TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias e normas tecnicas

Por:   •  22/5/2015  •  Monografia  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                        Introdução

O seguinte projeto possui como principal objetivo realizar uma análise dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e Uruguai no que concernem os seguintes tópicos: História, aspectos institucionais e formação diplomática.  Ao final do projeto será abordada uma breve análise/reflexão acerca das relações diplomáticas entre ambos os países.[1]

O primeiro concurso de admissão para a carreira diplomática no Brasil ocorreu no ano de 1946 através do Instituto Rio Branco. O mesmo foi nomeado em homenagem a José da Silva Paranhos Júnior mais conhecido como Barão de Rio Branco (1845-1912).

A formação diplomática no Uruguai ocorre através do Instituto Artigas criado em 1946 cujo principal objetivo é a formação de quadro de funcionários adequado a serviço da representação do país no cenário internacional. No decorrer deste trabalho discorremos com mais detalhes os aspectos referentes aos ministérios (Brasil e Uruguai). Ambos contam com Mauro Vieira e Rodolfo Nin Novoa como primeiros ministros, respectivamente.

                                                     Ministério das Relações Exteriores

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra diplomacia é definida como a relação entre os diferentes Estados. A atuação diplomática no Brasil teve início no ano de _________________. Nosso país conta com um Ministérios das Relações Exteriores. O mesmo é sediado em Brasília no Palácio do Itamaraty e foi nomeado em homenagem ao Barão de Itamaraty. Segundo o site do ministério das Relações Exteriores, a principal missão consiste em: auxiliar o presidente com relação aos processos de leis da política externa brasileira.

                                         Ministério das Relações Exteriores do Brasil

O Instituto de Relações Exteriores do Brasil pode ser definido como um ministério coligado ao órgão do poder executivo responsável pela mediação das relações políticas, econômicas e culturais de nosso país perante outros estados soberanos e, consequentemente, auxiliar o presidente em questões diplomáticas. O mesmo também promove nossa cultura, defende interesses nacionais no cenário internacional além de respaldar brasileiros residentes em outros países através de suas 220 representações. Segundo o site oficial, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil conta com representações internas e conta com 220 representações ao redor do mundo.

             -O mesmo respalda subsecretarias;

-O instituto Rio Branco é administrado pelo RME;

-Possui 139 embaixadas (Ver página...)

-53 consulados gerais

-8 vice-consulados

-11 consulados

- 13 delegações e 3 escritórios

                                                  Formação de Diplomatas

A formação de diplomatas no Brasil ocorre através do Instituto Branco. O mesmo foi fundado no ano de 1945 e é responsável pela seleção e formação de diplomatas brasileiros. A fim de aspirar o cargo de diplomacia o candidato (a) deve respeitar os seguintes pré-requisitos. Dentre eles: ser aprovado no concurso, ser brasileiro nato, estar em dia com o serviço militar (sexo masculino), possuir diploma de nível superior de acordo com as normas do Ministério da Educação e ter acima de 18 anos. De acordo o edital 2014, 5% das vagas são promovidas aos cidadãos portadores de deficiência física. A primeira fase da seleção ocorre através de uma prova composta por Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Direito e Direito Internacional Público. A segunda fase, por sua vez, é composta por uma avaliação de Língua Portuguesa e a terceira fase é composta por provas escritas de História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional, Língua Espanhola e Língua Francesa.

Imediatamente após o ingresso no Instituto Rio Branco, o candidato é nomeado ao cargo de Terceiro Secretário. Posteriormente, o mesmo será promovido ao cargo de Segundo Secretário, Primeiro Secretário, e consequentemente, Conselheiro, Ministro da Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

                             Ministério das Relações Exteriores do Uruguai

O Palácio Santos possuiu esse nome em homenagem ao Presidente Máximo Santos. O mesmo na cidade de Pando, no departamento de Canelones em 15 de Abril de 1846. Ingressou no exército uruguaio aos 16 anos de idade e foi nomeado presidente da República em março de 1882 aos 42 anos e foi construído pelo engenheiro civil Juan Capurro. O mesmo possui características mais proeminentes do Renascimento Italiano e foi nomeado Sede do Ministério das Relações Exteriores em 1955. Segundo o site oficial do Ministério das Relações do Uruguai, o orgão público conta com a seguinte estrutura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com