TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Certificação ISO 14001

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO- ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CAMPUS TATUAPÉ

        

TRABALHO ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

SÃO PAULO

2016

[pic 2]

        

                  ANDRE LUIS SUNAO                         RA: T117BB-6

                  CEZAR RAILO

                  ERICA CIBELE RIBEIRO

                  MARCOS PAULO PAOLI

FUNDAMENTOS TÉORICOS E TÉCNICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - TI

SÃO PAULO

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1        Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas        

2.2        ISO 14000        

3.        ESTUDO DE CASO        

BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

A globalização, o crescimento desenfreado da população, a evolução das empresas tem causado grandes impactos ambientais. Ao mesmo tempo que o desenvolvimento tecnológico e industrial trouxeram benefícios para todos, os mesmos estão sofrendo consequências com o uso descontrolado dos recursos naturais e também a forma como os descartes de produtos que não são mais utilizados, têm afetado e muito o meio ambiente.

Não é de hoje que a preocupação com o meio ambiente é um assunto recorrente entre os governantes, sociedade e empresas. Muito se fala, mas muitos ainda não tomam as devidas providências para colaborar para a preservação dos recursos naturais.

Atualmente, muitas empresas passaram a se preocupar com esta questão, seja por consciência, por estar mais em evidência na mídia ou pelo fato da população estar mais atenta a este problema, não importa, desde que tudo seja feito pensando no melhor do planeta é válido.

Para tais questões as empresas têm investido cada vez mais em Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs), para que o SGA de uma empresa seja certificado e reconhecido em todo o mundo, ele deve atender aos requisitos da norma ISO 14001. Esta norma tem por objetivo prover as organizações de elementos de um SGA eficaz, passível de integração com os demais objetivos da organização.

O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo de caso da empresa X, explanar o que a mesma fez para conseguir o certificado e o que faz para manter o mesmo, sua visão e preocupação com o meio ambiente. Embasados em uma breve fundamentação teórica sobre Sistemas de Gestão Ambiental e o ISO 14000.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas

Toda e qualquer atividade realizada pela empresa visando abordar problemas ambientais causados por suas atividades ou que ocorram no futuro, estamos falando de gestão ambiental. E o conjunto de atividades voltadas para ações ambientais e  elaboradas de forma planejada, com coordenação das atividades e avaliação de resultados, é conhecida como Sistema de Gestão Ambiental (SGA). É preciso de envolvimento de todos os segmentos da empresa para tratar das questões ambientais de modo integrado com as demais atividades da empresa (Barbieri, 2011).

Para Dias (2011, p. 104), define o Sistema de Gestão Ambiental como: “conjunto de responsabilidades organizacionais, procedimentos, processos e meios que se adotam para a implantação de uma política ambiental em determinada empresa ou unidade produtiva”.

Ainda segundo Dias (2011, p. 102), do ponto de vista empresarial, gestão ambiental é a expressão utilizada para se denominar a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente. Onde são utilizados métodos para a empresa atingir e manter-se em funcionamento de acordo com as normas estabelecidas, assim como alcançar os objetivos definidos em sua política ambiental.

Vale ressaltar que um Sistema de Gestão Ambiental para ser considerado como tal, devemos considerar ações constantes, planejadas e avaliadas, ações esporádicas não devem ser consideradas como SGA.

A realização de ações pontuais, episódicas ou isoladas, não configura um sistema de gestão ambiental propriamente dito, mesmo quando exigem recursos vultuosos, por exemplo, a instalação e a manutenção d equipamentos para controlar emissões hídricas e atmosféricas (Barbieri, 2011, p. 147).

        Para implantar o SGA não importa o tamanho ou setor da empresa, afinal é composto por um conjunto de normas que independem da estrutura organizacional. Um ponto importante é o engajamento de todos os setores da empresa, principalmente o comprometimento da alta gerência em conseguir realizar a implantação do sistema. Afinal, um elevado grau de envolvimento irá propiciar uma maior facilidade de integração entre as áreas e ajudará a propagar a preocupação ambiental entre todos os envolvidos como funcionários, clientes, fornecedores e prestadores de serviço (Barbieri, 2011).

        Sobre a implantação de um SGA, Dias (2011, p. 104) afirma: “Qualquer empresa pode reduzir o consumo de energia, de água, ou pode incentivar o uso de produtos recicláveis, adotando vasilhames adequados para seu recolhimento”.

        Apesar de não importar o tamanho da organização para a implantação do SGA, as pequenas empresas enfrentam maiores dificuldades por falta de recursos, fatores menos complicados para médias e grandes empresas. Sobre o assunto Dias (2011, p. 104) comenta: “As pequenas empresas enfrentam problemas na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental devido à necessidade de dedicar uma parte dos recursos humanos e financeiro à sua implantação de acordo com as normas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (132.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com