TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Rondell Data Corporation

Por:   •  26/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Disciplina: Análise das Organizações

Curso: Administração, turma 3N.

Alunos: Laisa A. Moreira Nascimento

Ebenézer Cassillas

Niedja Lima

João Loureiro

Thialy Pessoa

Recife, Agosto de 2018.

Estudo de Caso: Rondell Data Corporation

1ª Questão - Quais são as principais questões organizacionais do caso?

2ª Questão -Como estas questões estão relacionadas com os conhecimentos trabalhados no capítulo 1?

Antes de revisar as questões centrais que permeiam o caso em si. É importante fazer uma revisão breve das temáticas centrais do capítulo, com o objetivo de clarificar melhor as relações aqui definidas e todas as sugestões e propostas.

Um conceito bastante forte que trabalhamos é do de projeto organizacional que tem como premissa definir objetivos claros e medir a eficácia com a qual se busca lidar com incerteza do ambiente, basicamente satisfazendo stakeholders (investidores) e mediando questões de poder e conflito. E qual a importância de entender essa lógica? A maioria das questões apresentadas no caso perpassam por essa perspectiva e demonstra a necessidade de um administrador e tomador de decisões ter um amplo entendimento sobre organizações e suas interfaces, sobretudo o entendimento sob as suas dimensões estruturais e fatores de contingência.

O texto ressalta o quanto é importante esse entendimento é que essas dimensões e fatores são interdependentes, ou seja alguns fatores de terão influências na especialização, formalização, cultura (sendo esse um elemento central, do caso no entendimento feito aqui). O texto também quando apresentado o caso da Xerox, demonstra em termos ainda mais claros, antes da apresentação dos conceitos, como as organização não são estáticas, ela existe da interação dos com seus elementos internos, clientes e ambiente externo.

Contexto:

A Rondell Data Corporation, é uma empresa estabelecida 1920 por Bob Rondell com duas principais linhas, Equipamento de Radiodifusão e Equipamentos de transmissão de dados. Onde em 1947 possuía porte de 100 funcionários e logo em 1978 passa a ter mais de 800.

Na análise do caso é possível identificar três “questões centrais”, que se convertem em problemas. O primeiro dele é a clara falta de uma cultura unificada por parte dos seus colaboradores, o segundo, que avalia-se como o mais central é a falta de comunicação que tem relação direta com o terceiro que é a o desenvolvimento do novo produto. Os aspectos culturais da empresa como, formação familiar alta rotatividade, cada departamento trabalhando individualmente, falta de cooperação e uma cultura de terceirizar culpa. Apresenta uma deficiência da dimensão estrutural formalização, também na hierarquia de autoridade e centralização, como é apresentado pela falta de estruturas formais e de responsáveis claras.

Nesse momento analisemos a comunicação, como apontado anteriormente como um dos fatores de grande questão no que diz respeito à mediação e soluções de conflitos. A falta de comunicação horizontal, de informações passadas a de uma boa comunicação entre os setores de especialização, que trabalham isolados entre si, fazem com que os problemas sejam levados a outros setores que não tem expertise o não deveriam inferir sobre. Destacamos essa como sendo o problema quase que central porque? As dificuldades encontradas do desenvolvimento do novo modulador 802, no departamento de vendas que ao invés de ocupar-se de suas atribuições gera tem um comportamento de “justificativa-los”. O excesso de benefícios para funcionários mais antigos. Tudo isso acaba por contribuir para a grande engrenagem de conflitos que se instaurou na organização.

Cultura consiste um aglomerado de práticas e comportamentos de um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com