TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Cafés Mont Bianco

Por:   •  29/8/2016  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Welber Batista da Silva

Trabalho da disciplina Contabilidade.

                                                 Tutor: Prof.ª Cláudia Basílio

Brasília - DF

2016

Estudo de Caso:

Contabilidade

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro.

REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000.

A empresa Cafés Monte Bianco, localizada em Milão, foi fundada há mais de 80 anos por Mario Salvetti, empresa que permaneceu no âmbito familiar passada de geração a geração sendo produtora e distribuidora de cafés premium, tendo o reconhecimento com o melhor café da Europa. Além do produto premium a empresa contava com produção de marcas próprias.

O conhecimento de Salvetti fora passada aos descendentes e o atual presidente da empresa, Giacomo, que além do aprendizado recebido, atualizava-se realizando viagens ao redor do mundo visitando plantações de cafés, conhecendo sobre grãos e mantendo contato com produtores, além de possuir um laboratório com a finalidade de descobrir novas combinações realizando testes.

Apesar do sucesso vivido pela empresa, Giacomo estabeleceu que deveria superar o sucesso do avô, buscando expandir os negócios. O mesmo convocou o corpo diretivo da empresa com a finalidade de definirem o planejamento estratégico para o futuro.

Ao longo de 05 anos houve investimento na estrutura, expandindo a capacidade de produção da empresa, e nos últimos anos a produtividade de marcas próprias representava a maior parte de sua operação, sendo distribuídas para importantes redes de supermercados italianos e com o aumento dos pedidos, Giacomo se viu obrigado a reduzir a produção de cafés premium.

A competitividade do período trouxe a necessidade de ser definido um planejamento estratégico, orientando assim os gestores na tomada de decisões, e nos últimos tempos observou-se o crescente número no pedido de fornecimento de cafés de marcas próprias, porem para atender a demanda havia a necessidade de reduzir a produção de cafés premium pela limitação de sua capacidade produtiva.

Ocorre a reunião com o comitê executivo e houve a sugestão por parte de uma diretoria que fosse realizada a transição completa para as marcas próprias, visto que em momentos de crise, tais marcas haviam salvado a empresa durante a última recessão, quando a demanda por cafés premium praticamente inexistiu. Por outro lado, houve o argumento de que o café premium era a essência da Monte Bianco, conhecidos pela qualidade, e com a mudança haveria a traição a missão do fundador da empresa.

Embora Giacomo simpatizasse com ambos os pontos de vista, para proceder com uma decisão concisa e coerente, o mesmo precisava receber informações mais precisas, com mais clareza sobre a lucratividade da estratégia em atuar com marcas próprias. Estava bastante relutante em mudar a direção estratégica da empresa sem o completo entendimento do seu impacto financeiro. Ele concluiu a reunião e recomendou ao time de executivos que efetuassem um levantamento financeiro mais detalhados para uma tomada de decisão segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com