TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  1.527 Visualizações

Página 1 de 4

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, é um livro de autoajuda, que foi publicado primeiramente no ano de 1937 pelo escritor americano Dale Carnegie. Dale era especialista em relações entre pessoas, por isso era apto a escrever um livro como este. Ele aplicava um curso para a melhoria de relacionamentos interpessoais e inicialmente seu livro era usado como uma apostila para os que cursavam na época.

Além de popular (500 milhões de cópias vendidas) o livro se mostra inovador, e atualizado, pois ainda se encaixa nas relações interpessoais da modernidade. Acho incrível que um livro tão antigo pode ser tão atual, provando que as regras básicas para se relacionar com as pessoas acabam sendo a mesma (ou bastante semelhantes) apesar de tanto anos.

O livro se trata de como devemos lidar com as pessoas, dando exemplos em que você se coloca no lugar do interlocutor, você pensa duas ou mais vezes antes de julgar o próximo, criando assim uma relação de respeito com o outro. Dale aponta essa ideia logo no começo do livro, para que durante a obra o leitor continue nessa linha de pensamento e ao meu ver é uma maneira bem inteligente de fazer com que o interlocutor acompanhe esse raciocínio, gerando assim uma melhoria no entendimento do livro.

O autor expõe como os seres humanos gostam de ser tratados e claro, todos nós queremos ser tratados bem, afinal, somos iguais e como o Dale expressou no começo da obra devemos nos colocar no lugar do próximo antes de julga-lo. Até a Bíblia já dizia, “Ame o próximo como a ti mesmo” (Marcos capitulo 12 e versículo 28) por isso devemos nos respeitar.

No próprio livro, o autor fala sobre o tratamento para com o próximo na citação “Técnicas fundamentais para tratar com as pessoas: Princípio 1: Não critique, não condene, não se queixe. Princípio 2: Faça um elogio honesto e sincero. Princípio 3: Desperte na outra pessoa um ardente desejo.” A qual nos dá dicas para como nos comportar diante dos outros.

Quando o assunto é relação interpessoal, algumas coisas já são obvias previsíveis por usarmos em nosso dia a dia, então, muitos julgam um assunto desnecessário para se discutir. No entanto, acredito que muitos de nós, nos enganamos por acharmos que entendemos disso, pois ao decorrer do livro, pude notar que agia de maneiras “erradas” diversas vezes.

O livro não deve ser examinado como um manual, que deve ser seguido à risca, porém é interessante retirarmos dicas dele para melhor convivermos com nossos conterrâneos. Por isso, acredito que esse livro deve ser apreciado, por tentar nos aproximar e melhor conviver em sociedade.

Grande parte das pessoas acredita que livros como este, são livros intelectuais, para estudos mais profundos da sociedade e pelo seu aspecto antigo, muitos acham que o livro vai ser chato e desnecessário para a vida, mas após experimentar mergulhar sobre as paginas de “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, passei a perceber que todos nós deveríamos ler este livro, pois podemos adquirir mais conhecimento sobre as pessoas que vivem ao nosso redor.

“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” também fala sobre liderança e uma frase que eu, particularmente achei bem coerente foi “Há mais chances das pessoas fazerem o que você quer quando você faz a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere.” Nesta frase podemos ver que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com