TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componente Curricular: Educação e tecnologia da informação e comunicação

Por:   •  2/12/2016  •  Monografia  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA VIDA-UNAVIDA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Componente curricular: educação e tecnologia da informação e comunicação

Unidade: Campina Grande

Docente: Rivana Andrea Sousa

Discente: Danieli Priscila Camelo Santos

QUESTÕES

  1. Para Moacir Gadotti (2002), pelo avanço das novas linguagens, tecnologias precisam ser selecionadas, avaliadas, compiladas e processadas para que se transformem em conhecimento válido, relevante e necessário para o crescimento do homem como ser humano em um mundo alto sustentável.
    Explique o que o autor quis dizer com essa informação.

Nos dias de hoje não é preciso apenas saber ler e escrever textos na linguagem verbal. É indispensável que o homem atual saiba ler outros meios como o rádio, a TV, o programa de multimídia, as páginas da web. Ao utilizar as tecnologias, é essencial que ele não se deixe de empregar a boa linguagem. Porém é fundamental que os professores se ajustem as diversas tecnologias de informação e  de comunicação, também desenvolvendo diferentes linguagens,  aspectos usados nas diferentes tecnologias. 

  1. Segundo Pierre Lévy (2000), as tecnologias intelectuais, assim chamadas por não serem simples instrumentos, mas por fluírem no processo cognitivo do indivíduo, vão ser os parâmetros utilizados nessa busca de compreensão da estrutura caótica social.

Para Lévy a tecnologia intelectual é uma forma de reorganizar a visão do mundo para seus usuários, transformando seus reflexos intelectuais, suas formas de comunicação e organização. Assim sendo, as tecnologias, longe de ser uma simples ferramenta, são importantes fontes imagináveis que participam plenamente da instituição de mundos compreendidos.

   

  1. Quais as dificuldades que os educadores sentem na construção do conhecimento nessa sociedade da tecnologia da informação e comunicação?

Muitos educadores sentem dificuldades ou resistem ao uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Diante dos saberes resultantes do dia-a-dia e os já estabelecidos, o professor precisa estar pronto, de forma contínua, para expandir sua capacidade garantindo a criação e recriação do conhecimento.  Apesar de ainda existirem condições favoráveis para a melhoria das TICs não se deve deixar de mencionar a existência de dificuldades de inúmeras ordens que atrapalham essa melhoria. As dificuldades surgem a partir de questões funcionais, técnicos de base, divisão de responsabilidades quanto a aparelhamentos e laboratórios até problemas de ordem política.

  1. Qual é a importância da formação continuada na implementação do processo de implantação das TICs na sala de aula?

Para que a aula seja proveitosa faz-se necessário a formação continuada do educador, assim estando preparado para ser orientador de seus alunos, e como aproveitar ao máximo essas ferramentas tecnológicas de forma relevante. É verídico que se faz indispensável à capacitação dos educadores para a inserção dessas inovações tecnológicas, porque é comum o professor aplicar em sala de aula uma técnica tradicional, e em raros momentos de utilização os recursos tecnológicos, como uma ferramenta de apoio na aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com