TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cachaçaria Maringá - 1° Semestre Processos Gerenciais

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 PONTOS ESPECÍFICOS        

2.1.1 Relação com as Disciplinas        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O texto “Desvendando os segredos da cachaçaria de Maringá” fala sobre a perspectiva de um jovem que tentava abrir um negócio próprio, foi ao Japão ganhar dinheiro para isso, trabalhava 15 horas por dia para poder juntar as economias para atingir seu objetivo, dentro de 4 anos conseguiu o valor equivalente de R$ 45.000,00 reais para investir, tomou conhecimento sobre as franquias de bares e restaurantes, quando uma amiga de sua esposa decidiu apresentar o primeiro franqueado e o dono da cachaçaria Água Doce, foi então que decidiu investir. Foi orientado para alugar um estabelecimento e com outros recursos, finalmente abrir o seu próprio negócio.

No começo o movimento na cachaçaria era grande, pois era novidade entre os maringaenses, pois não havia outro bar temático na cidade. Apesar de não ser um lugar de muita movimentação, no começo havia bastante movimento no bar, todos os dias passavam em torno de 200 pessoas, conforme a franquia não era mais “novidade”, foi dando uma queda de movimento, foi quando Roberto decidiu fazer as propagandas como “cerveja por hora”, que atraiu muitos clientes jovens, depois inovou anunciando em jornais impressos locais e assim então fazendo a promoção do “aniversariante”, com muito sucesso se tornou o sexto franqueado e consultor da franquia Cachaçaria Água Doce.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PONTOS ESPECIFICOS;
  • As desvantagens de uma franquia é que já é um padrão, tem que seguir normas e regras, mas Roberto inovou montando “promoções” e também usou o Marketing como uma ferramenta de divulgação. A vantagem é que já é um modelo de empreendimento que tende a crescer, é como uma tradição, tem 200 tipos de cachaças artesanais e mais de 70 tipos de pratos e porções. Que como Roberto levou até a população de Maringá que pouco tinha conhecimento sobre a cachaçaria.
  • Roberto fez várias campanhas para que seu negócio desse certo, começou a “cerveja por hora” que o cliente podia consumir quantas garrafas conseguisse em uma hora no happy hour. Atingiu um público de estudantes com menos de 25 anos, mas queria mesmo era atingir um público mais velho (de classe média alta), começou a investir em publicidade nos jornais impressos locais e então lançou a promoção do aniversariante, que ganharia um drinque por conta da casa. E assim seguiu, os negócios estavam dando certo e por fim implantou o sistema Pocket Pc, que envia pedidos para a cozinha, bar e caixa onde tem maior controle de saída e consumo.
  • As principais características do empreendedor é sempre a persistência, querer aprender a administrar seu negócio de maneira correta quando não tem o conhecimento do mesmo. Como Roberto, voltou do Japão sem saber no que investir, como lidar com um negócio próprio e administrar lucros, vendas e etc.
  • Numa rede de franquias quando se obtém uma, é necessário ter o conhecimento de seus produtos, o que essa franquia oferece e quais são as regras. Depois disso, há cursos e treinamentos para a capacitação de funcionários e até mesmo proprietários, para que se dê início à execução da franquia de maneira adequada, ou seja, deve-se seguir um padrão tradicional.
  1. RELAÇÃO COM AS DISCIPLINAS
  • As vantagens estão em existir um modelo de negócio, uma forma interna da franquia de como treinar seus funcionários para as atividades a serem executadas. Designação de cargos e atividades. As desvantagens estão em ter que seguir uma norma inflexível, muitas vezes de forma que em alguns ambientes e regiões não geram um efeito positivo devido à diferenças e costumes.
  • Em análise sobre as campanhas de Roberto, foram bem distribuídas as tarefas (marketing, funcionários e investimentos), visou sempre melhorar o movimento da cachaçaria, os serviços prestados pelos seus colaboradores e assim sempre visando o sucesso da sua empresa.
  • As principais características são as amplas visões de seu negócio, digamos uma visão 360º em relação as atividades da empresa. Nessa visão um dos principais pontos são os ambientes que o englobam. O ambiente interno, onde pode haver mudanças por parte do empreendedor, gerando mudanças significativas para o sucesso. Já o ambiente externo, não podemos interferir mas se estivermos a par do que acontece, podemos ser flexíveis e criar estratégias que produzirão bons resultados. Podemos ter como principal aliado a tecnologia, que nos possibilita uma melhor gestão e controle em todos os setores da empresa, ou seja, equipamentos e instalações. E o principal o quadro de colaboradores que irá formar equipe, onde deverão estar de acordo com as normas, atividades e equipamentos da empresa, passando por uma seleção e capacitação.
  • Numa rede de franquias tem recursos utilizados pelos franqueados como uma ferramenta forte, pois são ferramentas que controlam estoque, saída de produtos e custos. Porém, além de Roberto investir, poupa uma parte da receita da empresa para novas instalações, gerando assim uma economia para a empresa.

  1. CONCLUSÃO
  • Com base no texto pode-se comparar que Roberto fez com que sua empresa com o tempo se encaixasse em todas as instalações, obtendo uma estrutura, ambiente adequado e de acordo, instalou tecnologias para que seu negócio desse certo e também deu capacitação aos seus funcionários e treinamentos.
  • No começo recrutou pessoas para trabalhar em seu estabelecimento, porém não tinha oferecido treinamentos à esses funcionários, mas com os recursos obtidos também através de seus treinamentos e palestras, hoje dobrou o quadro de funcionários e capacitou-os para executarem suas funções.
  • Na cachaçaria teve distribuição de tarefas entre os setores (garçons, cozinha e caixa), sempre visando melhoria para seu negócio. Conseguiu ter o conhecimento de como administrar a franquia, pois teve treinamentos específicos e hoje em dia se tornou um dos consultores da Cachaçaria Água Doce.
  • O mercado de franquias cresceu muito, um ramo que não tinha muita procura antigamente, mas hoje em dia é um ramo em que as pessoas investem mais, porém hoje as franquias tem o preço bem mais elevado devido ao crescimento dos seus consumidores.

REFERÊNCIAS

SCARAMUZZA, Bruno Cézar. Comportamento Organizacional.

SILVA, Rafael Bianchi. Gestão de Pessoas.

SALVALAGIO, Wilson. Introdução à Economia.

JUNIOR, Dirceu Casa Grande. Processos Administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com