TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como planejar sua vida academoca

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

O curso de Administração da UFLA visa formar profissionais com o título de Bacharel em Administração, com capacidade de atuar em atividades próprias ao campo profissional do Administrador, como profissão liberal ou não, promovendo o desenvolvimento das organizações e sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes. O curso de Administração visa à formação de profissionais qualificados para desenvolver o processo de administração em diversas áreas das organizações, sendo: produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outras.

O curso de Administração pretende formar profissionais com visão estratégica do exercício da Administração, sedimentada na formação teórica e capacidade de análise e reflexão crítica sobre a realidade macrossocial, que os habilite a atuar de forma proativa e empreendedora na sociedade e nas organizações, com padrões de excelência requeridos pelo ritmo e amplitude das transformações ambientais.

O administrador deve ser um profissional com capacidade de reflexão acerca das diferentes necessidades sociais. Além disso, também deve ser capaz de perceber o contexto geral dos negócios e renovar suas competências em um processo contínuo de aprendizado, comprometido com a sociedade, com consciência ambiental, valorizando os princípios éticos e de cidadania.

Para exercer sua profissão, o administrador deve possuir habilidades para planejar, organizar, coordenar e controlar a utilização dos recursos produtivos, considerando fatores como qualidade e competitividade. Neste curso, estuda-se a gestão das diversas formas de organizações em todos os setores da economia, tais como: organizações públicas e privadas (com ou sem fins lucrativos), não governamentais, associações e cooperativas, além de prestadoras de serviços.

O curso tem duração de 8 (oito) semestres, na modalidade presencial e com periodicidade de oferta semestral. O tempo mínimo para conclusão do curso é de 4 (quatro) anos e o máximo 7 (sete), com a carga horária de 3.553 horas.

Além das atividades já previstas na Matriz curricular, o curso também oferece aos estudantes oportunidades de participação em atividades extracurriculares para completar a sua formação profissional, tais como: Programa de Educação Tutorial (PET), Centro Acadêmico, Iniciação Cientifica, Monitoria, Empresas Juniores (UFLA Júnior e Terra Júnior), Iniciação à Extensão, Bolsa Atividade e Núcleos de estudos.

Sabendo da importância das atividades extracurriculares para a formação do meu currículo, já trabalhei com Iniciação Cientifica durante 2(dois) anos na área de Solos e 3(anos) anos em Empresa Júnior (PQ Júnior). Atualmente tenho bolsa atividade no Cerimonial da UFLA. Esses foram os motivos que me fizeram mudar para o curso de Administração, pois me identifico muito com a área.

Nos próximos períodos, pretendo trabalhar com um Projeto de Pesquisa mais voltado para a Administração, sendo mais especifico na área de Eventos. Além disso, paralelamente, pretendo trabalhar na Terra Júnior e uma Empresa Própria na qual eu estou estruturando, com o intuito de expandir ainda mais a minha área de atuação.


  1.  OBJETIVOS

O curso de Administração da UFLA tem como principal objetivo a formação, em nível superior, de profissionais qualificados para desenvolver o processo de administração em organizações. O administrador deve ser um profissional com competências conceituais, técnicas e humanas, capazes de articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional. Deve ter também capacidade de reflexão sobre suas percepções em relação ao contexto geral das organizações e transformá-las em oportunidades empreendedoras, além de renovar suas competências em um processo contínuo de aprendizado, comprometido com a sociedade, com consciência ambiental, valorizando os princípios éticos e de cidadania.

Diante desses pressupostos, pretendo usufruir o máximo possível da área acadêmica, pois com todas as oportunidades que temos da Universidade, conseguirei traçar um caminho bom para trabalhar como um empreendedor, exercendo funções administrativas nas organizações em geral. Um profissional com capacidade de raciocínio abstrato que reflita a heterogeneidade das demandas sociais, sendo capaz de pensar e repensar o contexto geral dos negócios, a fim de produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos, renovando continuamente minhas competências em um processo de aprendizado autônomo e contínuo, empreendendo formas diversificadas de atuação profissional, me comprometendo com a sociedade e preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das futuras gerações, valorizando a gestão participativa e os princípios éticos e de solidariedade, enquanto ser humano, cidadão e profissional.

Estarei sempre em busca de maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente, sendo capaz de solucionar problemas, pensar estrategicamente com capacidade de empreender, estar preparado para enfrentar situações novas. Além disso, pretendo atuar com autonomia, criatividade, e com espírito de trabalho, em equipes estruturadas para um aprendizado contínuo e compartilhadas.

Por fim, pretendo adquirir todo o conhecimento suficiente que a Universidade me oferece, além de me especializar durante esses anos de Graduação na área de Eventos, pelo qual pretende atuar depois de formada.


  1. PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para se atingir um resultado desejado onde são especificadas as ações a serem implementadas para corrigir uma questão ou problema de qualidade de um processo, com responsabilidades e datas estabelecidas.

Para atingir um objetivo, uma meta, precisamos fazer alguma coisa, precisamos agir. Quanto maior a qualidade de ações e pessoas envolvidas, mais necessário e importante é ter um Plano de Ação. E, quanto melhor for esse Plano, maior a garantia de se atingir a meta pré-estabelecida.

Considerando a importância de um Planejamento da vida acadêmica, elaborei um Plano de Ação que me servirá de guia durante toda a minha graduação, mas tendo consciência que este poderá ser alterado a qualquer momento, durante o andamento do curso, por se tratar de um Plano não estático.

No cronograma a seguir, encontram-se as disciplinas que já cursei e as que pretendo cursar durante a Graduação, dentre elas, as obrigatórias, que são indispensáveis à minha habilitação profissional; as disciplinas eletivas, que têm por finalidade complementar a minha formação na área de conhecimento do curso, escolhidas entre as definidas para esse fim e de forma a integralizar a carga horária mínima estabelecida pelo colegiado do curso de Administração. Além disso, também apresentarei as disciplinas que tentarei aproveitar do curso que estou fazendo no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com