TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes da cultura organizacional

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO CAPÍTULO 19

Cultura organizacional

Segundo Edgar Schein cultura é: um conjunto de premissas que um grupo de pessoas aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna, essas premissas pode ser ensinadas a outras pessoas como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. Culturas organizacionais se dividem em subculturas, toda vez que cresce a empresa cria departamentos que se diferenciam em termos de missão e do tipo de pessoas empregadas.

Componentes da cultura organizacional

A análise da cultura organizacional é uma tarefa complexa, porque nem todos os seus componentes são observáveis. Os componentes que fica no nível, mais alto ou externo são os que consegue ver: os artefatos, a linguagem e os comportamentos habituais. Os componentes que ficam nos níveis mais profundos (valores e premissas) deixam de ver a observação e são mais difíceis de analisar.

Artefatos

Na cultura organizacional os artefatos são os componentes mais fáceis de ver, os artefatos  compreendem a arquitetura, os veículos, as roupas, os produtos que as pessoas usam.

Tecnologia

É o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas, ele compreende a própria escrita e a ferramenta usada para escrever, pode ser um lápis, computador entre outros.

Símbolos

Compreendem objetos e comportamentos que transmitem e carregam mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional, ex: rituais, imagens, hábitos, linguagem e cerimônias.

Linguagem: É o mais importante e notável dos símbolos, a linguagem comunica por idioma ou gírias, alguns idiomas são paroquiais outros são universais.

Arquitetura e vestuário: Esses símbolos visíveis diferenciam e identificam as pessoas e a empresa.

Histórias, mitos e heróis: Histórias e mitos são das tradições orais passados para as novas gerações, de maneira para durar para sempre a cultura dominante. As histórias são narrativas, os mitos são fictícios e os heróis são personagens de mitos e histórias.

Rituais e cerimônias: São eventos estruturados e coreografados, que celebram acontecimentos, que carregam significados e sucessos que mantem viva a lembrança das tradições.

Valores

Os valores compreendem as crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos repartidos pelos integrantes da organização a respeito de qualquer um elemento externo ou interno. Na base das normas de conduta estão valores crenças e preconceitos que influencia aspecto do comportamento das pessoas nas empresas.

Funções da cultura organizacional

Decide a maneira como as pessoas das organizações devem interagir com o mundo externo e consigo mesma, a cultura desenvolve um padrão de como as pessoas possam resolver esses dois problemas e reduzir a incerteza.

Convivência interna

Uma das principais funções da cultura é regular as relações com as pessoas da empresa, como interagir, como resolver conflitos, esses e outros comportamentos são expostos pela convivência de todos os dias e fazem parte da cultura.

Regras de conduta nas relações com o mundo exterior

A cultura exerce na segunda função as relações com outras pessoas e com grupos e com o ambiente de forma geral, de como o mundo externo deve ser visto e como outras pessoas de outros grupos devem ser tratados.

Disfunções da cultura organizacional

A cultura organizacional cria disfunções, que acaba afetando a capacidade de resolver problemas de convivência interna e adaptação externa. Disfunções são desvios no comportamento coletivo que fazem o papel de degenerações sociais.

Socialização organizacional

É a maneira de como as pessoas aprendem e obtêm a cultura de uma empresa, onde sutil ou coercitiva, os recém chegados são aculturados, que aprendem a se comportar com as regras da organização ou do grupo.

Mecanismos da socialização

Socialização ocorre por um processo de aquisição de comportamentos ou regras de conduta agregado aos papéis que as pessoas exercem nas empresas, os papéis estão agregado aos cargos ou funções que os membros assumem.

Estágios da socialização

Três estágios principais:

  • Expectatica e preparação: Adquirição dos comportamentos ou regras de conduta de uma cultura é uma norma que começa antes do ingresso da pessoa na empresa ou grupo.
  • Ingresso: Quando a pessoa entra na organização ela passa por diferentes processos informais e formais de aprendizagem de comportamentos.
  • Ajustamento e integração: Nessa fase os recém-chegados obtêm os comportamentos esperados e passam a ser considerados membros da empresa.

Diversidades

No mundo em que vivemos inúmeras organizações operam em muitos países, a administração moderna da grande importância ao entendimento das culturas nacionais e das suas diferenças.

Singularidade

Ela se manifesta não apenas nas especificidades de cada empresa, mas dentro de cada profissão e grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com