TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento cafes monte Bianco

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso : Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

REFERÊNCIA:

O estudo de caso Cafés Monte Bianco, trata-se da importância dos demonstrativos financeiros para a tomada de decisão numa empresa.

A empresa Cafés Monte Bianco é uma produtora e distribuidora de cafés Premium e é localizada em Milão. Seus cafés são distribuídos por toda a Europa e possui a reputação de serem os melhores do continente em qualidade e sabor.

Giacomo passou a ser o gestor da empresa e nos últimos anos superou o sucesso do avô expandindo a capacidade produtiva por meio de caras instalações.

Inicialmente o foco da Cafés Monte Bianco era cafés premium, porém houve uma crise nesse segmento em 1998 que levou Giacomo a produzir marcas próprias, que acabou por levar a empresa ao sucesso, uma vez que toda produção era comprada por duas importantes cadeias de supermercados na Itália.

Ao longo do ano 2000 alguns varejistas abordaram a empresa com relação ao fornecimento de café a ser distribuído sob as respectivas marcas próprias. Porém para atender a esta demanda Monte Bianco teria de reduzir sua produção de café premium em 2001 devido a capacidade produtiva.

Para tomada dessa decisão, Giacomo optou por solicitar uma reunião junto ao comitê executivo da empresa a fim de buscar um suporte nas demonstrações financeiras e relatórios das áreas. O comitê se apresentou dividido em suas opiniões, alguns defendiam uma transição completa para marcas próprias outros defendiam manter o café premium.

Embora o gestor simpatizasse com ambos os pontos de vista, ele precisava de fato era saber a lucratividade da estratégia de marcas próprias e o quanto uma decisão afetaria na saúde financeira da empresa.

Segundo as tabelas apresentadas é possível tirar as seguintes conclusões: A tabela 1 nos mostra que o desempenho da empresa no ano de 2000 foi excelente, e isso se ocorreu pelo fato de a empresa ter aderido a produzir marcas próprias e de vender sua produção para duas importantes cadeias de supermercados na Itália. Já a tabela 2 faz uma previsão de demanda de cafés premium para o ano de 2001 considerando diferente níveis de preço investimentos, enquanto que a tabela 3 faz menção aos custos com volume e qualidade dos grãos. A previsão de demanda de fato mostra quanto os café premium é o ponto forte da empresa porém é um segmento volátil, enquanto que as marcas próprias se apresenta mais estável, porém os preços são mais baixos, exige comprometimento a longo prazo e o volume depende de quantos varejistas irão atender. Em contrapartida é possível ter uma redução considerável nos custos fixos de 781 milhões de liras, além uma simplificação no plano de produção e redução em algumas outras despesas.

Porém com todas as análises faltou verificar o fluxo de caixa, uma vez que os varejistas no segmento de marcas próprias exigem maior prazo de pagamento, podendo comprometer seriamente o capital de giro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com