ou, reutilização dos resíduos sólidos, ainda organizam e geram renda principalmente para a população de baixa renda. Conclui se que todas as pessoas devem ter atitudes para melhorar e preservar a qualidade do meio ambiente, desde a separação do lixo em sua residência até no cuidado na compra de bens de consumo.

A necessidade de procurar meios para a crescente e compulsiva geração do lixo incentiva alternativas para reduzir, reciclar e reutiliza-lo, como por exemplo a reciclagem e a coleta seletiva. Através da coleta seletiva, reduziu-se a quantidade de lixo conduzida aos lixões e aterros, realizando a reciclagem. A reciclagem é uma forma de aproveitamento dos resíduos que a sociedade descarta, produzindo artefatos de boa qualidade.

SUMÁRIO.

1.        INTRODUÇÃO.        

2.        A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR FINANCEIRO À RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE.        

2.1.        COMO FUNCIONA A RECICLAGEM DE COPRODUTOS?        

2.2.        INSERÇÃO ECONÔMICO-SOCIAL DAS PESSOAS DESEMPREGADAS QUE NÃO TEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.        

2.3.        MODELOS DE COOPERATIVAS EXISTENTES NO PAÍS.        

2.4.        O QUE É SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA?        

2.5.        QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE EM PROJETOS SOCIAIS E AMBIENTAIS?        

3.        COOPERATIVA DE RECICLADORES JUNDIRECICLA DE JUNDIAÍ.        

4.        CONCLUSÃO.        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        


  1. INTRODUÇÃO.

A produção de resíduos vem aumentando com o avanço tecnológico e industrial em todos os países do mundo, independente do seu grau de desenvolvimento. Um dos maiores problemas de nosso século tem sido encontrar uma solução para o crescimento das cidades, pois a sociedade urbana é amplamente consumidora e, consequentemente, é também um grande produtor de lixo. Durante décadas o lixo foi colocado de lado na agenda das administrações governamentais e da própria sociedade.

O problema do lixo envolve questões de saúde pública, saneamento e também vários problemas sociais, pois, quando os resíduos sólidos não são tratados de forma adequada, pode ocorrer a contaminação do solo e da água além de propiciar a proliferação de doenças através de vários vetores. Dessa forma, a questão do lixo envolve aspectos sanitários, ambientais e de saúde pública. A ideia do reaproveitamento, da reciclagem tomou aspecto mais relevante após a Segunda Guerra, quando muitos países se viram em destroços, sem moradia, sem alimento e seus habitantes, no espírito de sobrevivência, adotaram a reutilização ou a transformação de materiais. No Brasil, a ideia de reutilizar, recuperar e transformar, ou reciclar, iniciou na década de 80. A partir daí, não só no Brasil, mas pelo mundo afora, a importância na preservação ambiental foi tratada, ou é tratada, como a sobrevivência do Planeta Terra.

A razão maior desse movimento, dessa nova cultura, advém da grande poluição atmosférica, do elevado consumo (e desperdício), da destruição da natureza, dentre outros. Os avanços no processo de produção levaram indústrias a despejarem poluentes sem controle adequado durante anos.

No Brasil, a geração de lixo per capita varia de acordo com o porte populacional do município. Dessa forma, diversos setores da sociedade vêm discutindo de forma multidisciplinar, elencando propostas e envolvendo diversos segmentos agrupados, ao invés de iniciativas isoladas ou privadas em busca de soluções sobre as questões socioeconômicas e ambientais decorrentes do lixo. Dentre as soluções propostas está a reciclagem. Entender a importância de reciclar é o primeiro passo, mas saber praticá-la é o desafio maior. A reciclagem é uma mola propulsora, pois o conceito abrange diversos aspectos técnicos, econômicos e sociais da relação homem e meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com