TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Natura: Alteração no Comportamento dos Consumidores

Por:   •  13/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE MARKETING

CASO NATURA

ALUNA: LAIS PIRES PEREIRA HERNANDES

  1. Utilizando os conceitos Comportamento do Consumidor, explique a razão para a queda das vendas da Natura, com base nos exemplos vistos em classe.

Podemos lembrar  aqui que o fator cultural é um importante determinante dos desejos e comportamentos das pessoas. Neste caso, a crescente preocupação com a beleza e o aumento da preocupação com da saúde da pele e cabelos, faz com que o consumo pelos produtos de beleza continuem em alta, mas a situação financeira fez com que as consumidoras escolhessem cada vez mais produtos mais em conta.

A situação financeira das consumidoras Natura afetaram a escolha de seus produtos e em qual   loja  ela pode consumir.

Estes fatores influenciaram em seu processo decisório: Com a crescente busca de produtos mais em conta, as consumidoras Natura descobriram uma diversidade de produtos que também tinham a consciência ambiental e  produtos diversificados de acordo com as suas subculturas ( asiáticos, latinos e negros ). Cada compra a partir de agora, seria um novo descobrimento que foi aos poucos sendo compartilhado gerando o crescimento de outras marcas como Jafra, Racco, Eudora e Jequiti, gerando assim, sua queda no faturamento.

  1. Supondo que você é o gestor de um novo concorrente da Natura, qual seria o diferencial de seu Plano de Marketing para competir com sucesso no seu mercado?

Primeiramente, estudaria as características das compradoras, pois sabemos que este fator influencia diretamente o Comportamento de Compra, como idade, estágio no ciclo de vida, ocupação, situação financeira e personalidade. Sabemos que ao longo da vida, as pessoas mudam os produtos que compram. Seus gostos mudam, e seu comportamento e preferências de compra também mudam. Aproveitando estes clientes da Natura que pedem por  uma diversificação nos produtos, poderíamos  fazer uma campanha de marketing mais focada, personalizada.

Alinhada à esta campanha de marketing e observando o difícil cenário econômico no momento, seria importante “redesenhar” produtos , ofertando preços mais acessíveis ressaltando a manutenção da  qualidade e da consciência ambiental que são pontos fortes da Natura.

Também facilitaria o acesso dos consumidores ao produto, visto que para comprar produtos Natura, você demora bastante para receber os mesmos. Este tempo entre a compra e o recebimento do produto  deveria ser diminuído. Poderiam ser criados alguns quioques de venda de produto, para aquelas consumidoras que precisassem de produtos para consumo imediato.

Para evitar a queda de vendas das revendoras por conta da criação dos quiosques, pode-se fazer um sistema de bônus por cada compra que o cliente efetua com a revendora. Os preços dos produtos da revendora e do quiosque seriam os mesmos, porém, a cada compra com a revendora, criaria um sistema de pontuação que você poderia trocar futuramente por produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com