TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cafes Monte Bianco

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 3

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

O futuro da Cafés Monte Bianco

Bibliografia, Harvard Business school, caso LACC 114- P02 NOVEMBRO 7, 2000

“Nós estamos prestes a tomar uma decisão que pode afetar o futuro da nossa empresa. E espero que cada um de vocês tenha informações adequadas para embasar seus argumentos. Não quero perder tempo com argumentação infundada. Quero dados”.

A diretoria da Cafés Monte Bianco, esta preste a tomar uma decisão que poderia afetar o futuro de toda a empresa. Giacomo Salvetti, presidente do Cafés Monte Bianco, convocou uma reunião para decidir se deviria continuar investindo no mercado de cafés de marca própria de supermercados italianos, há 3 anos a empresa foi salva de uma crise, devido aos mesmos. Giacomo tinha dúvidas quanto a investimentos nesta linha de produção.

A Cafés Montes Bianco, empresa localizada em Milão, produtora e distribuidora de cafés Premium, foi fundada a mais de 80 anos Mario Salvetti, avô de Giacomo Salvetti ao qual é o atual presidente. Mario Salvetti passou várias décadas trabalhando em plantações de café na America do Sul, “voltou á Itália para combinar os melhores grãos que havia encontrado em sua carreira. Rapidamente a Cafés Monte Bianco se tornou conhecida na região de Milão pelo sabor e qualidade de seus cafés”. (...) “passou seu conhecimento ao filho Ruggero, que passou a Giacomo”. A cada ano, Giacomo passava 2 meses viajando em plantações ao redor do mundo aprendendo sobre cafés. A empresa tinha uma equipe de pesquisadores em busca de novos sabores e testando produtos existentes no mercado.

Com o sucesso vivido pela a empresa, queria superar seu avô, desejava aumentar agressivamente o negocio. Giacomo investiu ao longo dos 5 anos, na estrutura da fabrica, caras instalações e expandiu a capacidade da empresa. Em 2000 tiveram uma grande performance na fabricação própria de dois supermercados na Itália, mesmo devido à desaceleração do mercado em 1998, ficou convencido que produtos da marca própria eram boas alternativas na produção com um custo fixo absorvido.

A questão é para atender a crescente demanda, a empresa teria de reduzir sua presença de café Premium em 2001, por cota de uma limitação de capacidade produtiva, e a essência da Monte Bianco uma tradição da família ou dedicar toda a produção em marca própria.

        Devido aos investimentos, a capacidade de produção da empresa passou de 350.000 quilos / mês para 500.000 quilos / mês, um aumento de 150.000 quilos / mês. Com o custo da expansão foi de 6 bilhões de Libras, com vida útil para 15 anos.

Com a infra-estrutura e investimentos na capacidade de produção o presidente poderia explorar ambos os investimentos, pois não perderia o mercado de Café Premium ao qual é o carro chefe da empresa e que tem uma lucratividade maior com prazo menor de recebimento, no qual as empresas dos produtos de marca própria solicitam um prazo maior para pagamento, onde eles poderiam fazer um plano de equilíbrio para que possam obter lucro com os dois seguimentos. Apesar de todo o investimento, para tomar uma decisão sobre qual produto a empresa deve investir será necessário reconhecer a real situação do mercado, prever o cenário de cada produto e traçar um plano de ação com objetivos de trabalhar com abas marcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com