TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos e salarios

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Desafio

A equipe criará uma consultoria fictícia, para atuar em uma empresa identificada pelo próprio grupo, e terá como desafio elaborar, para esse cliente, um programa de Cargos e Salários, a fim de apresentar-lhe os benefícios motivacionais que poderão impactar na retenção de talentos.

        Este desafio é importante na construção de novas dimensões para sua formação profissional, e para ampliar seu conhecimento, desenvolvendo habilidades necessárias na promoção de estratégias voltadas para as atividades de Gestão de Recursos Humanos.

ETAPA 1

Passo 1

Salario Motivação

Esta atividade é importante para que você desenvolva o conhecimento de um cenário de motivação além do salario e, ainda, reunira material para concluir seu desafio.

        Salario motiva? Elaborar uma síntese do tema.

Podemos dizer que motivação é tudo aquilo com que move o ser humano, tudo o que exige um esforço a mais para um retorno garantido, e o salario é um bom exemplo de motivação. O dinheiro conseguido com o trabalho faz com as pessoas tenham condições de atender suas necessidades e diante disso se sintam motivados.

É possível verificar que toda pessoa possui um equilíbrio interno, e podemos ver um aperfeiçoamento da teoria das reações humanas que faz com que compreendemos o mecanismo de motivação são elas “hierarquia das necessidades”, de Maslow e os” fatores de higiene-motivação” de Herzberg.

O salario não é considerado um fator de motivacional se analisado individualmente, a troca feita por trabalho x salario é apenas recompensa justa pelo trabalho realizado, como todo empregado busca a garantia da sua sobrevivência se torna um serviço que não gera a satisfação do mesmo.

As teorias analisadas mostram que o salario como fator de motivação  esta ligado a satisfação das necessidades humanas, as pessoa desejam dinheiro porque lhes permite realizar suas necessidades sociais, de segurança, sociais, de estima e de auto realização.

Mais a realidade das empresas mostra que para ter pessoas motivadas produtivas em seu ambiente de trabalho é muito importante o plano de cargos e salários, para motivarmos os empregados de forma geral, é necessário muito mais que salários competitivos, um bom pacote de benefícios diretos e indiretos é extremamente necessário em um ambiente trabalho e propiciará um maior desempenho.

Desta forma o salário junto com outros fatores motivacionais como bons benefícios é sim um fator a ser considerado motivacional as empregados.

Passo 2

        Realize a definição das teorias motivacionais de Maslow, Herzberg e MacClelland, estudando seus respectivos aspectos teóricos e elaborando um quadro comparativo.

[pic 2]

Passo 3

        

Junte todo o material pesquisado nos passos 1 e 2 e monte a introdução do trabalho, realizando a definição de salario e motivação de acordo com os autores.

O salário tem sido principal elemento de relação entre a empresa e seus funcionários. Mas afinal, salário serve como fonte de motivação?

Motivar um funcionário vai muito além do pagamento realizado ao final de cada mês trabalhado. Motivar é fazer com que ele tome decisões diferentes e adquira posturas determinadas.

O pagamento realizado ao final do mês para o empregado, através de seu trabalho executado, não gera motivação, serve apenas como se fosse uma recompensa pelo serviço executado.

De acordo com Washington Sorio, um gestor de Recursos Humanos, baseado em teorias utilizadas em psicologia, o salário, é um fator motivador, quando analisado indiretamente, pois ele contribui para a realização das necessidades humanas.

         As pessoas precisam suprir suas necessidades, não somente as básicas: fisiológicas e de segurança, como também as de relações sociais, de auto-estima e de auto-realização. Mas e depois que essas necessidades são supridas, o salário perde o foco funcional, e aí o que conta são os diferencias aplicados pela empresa.

Aplicar uma remuneração compatível com o mercado de trabalho contribui para com organização, minimizando gastos com rescisões, treinamentos, indenizações, etc. As empresas necessitam de planos de cargos e salários bem definidos, prevendo evitar complicações dentro da organização, remunerando o profissional de forma adequada, promovendo justiça interna e competitividade de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com