TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima arganizacional

Por:   •  5/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.655 Palavras (19 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ESTÁCIO BH

ADMINISTRAÇÃO - 6º PERÍODO

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

IMPLANTAÇÃO DE RH NA

EMPRESA PADARIA BELASUZA

Thais Oliveira Figueiredo

201102038989

Nikolas da Silva

201202349366

Bárbara de Miranda

201202266029

Edna Aparecida dos S. Silva

201102091162

Jaine Silva Ribeiro

2011021121291

BELO HORIZONTE

2015


Thais Oliveira Figueiredo

201102038989

Nikolas da Silva

201202349366

Bárbara de Miranda

201202266029

Edna Aparecida dos S. Silva

201102091162

Jaine Silva Ribeiro

2011021121291

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

IMPLANTAÇÃO DE RH NA

EMPRESA PADARIA BELASUZA

[pic 2]

Professora. Adriene M Pires

Disciplina: Administração de Recursos Humanos – GST0002

Turma: 3001

BELO HORIZONTE

2015[pic 3]


RESUMO

Uma grande mudança de mentalidade das empresas coloca as pessoas em lugar de destaque. Nenhuma empresa atinge o sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas. O presente trabalho teve por objetivo identificar o clima organizacional da Padaria Bela Suza. A investigação foi realizada atravésde questionários aplicados, tendo a pesquisa caráter descritivo. Os dados foram coletados através de questionários individuais com perguntas fechadas. A amostra foi composta por todo o quadro defuncionários e seus gestores,por tratar-se de uma pequena empresa. Identificada as opiniões de todos, verificou-se que existe um bom grau de satisfação dos funcionários em relação ao clima organizacional com alguns pontos a serem melhorados.



SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.........................................................................................

5

2

A IMPLEMENTAÇÃO DO RH................................................................

6

3

O RECRUTAMENTO...............................................................................

7

4

A SELEÇÃO..............................................................................................

9

5

O TREINAMENTO E O DESENVOLVIMENTO...................................

10

6

O CLIMA ORGANIZACIONAL..............................................................

10

7

PESQUISA DE CLIMA............................................................................

11

8

CONCLUSÕES..........................................................................................

34

9

ANEXOS....................................................................................................

35



1. INTRODUÇÃO

A padaria Bela Suza, é basicamente uma empresa familiar, privada e de pequeno porte. Foi fundada no ano de 1980 pelo Sr. Antonio Figueiredo, sua esposa e seus filhos. Localizada no bairro Céu Azul, a padaria se especializou na confecção de pães, bolos, tortas, doces, salgados para festa, lanches com toda a produção e receituários próprios visando assim à qualidade de seus produtos e serviços.

As organizações possuem a sua história, a sua identidade, a sua cultura, as suas regras e o seu clima organizacional, independente de sua área de atuação. Vivem num processo de aceleradas mudanças em consequência da globalização, do dinamismo científico, tecnológico e da mutação de valores, o que vêm impondo novos rumos aos processos de gestão. Essas mudanças demandam uma gestão interativa, dinâmica e democrática, o que exige dos gestores atenção a sua forma de gerir, a seus processos estratégicos, à qualidade de seus produtos e serviços, à qualidade de vida de seus colaboradores, à qualidade deatendimento aos clientes, ao seu clima organizacional, à capacitação de seus profissionais, aoprocesso de comunicação e de feedback, a redução de seus custos operacionais. Enfim,demandam atenção a uma série de aspectos que ganham crescente importância nos últimosanos. Nesse contexto surge a importância da Pesquisa de Clima Organizacional, que é um instrumento valioso no fornecimento de informações referentes ao grau de satisfação dos colaboradores. Afinal, como afirma Chiavenato (2000), a motivação e o clima organizacional são fundamentais, pois têm um forte impacto no desempenho e na satisfação dos colaboradores.

Para um melhor diagnóstico da Padaria Bela Suza, foram avaliados e executados projetos para o desenvolvimento da empresa, tais como a implementação de um RH interno ou uma consultoria externa para a visão estratégica na forma de planejar o recrutamento e seleção (R & S), para que possa encontrar candidatos com o perfil profissional que atenda as necessidades da empresa, visando os resultados sem a invasão de privacidade, conduzindo uma seleção onde serão avaliados por entrevistas e testes, ou seja, serão avaliadas as competências para o cargo de balconista, caixa, padeiro, ajudante de padeiro, confeiteiro. Dentre os projetos de implementação de um RH, foram desenvolvidos programas para o treinamento e desenvolvimento (T & D) visando à valorização dos trabalhos realizados na empresa, promovendo assim uma melhor qualificação dos colaboradores levando em consideração o perfil de competência e o desempenho profissional e o grau de cooperação individual e coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (656.2 Kb)   docx (358.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com