TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentarios seminario tematico

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

O presente texto tem por objetivo expor as relações entre os vídeos das empresas Spoleto, Natura e Fedex.

A sociedade mudou de roupagem pós Revolução Industrial apareceram empresas modernas e por consequência profundas mudanças econômicas, sociais e politicas. Na 1ª Revolução Industrial houve uma mecanização da indústria e agricultura, descoberta da máquina a vapor, substituição da mão- de-obra por máquinas e grande desenvolvimento nos transportes e na comunicação. Com a 2ª Revolução Industrial houve um grande progresso com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, substituição do ferro que era o material básico para o aço, desenvolvimento das máquinas automáticas e desenvolvimento na forma de organização onde o capitalismo industrial foi substituído pelo capitalismo financeiro, onde se deu lugar para administradores profissionais.

Diante disso é importante fazer um resgate de alguns pensadores que influenciaram na evolução da administração como: Henry Ford, Henri Fayol e Frederick Taylor.

Henry Ford

Aplicou a produção em série e em massa, sugerindo três princípios básicos: o principio da intensificação, da economicidade e produtividade. O princípio da intensificação prevê a redução do tempo de produção e a rápida colocação do produto no mercado. O princípio da economicidade reduz o estoque de matéria prima e aumenta a velocidade das vendas de modo que o produto fosse vendido antes do pagamento de fornecedores e funcionários. Já o principio de produtividade visa aumentar a capacidade de produção do homem por meio da especialização e da linha de montagem. Tais princípios quando aplicados mostraria que o operário ganharia mais e a empresa teria maior produção.

Nas empresas Fedex e Natura muito se percebem da teoria de Ford, onde ambas tem sua linha de produção em série e em massa, envolvendo atividades rápidas. Fica nítido também que as duas empresas visam à rápida colocação do produto no mercado. No caso da Natura a empresa tem prazos em entregar as mercadorias para suas revendedoras em diferentes cidades do país e o caso da Fedex o prazo de entrega é o carro-chefe da empresa onde todos trabalham de forma hábil para atingir o objetivo.

Henri Fayol

Defendendo a tese da estrutura organizacional, Henri Fayol acreditava que a empresa poderia ser dividida em seis grupos de funções, sendo eles: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas. Para ele, administrar era prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cabe mencionar que atualmente surgiu a área de recursos humanos.  

Muito das teorias de Fayol são aplicadas na administração moderna, porém, há algumas alterações, contudo, podemos dizer que ele foi uma base de inspiração.

Para Fayol (1990),

a divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. O operário que faz todos os dias a mesma peça e o chefe que trata constantemente dos mesmos negócios adquirem mais habilidade, mais segurança e mais precisão e, consequentemente, aumentam de rendimento. (p.44)

Para ele, a repetição iria aumentar a produtividade e a especialização do trabalho. Nos vídeos Fedex e Natura percebe-se a aplicação dessa teoria, porém umas das consequências dessa teoria é notada no vídeo de Spoleto onde o funcionário esta cansado da situação em que exposto todos os dias se encontra irritado e sem paciência. Ainda existem empresas que utilizam desse principio, porém, há empresas que descobriram outros meios, como a rotação das funções desempenhadas.

        

Frederick Taylor

Taylor enfatizou a área operacional e suas tarefas, inicialmente seu objetivo era voltado à redução de desperdícios, tendo como finalidade a maior eficiência industrial onde se deve produzir mais a custos mais baixos. Deu-se importância à aplicação de métodos científicos e planejamento para solucionar problemas administrativos

Taylor fez uma análise completa do trabalho na fábrica. Ele treinou os colaboradores, instalou salas de planejamento e organizou cada unidade.

Podemos relacionar muitas das conclusões e estudos de Taylor com as três empresas mencionadas.

Spoleto – Percebe-se no vídeo indicado que o funcionário, já esta cansado de lidar com aquela situação em que é submetido, mostrando irritado e sem paciência perante o cliente.

Em uma das suas conclusões no livro “Gerência de Fábrica”, Taylor menciona que os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas. E que os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida. Nota- se o oposto na situação mostrada no vídeo onde o funcionário não consegue atender ao cliente como deveria, esta questão é a superespecialização, facilitou seleção e treinamento, mas acaba se tornando desnecessaria a qualificação. Nota-se depois que a especialização não se trata da chave necessária no aumento da eficiência, sendo que com isso encontra-se um desafio aos administradores, qual seria, portanto a chave dessa eficiência? Para se alcançar a eficiência e cumprir com objetivos a capacitação é muito importante, mas existem outras questões necessárias, como por exemplo, valores éticos e morais, capacidade de planejar executar e controlar suas funções, são extremamente necessários em um ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com