TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica de Processo gerencias

Pesquisas Acadêmicas: Característica de Processo gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

Processo gerencias

Introdução

Uma vez definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem . Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em marcha com muita ligação com as pessoas. Não há organização sem pessoas. As organizações são sistemas sociais, pois são constituídas por pessoas. A função de direção se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção na ação empresarial possui três níveis da empresa, sendo eles Institucional com posições o presidente e diretores alto executivos, Intermediário com gerentes e pessoal do meio do campo e Operacional com supervisores e encarregados. . Nível Institucional: Corresponde ao nível mais elevado daempresa e se situa na camada organizacional da empresa que se defronta com o ambiente externo. Neste nível, os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre as empresas e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos da empresa. A função administrativa de direção no nível institucional é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Está predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, sendo elas os recursos que dão a vida aos demais recursos empresariais.

Existem dois estilos básicos de direção baseadas em concepções sendo elas a Teoria X ou tradicional e a Teoria Y ou moderna. Fundadas em concepções antigas a respeito do comportamento humano a Teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organização deseja, sem levar em conta suas opiniões ou objetivos pessoais. Já a Teoria Y baseia-se na descentralização de decisões e delegação de responsabilidade na ampliação do cargo, administração consecutiva e na auto - avaliação do desempenho.

São quatro os sistemas administrativos:

* Autoritário – Coercitivo é um sistema autocrático, forte, coercitivo e arbitrário controlando rigidamente todos os acontecimentos dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.

* Autoritário – Benevolente é um sistema autoritário, porém mais suave e menos rígido.

* Consultivo é um sistema com maior pendência para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo.

* Participativo é um sistema democrático por excelência, é omais aberto de todos os sistemas.

Em alguns casos, verifica-se a existência simultânea dos quatro sistemas em diferentes áreas e níveis da mesma organização, dependendo da cultura organizacional onde são percebidas em três níveis de profundidade: artefato, valores compartilhados e pressuposições básicas. A gestão participativa está substituindo rapidamente a autocrática utilizando amplamente o conceito de empowerment voltado a dar importância e autonomia às pessoas.

2. Nível Intermediário: É empregado o termo gerência encarregado de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. Voltada para pessoas, se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Todo comportamento humano pode ser explicado por meio do ciclo motivacional sendo eles: equilíbrio interno, estimulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação da necessidade ou frustração ou ainda compensação por meio de outro comportamento derivativo. De acordo com a teoria de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de necessidades, sendo elas principais que são as necessidades fisiológicas e de segurança e as secundarias sendo as necessidades sociais, de estima e auto-realização. Assumem formas que variam de uma pessoa para outra. O segundo aspecto importante da gerencia é a liderança, ou seja, a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos. A liderança pode ser explicada pelos traços de personalidade do líder ou por estilos de liderança sendo elas:autoritária, liberal e democrática ou liderança centrada nas tarefas e liderança centrada nas pessoas.

O terceiro aspecto da gerência é a comunicação, o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Esse processo é constituído de sete etapas: ideação, codificação, transmissão, canal, recepção, decodificação e ação, sendo influenciada por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. Pode ser influenciado também por barreiras técnicas, semânticas e humanas. As comunicações em um todo são importantes para o comportamento humano nas empresa.

3. Nível Operacional: Denominada pela supervisão é usado para designar a atividade de direção imediata das atividades dos subordinados, algo como assistência à execução. A supervisão pode ocorrer todos os níveis da empresa, desde que haja um acompanhamento mais próximo e imediato do superior sobre o trabalho do subordinado. Recebe o nome de supervisão de primeiro nível para reforçar o fato de se tratar do escalão administrativo mais baixo e elementar dentro da hierarquia da empresa. Trata da direção do trabalho de todo pessoal não-administrativo, do pessoal incumbido da execução pura e simples das tarefas e operações localizado no nível operacional, suas atribuições envolvem apenas execução de tarefas e operações. A principal característica é o fato de dirigir o trabalho de pessoal não-administrativo no nível operacional da empresa. Outras características importantes são: representa a administração diante do pessoal não-administrativo, depende de perícia técnica, comunica em duas linguagens, sofre de crise pessoal de identidade e sua autoridade é restrita tendoque lidar com pressão tanto de cima (superiores) quanto de baixo (subordinados). Muitas vezes, o supervisor é visto como um homem chave ou uma pessoa no meio ou marginal sem participação nas principais decisões ou simplesmente um operário melhorado. Contudo é de supra importância na direção da ação empresarial. Precisa trabalhar em equipe e com equipes sabendo construir e formar equipes com meios para alcançar excelência nos resultados.

Conclusão:

Ao desenvolver este trabalho podemos observar que o planejamento empresarial se divide em três áreas planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. E eles têm como objetivo abranger todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com