TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima e Organização

Por:   •  18/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

                                                              Clima e Organização

Introdução:

As empresas, como também as instituições de ensino, devem estar em total consonância com as mudanças que ocorrem cada dia mais velozes. Visando um melhor gerenciamento das políticas de uma organização, em busca de eficiência no processo de trabalho, vital hoje para toda empresa que quer obter sucesso e se manter em alta no mercado é investir na obtenção de um clima organizacional harmonioso. As organizações necessitam de pessoas de mente aberta, capazes de expressar o que sentem respondendo rapidamente com criatividade as mudanças.

Funcionários em seu ambiente de trabalho precisam ser criativos, precisam trabalhar entusiasmados, interagindo com seus dirigentes. É preciso que as pessoas estejam voltadas para o estudo de clima organizacional, procurando identificar quais os sentimentos que os funcionários têm em relação a organização a que pertencem como um todo.

Dirigentes e funcionários precisam combinar esforços no intuito de alcançarmos os resultados que aperfeiçoem as mudanças que surgem no ambiente de trabalho. Se levarmos em conta que um funcionário passa oito horas trabalhando em uma empresa, é preciso saber o que elas pensam e sentem. Convém salientar que, empregados, quando valorizados, se sentem mais motivados, que se reflete na qualidade total do trabalho realizado.

Em busca de um melhor tratamento ao capital humano das organizações, ou seja, as pessoas, dirigentes estão se conscientizando da necessidade de oferecer a cada dia, melhores condições de trabalho aos seus funcionários. Não apenas bons salários, mas também condições de se criar um ambiente inovador que prime pela excelência da produtividade e na melhor qualidade de vida destes funcionários.

Desenvolvimento:

Cada vez mais compreender o clima organizacional e os fatores que o determinam são de grande importância para as organizações, pois clima organizacional é a conjunção de muitos fatores, que muitas vezes são incontroláveis pela organização. Um dos fatores que a empresa pode influenciar é a liderança, pois as organizações podem implementar programas para desenvolver seus líderes e alinha-los aos requisitos necessários, para executar esse papel. Como pode ser notada, a pesquisa parte de conceitos como liderança, clima organizacional, treinamento, desenvolvimento e educação até chegara temas mais específicos, como a liderança e o clima organizacional e práticos de desenvolvimentos de lideranças, clima organizacional pode ser compreendido como um fenômeno que resulta da interação das variáveis culturais da organização.

Não é possível conhecer todas as variáveis que compõem o clima organizacional de uma determinada empresa sem que se faça um diagnóstico de clima organizacional. Por meio de uma pesquisa, Silva (1978) ilustra também o fato de o clima organizacional impactar de diversas formas a empresa, ele pode afetar o modo de comunicação, definido um jeito de ser da mesma.

A tomada de decisão e a motivação podem ser comprometidos pelo clima organizacional, caso o clima organizacional não seja analisado e dado a atenção devida a empresa terá mais funcionários desmotivados e pode ter a tomada de decisão mais centralizado no líder. O resultado da empresa também é impactado por um “clima ruim”, um ambiente que não oferece a inovação, aproveitamento, aceitação de novas ideias e satisfação de executar as tarefas comentem o resultado.

Clima organizacional é uma forma de representar o que os funcionários da empresa acham de seu dia – a – dia no trabalho, segundo Toro (1992), uma estruturação inadequada do sistema de remuneração da empresa, falhas na folha de pagamento ou problemas com o ponto eletrônico prejudicam imensamente o clima da empresa. Além disso, podem ter problemas menores que podem causar um mal-estar nos funcionários da organização.  Estudando o clima pode entender como é a percepção dos seus funcionários sobre as suas práticas e o dia-a-dia no trabalho. Hall (1984) aponta que quando se entendeu o clima é possível entender e tomar atitudes para solucionar problemas que ocorrem na organização com base em acontecimentos, condições políticas práticas e nos processos organizacionais.

Observando o clima organizacional, podemos esperar como resultados:

  1. Melhoria continua da qualidade no ambiente de trabalho, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e ganhos para a organização.
  2. Oferecer condições de segurança adequadas para o trabalho.
  3. Melhorar a comunicação na organização.
  4. Proporcionar um bom relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos.
  5. Criar um ambiente saudável de trabalho através da manutenção do bom relacionamento interpessoal.
  6. Aprimoramento das políticas de responsabilidade social adotadas pela organização, gerando resultados satisfatórios aos seus grupos de interesses (clientes internos e externos, colaboradores, fornecedores e a sociedade).
  7. Possibilitar uma adequada gestão do conhecimento.
  8. Melhorar o comprometimento e conhecimento dos colaboradores em relação aos objetivos da organização.
  9. Desenvolver e capacitar as lideranças.
  10. Possibilitar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
  11. Identificar os pontos fortes e fracos da organização na visão dos colaboradores, permitindo assim a melhoria do nível de satisfação destes.
  12. Melhoria das condições de infraestrutura para o trabalho.
  13. Oferecer condições para o desenvolvimento e a inovação.
  14. Oferecer condições satisfatórias de trabalho, de acordo com os interesses dos colaboradores.

O clima organizacional diz respeito ao que as pessoas acham que existe e que está acontecendo no ambiente da organização em determinado momento, sendo, portanto, a caracterização da imagem que essas pessoas têm dos principais aspectos ou traços vigentes na organização. Talvez seja esse o maior desafio em relação ao conceito de clima organizacional: só pode ser compreendido em termos das percepções das pessoas que fazem parte da organização. Em resumo, “clima organizacional é uma medida da percepção que os empregados têm sobre o grau de satisfação em relação a determinadas características do ambiente de trabalho da organização onde atuam. ” (Coda, 1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com