TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê café MONTE BIANCO

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa: Avalie a atratividade de negócio de marcas próprias.

Utilizando a projeção de produção de cafés de marca própria (tabela 5), estimule lucro e ROE em 2001 e o caixa no final do ano. Baseado na análise destes indicadores, que recomendações você faria a Giacomo Salvetti?

A empresa Cafés Monte Bianco, que está localizada em Milão na Itália, foi criada por Mario Salvetti há mais de 80 anos, a mesma foi passada de pai para filhos. Produtora e distribuidora de cafés de alta qualidade a empresa também investe em marcas próprias, do qual se já salvou a mesma durante três anos de crise.

Mario Salvetti passou todo o seu conhecimento ao filho Ruggero, que por vez também passou para o presidente atual da empresa Giacomo, que a todo anos tira 2 meses para viajar ao exterior, onde visita diversas plantações de café para poder aprender sobre os grãos.

Mesmo com o todo o êxito da empresa, Giacomo queria mais e tinha em mente de que deveria investir muito mais recursos para poder assim superar o sucesso do avô. Para apostar nesta ideia o mesmo convocou uma reunião para poder discutir o futuro da empresa onde estavam todos da equipe de direção.

De início foi acertado um investimento ao longo dos cinco próximos anos em estrutura, que foi uma importante decisão para o sucesso da produção das marcas próprias para duas redes de supermercados italianas. Giacomo não havia aceitado muito bem esta ideia, porém como o mercado esta enfraquecido em 1998 foi que pode – se dizer segurou a empresa com os seus custos fixos.

O maior desafio que a empresa enfrentava era a crescente demanda para a produção de café Premium, já que a mesma tinha uma limitação produtiva. A saída foi investimento de seis bilhões de liras que aumentou de 350.000 quilos ao mês para 500.000 quilos ao mês, 150.000 a mais. Uma nova reunião foi marcada e os mesmos sugeriram que a empresa abandonasse a produção de café Premium e focasse apenas nas marcas próprias. Porém os cafés de alta qualidade eram a “joia da coroa” da Monte Bianco, pois eles eram conhecidos pelo alto padrão de sabor e aroma, além de serem uma forma de abandono a tradição da empresa se os mesmos tivessem a sua produção extinta.

Apesar de Giacomo acolher com mansidão ambos os postos de vista, estava cético, ele precisava de mais informações detalhadas sobre a lucratividade da estratégia de marcas próprias. Não estava aceitando em mudar a estratégia da empresa de forma tão drástica sem entender todo o impacto financeiro que isso faria na companhia. Com o final desta reunião ele recomendou aos executivos que se aprofundassem com fatos e números para uma tomada de decisão mais concreta.

Atualmente com o mercado cada vez mais exigente, produzir e vender não são mais suficientes, existe a necessidade de controlar as finanças para a melhor gestão da empresa. Toda a empresa para progredir em longo prazo necessita ter um objetivo específico, isso tudo facilitará na melhor tomada de decisões da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com