TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro - Como fazer amigos e influenciar pessoas

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 13

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS

Dale carnegie

O foco do livro é para se tornar uma pessoa melhor, fazer amigos e ser influenciavel.

PARTE I: TÉCNICAS FUNDAMENTAIS PARA LIDAR COM PESSOAS

Princípio 1: Nunca critique, condene ou reclame!

Precisamos evitar ser aquela pessoa que vive reclamando da vida, sempre tem algo ruim. Evitar a rotina de criticar os outros, pois isso afeta aqueles que estão ao redor! Todos ficam para baixo e as vítimas da crítica ficam ressentidas e com o orgulho ferido.

Segundo o Psicolgo B. F. Skinner, precisamos perguntar para entender a razão/motivos das açoes das pessoas pois nossa avaliaçao não interpreta o verdadeiro motivo e justificativa de determinada açao das pessoas, principalmente por não sabermos os critérios e experiencias que o levaram a realizar determinada escolha da açao.

Estudos mostram que recompensar animais nos acertos geram mais resultados do que castigar erros, ou seja, se com os animais elegiar é melhor que criticar, devemos seguir esta filosofia com nos humanos.

Hans Selye diz, com a mesma sede que temos de aprovaçao, temos medo da reprovaçao.

Precisamos sempre buscar palavras que induzam a açao de forma conciente, sem entendimento como critica. Quando tratamos com pessosas devemos lembrar que não estamos tratando com criaturas lógicas, estamos tratando com criaturas emotivas, cucetiveis a observaçao norteadas pelo orgulho e pela vaidade.

Carnegie sugere que comecemos a observar se nós temos esse hábito e nos colocar no lugar do outro. Nós também temos nossos defeitos, e esse autoconhecimento é muito importante e pode ser treinado!

Princípio 2: Demonstre sua apreciação pelas pessoas.

Se você quer convencer uma pessoa a fazer algo, devemos despertar o desejo nela. E a melhor forma de motivar e incentivar alguém é demonstrando apreciação.

Sigmundd Freud disse “no homem emana dois grandes motivos, a necessidade sexual e o desejo de ser grande.”

John Dewey disse “A mais profunda das solicitaçoes é o desejo de ser importante”

Portanto, todos gostam de um complemento e de ser aprecisado, portanto quando sorrimos, elogiamos e comprimentamos alguem, estamos elevando o desejo do proximo em ser importante e lembrado.

Dale Carnegie lembra do sucesso de Andrew Carnegie em sua gestão, pois ele era o magnata do aço mas nunca foi o mais expert em aço, ele dizia “Aqui faz um homem que soube ter junto a si homens que eram mais inteligentes que ele”

Lembrando sempre que apreciar e elegiar não é bajulação, devemos fazer elogios sinceros.

Princípio 3:Desperte um forte desejo na outra pessoa

Precisamos sempre entender e nunca esqueçer de que o que queremos não é necessariamente o que o outro também quer. As pessoas têm objetivos diferentes, então, queando queremos convencer alguém, primeiramente, precisamos nos colocar no lugar dela.

Um grande exemplo é sobre a pescaria, se quisermos pescar, colocamos minhoca no anzol em vez de morango com chantilly, pois o peixe gosta de minhoca. Iscar com o nosso gosto não traria resultado nenhum na pescaria.

O único meio de inflenciar uma pessoa é falar sobre o que ela quer e mostra-la como realizar o seu intento. Antes de agir devemos nos perguntar “como poderei fazer isso do jeito que ela queira?”

Um sabio conselho do Prof Overstreet é que devemos despertar na outra pessoa um desejo ardente. Aquele que conseguir isso terá o mundo todo ao seu lado. Aquele que não o conseguir trilhara um caminho isolado.

PARTE II: 6 MANEIRAS DE FAZER AS PESSOAS GOSTAREM DE VOCE

Princípio 1: Demonstre sempre interesse e entusiasmo na outra pessoa

Esse primeiro princípio parece simples, mas muitos deixam de lado. Dale Carnegie afirma que se você quer que os outros gostem de você, você deve mostrar que faz questão deles também! Inclusive, sem deixar de lado os “menos importantes”.

Sempre cumprimentar todos e olhar diretamente nos olhos.

Princípio 2: Sorria, você está sendo observado

Um sorriso não custa nada a ninguém e deixa todos à volta mais felizes, além de que uma pessoa que demonstra felicidade acaba se sentindo mais feliz também.

O Psicologo James V. Macconner dizia “As pessoas que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muito mais eficiência, além de criar filhos mais felizes. Existe mais informaçao num sorriso do que em uma expressão carrancuda”

Princípio 3: Lembre-se dos nomes das pessoas

A palavra mais importante e bonita para nossos ouvidos é o nosso próprio nome. Se quesermos conquistar as pessoas, precisamos sempre chama-las pelo nome sempre que possível.

Carnegie disse “Lembre-se do nome, chame facilmente e terá prestado a qualquer pesoa um sutil e muito diferente cumprimento. Mas esquece-lo ou chama-lo por nome diferente, é colocar-se numa grande desvantagem”

Andrew Carnegie e Rooselt chagaram ao sucesso homenageando e sempre lembrando dos nomes dos amigos e clientes.

Princípio 4: Seja um bom ouvinte. Icentive as pessoas a falaram sobre elas mesmas.

Devemos fazer perguntas perguntas apenas quando solicidados ou existir a necessidade. Após perguntarmos, sempre ouvir atentamente a resposta e NUNCA interromper.

Exemplo em um briga, nós nunca devemos retrucar e buscar agradecer por ter se prontificado a ir explicar o problema e encontrar a soluçao semre com um discurso na defensiva.

Muitas vezes precisamos de um ouvinte. Temos “pesos”mentais que precisamos “descarregar”com alguem mesmo sem receber opniões.

Os principais erros dos ouvintes são:

  • Nunca se mostrar disposto a ouvir alguem por muito tempo;
  • Falar incessantemente de voce mesmo;
  • Se tiver uma ideia enquanto o outro fala, interrompa-o;
  • Ele não é tao interessante quanto voce;
  • Porque gastar tempo ouvindo certo “tagarelice”;

Princípio 5: Fale das coisas que são de interesses do outro

Saber sobre o interesse dos outros é essencial para que, em uma conversa, possamos abordar assuntos de interesse e garantir a atenção do outro. Além de uma boa conversa, facilitamos a abertura para novos temas.

Roosevelt lia tudo sobre seus hospedes e clientes um dia antes de encontralos pois sabia que assim conseguiria abordar temas de interesse ao proximo, quebrando o gelo, facilitando chegar aos assuntos dos proprios interesses.

Princípio 6: Faça com que o outro se sinta importante.

Carnegie nos alerta que é bem comum as pessoas se sentirem superiores umas às outras. Portanto, para mostrar que não somos assim, devemos abusar das palavras mágicas, seja generoso e elogie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com