TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cafe monte bianco

Por:   •  11/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 3

Administrar uma empresa sem sempre uma tarefa fácil, já que exige conhecimento em diversas áreas como de gestão, contabilidade, estratégia, e entre muitas outras. Para tomada de decisão com chances de sucesso é importante estabelecer um planejamento financeiro e seguir uma estratégia, visando atingir os objetivos traçados. Toda empresa para progredir ao longo prazo, precisa ter um objetivo e para isso existe a necessidade de controlar as finanças para melhor aproveitamento dela e evitando riscos pra empresa.

O planejamento financeiro permite para a empresa mais conhecimento e o melhor gerenciamento dos seus recursos, facilitando na hora de tomar uma importante decisão.


A empresa Cafés Monte Bianco, produtora e distribuidora de cafés Premium, localizada em Milão, com distribuição em toda a Europa, tinham a reputação de serem os melhores do continente.

Ao longo dos 5 anos, a empresa expandiu sua capacidade através de forte investimento e construção de instalações. Tendo um excelente desempenho durante o ano 2000, sendo que um importante fator para esse sucesso foi a produção de marcas próprias para duas cadeias de supermercados na Itália, ação esta que salvou a empresa de uma crise, há 3 anos atrás, porém o atual Presidente Giacomo tinha dúvidas se a empresa deveria continuar investindo nesse mercado, pois poderia ser uma “traição” a tradição da empresa que atuava no mercado com a Marca Premim há mais de uma década, mas a desaceleração do mercado em 1998 o convenceu que as marcas próprias eram uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos

Para definir o futuro da empresa Giacomo convocou uma reunião com toda direção, pois estava prestes a tomar uma decisão que poderia afetar o futuro da empresa.

De acordo com os argumentos, investir em marcas próprias seria o melhor para o futuro da empresa, mas Giacomo precisava de informações adequadas para aprofundar sua análise com fatos e números, através de um plano financeiro, para uma tomada de decisão mais segura.

Através do plano financeiro apresentado foi possível comprovar com análises de demonstrativos que a empresa não deveria deixar de produzir a Marca Premium, pois a extinção deste produto a empresa deixaria de atender aos clientes fieis que conquistou ao longo dos anos, como o publico alvo seria os clientes já fidelizados, não seria necessário grandes investimentos em publicidade visto que estes já conhecem a marca e qualidade do produto por já estarem habituados a consumir. Mantendo assim a essência da empresa e evitando os riscos que esta marca oferece pelo fato de ser um segmento muito volátil

Neste caso uma boa estratégia seria diminuir a produção dos cafés premium, para que não abale o fluxo de caixa, pois os clientes dos cafés premium pagam no ato, já o de marcas próprias necessitam de um prazo para o pagamento, sendo assim, o fluxo de caixa mudaria drasticamente, com a diminuição da produção. Por outro lado, aumentaria a produção dos cafés de marcas próprias, já que esses cafés possuem um baixo custo de produção, sem necessidade de investir em propaganda e com possibilidade de ser estocados com garantia de maior estabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com