TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencias

Ensaios: Processos Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  8.622 Palavras (35 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 35

Cristina dos Santos Barbosa - RA 389643 - Gestão Recursos Humanos

Daniel Francisco dos Santos – RA 382247 - Gestão Recursos Humanos

Nilton Teodoro – RA 3368878 - Gestão Recursos Humanos

Tatiana Sá Araujo – RA 351779 - Gestão Recursos Humanos

Valdinei Aguiar de Oliveira – RA 368910 - Gestão Recursos Humanos

PROCESSOS GERENCIAIS

CAMPO GRANDE MS

SETEMBRO 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Processo Administrativo apresentado

como desafio de aprendizagem da

disciplina de Processos Gerenciais do

Curso Superior de Tecnologia em

Recursos Humanos da Universidade

para o Desenvolvimento do Estado e

da Região do Pantanal Uniderp

Anhanguera sob orientação da

Professora: Ideníria Abreu de Paula;

CAMPO GRANDE MS

SETEMBRO/ 2012

ETAPA I

Processo Administrativo: PLANEJAMENTO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade de aprendizado, apresentar e confrontar conceitos de Planejamento, além de demonstrar o que vem a ser o planejamento e quais as suas principais formas e funções. Segundo cada autor, poderemos nos conscientizar e por em pratica a idéia do planejamento e suas funções dentro de uma empresa, em uma escola, em casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.

A seguir 4 (quatro) definições de Planejamento:

1. Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios ( como será feito).(ROBBINS, 2000, p.116).

2. Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).

3. O planejamento figura como a primeira função administrativa por se exatamente aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Tratados objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência. (CHIAVENATO IDALBERTO)

4. Planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos ou estágios que se superpõe e se entrecruzam. É o processo de estabelecer metas e objetivos e conceber como atingi-los. (ANDREW J. DUBRIN.)

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Neste sentido, existem três níveis distintos de planejamento: O planejamento estratégico, o tático e o operacional. O planejamento foi criado e é usado para empresa chegar onde precisa que é seu objetivo, utilizando-se de sua estratégia (estratégico, tático ou operacional). Muitas vezes é no próprio desenvolvimento da gestão da empresa que os gestores e suas equipes definem e implementam as estratégias, buscando aprender com os erros cometidos. Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente pode ser uma excelente arma competitiva.

Suas características são:

* Definição da missão corporativa.

* Análise da situação.

* Formulação de objetivos.

* Formulação de estratégias.

* Implementação feedback e controle.

1. Planejamento Estratégico

O Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).

2. Planejamento Tático:

O Planejamento Tático é o planejamento feito no nível departamental além de ser a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).

Suas principais características são:

* É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual;

* Envolve cada departamento, abrangendo seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais;

* É definido no nível intermediário para cada departamento da empresa.

3. Planejamento Operacional

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187). O planejamento operacional tem como objetivo estabelecido pelo planejamento tático, desenvolver planos , procedimentos detalhados e proporcionar informações de retroação, para estabelecer meios e condições para otimizar e maximizar os resultados.. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com