TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização do problema/justificativa para o desenvolvimento do plano de negócios

Por:   •  30/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

1. Caracterização do problema/justificativa para o desenvolvimento do plano de negócios

 

Introduzir, de forma sucinta, a situação-problema que leva à necessidade de resposta por meio do desenvolvimento de um plano de negócios, citando dados ou informações significativas que possam delimitar seu contexto. Em caso de citações, adotar o padrão ABNT NBR 10520/2002.

 

2. Descrição do produto e do mercado[a]

 

2.1 Descrição da área de atuação da empresa

Neste tópico é apresentada a área de atuação da empresa, ou seja, a descrição do mercado em que ela pretende entrar. Seu preenchimento é baseado nas pesquisas de mercado a serem feitas e que servirão de base para a análise mercadológica.

escrever:

1 parágrafo para buscas de produtos e comparação de preços

1 para intermediação entre clientes e fornecedores

1 para divulgação/propaganda

a empresa atuará no mercado de comercio digital e atuará de 3 formas

O Comprare atende no espaço digital. Através de dois mecanismos, site e aplicativo, a empresa atinge de forma direta o consumidor final e o vendedor. Esse espaço de grandes oportunidades faz com que a empresa não se limite apenas à equiparação de preços, considerando que os clientes também podem agendar o seu horário no empreendimento desejado, por vezes, eles terão a oportunidade de descrever sobre o seu conceito quanto aos serviços prestados pela empresa e demonstrar o nível de satisfação. Em outras palavras, também fica evidente um cenário de pós-venda dentro do Comprare.

Apesar de criar uma relação entre ambas as partes, separada apenas pela tecnologia, este projeto não perde o seu foco principal de dar comodidade aos consumidores. A interação se dá como consequência de um projeto inovador e mais amplo.

A fim de viabilizar a compra, o projeto traz de forma não muito espantosa, a facilidade no acesso. Considerando que a forma mais prática para as pessoas é o acesso pelo smartphone, o carro chefe do Comprare é o aplicativo.

Atendendo a necessidade de clientes mais exigentes com a sua compra, também é possível acessar a descrição do produto virtualmente. Cada vez mais o projeto aproxima o produto do cliente sem gerar qualquer tipo de transtorno ou deslocamento. Aprofundando ainda mais quanto a descrição do produto, imagine o seguinte exemplo: Sabe aquelas pessoas que ficam nos supermercados lendo a descrição de um produto enquanto atrapalham a sua passagem com o carrinho? Pois é, o Comprare também pode ser essencial para evitar esse fluxo indesejado.

(IDEIA PARA GRANDES SUPERMERCADOS, segurar sobre a imagem do produto e o aplicativo mostra a localização dele dentro do supermercado)

Existem diferentes tipos de vendedores, seria justo uma discriminação a parte para aqueles que tem um nível de importância maior quanto a divulgação do seu produto ou marca.

Ferramenta para que o usuário encontrem o que procuram, com informações sobre característica do produto ou serviço, o local, preço, comparar e  opção para agendar…  

A empresa será uma intermediária entre as relações de oferta e demanda. Auxiliando o consumidor a encontrar o produto certo pelo preço certo

como forma de divulgação para empresas e prestadores de serviços

O produto atende ao modelo de negócio para internet conhecido como corretagem, pois ele servirá para facilitar e estimular a realização de transações, por meio da manutenção de um ambiente virtual, que aproxima os fornecedores e potenciais compradores.

O prestador de serviço autônomo poderá cadastrar seu serviço na plataforma, adicionar informações como preço e outras especificações  e terá a sua disposição um mecanismo que o auxiliará na gestão de seu negócio (mostra dados estatísticos a respeito da demanda) em contrapartida os consumidores terão acesso a uma variedade de prestadores de serviços de forma que poderão avaliar qual o melhor e agendar na própria plataforma o dia e hora, de acordo com a possibilidade de atendimento, além de outras peculiaridades.

Já os mercados poderão registrar os preços dos produtos, divulgar suas promoções e os consumidores poderão comparar seus preços

Além disso o app terá suporte a cadastro de preço de mercadorias do varejo no geral, os preços serão armazenados em um banco que poderão ser consultados pelos consumidores inclusive podendo se comparar os diversos fornecedores a fim de de escolher aquele que for mais conveniente

 

2.2 Descrição do perfil e do comportamento dos clientes

Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Para a correta identificação destes, deve-se:

§  Identificar o perfil dos clientes;

§  Descobrir os interesses e comportamentos dos clientes e o que os leva a comprar (preço, qualidade dos produtos ou serviços, marca, prazo de entrega, prazo de pagamento, bom atendimento, comodidade, etc.);

§  Identificar onde estão os seus clientes.

 

O estudante pode utilizar diversas técnicas para pesquisar seus potenciais clientes, tais como: aplicação de questionários, realização de entrevistas, conversas informais com as pessoas, fornecedores e concorrentes, entre outras.

*

Comportamento dos clientes

Se tratando do público específico do Comprare, podemos descartar as crianças até a sua fase da adolescência, pois os seus acessos se resumem em jogos e redes sociais. Questões relacionadas a preço não causam tanto impacto nas suas compras. Partindo do pressuposto que o público é formado por pessoas com mais responsabilidade, a faixa etária dos usuários se inicia aos 18 anos. Continuando com a caracterização do público específico, o aplicativo não alcança os idosos pelo fato de o mundo virtual ainda não ser realidade para os mesmos, mas claro, não fica generalizada a exclusão desses dois públicos no uso do Comprare.

Trabalhando em sua maior parte com a fase adulta, a faixa etária do público fica entre pessoas entre 18 e 55 anos, podendo ganhar abrangência para ambos os lados.

O que para muitos aparece como frescura, para a plataforma aparece como um nível maior de importância as compras, podendo assim destacar maior uso pelas mulheres, que geralmente dão maior importância as suas compras.

Não será fácil ganhar espaço no smartphone das pessoas, com a imensa oferta que se tem hoje no mercado, o aplicativo vai ter que aparecer com o aspecto de inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com