TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportameno organizacional

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 8

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Campanha motivacional para solucionar e estimular comportamentos diferentes na equipe de vendas da ‘Casa Ceará’.

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, 4º Sem. N/A.

.

SANTO ANDRÉ – 2015

INTRODUÇÃO

Esta atividade é fundamentada no livro texto do autor, RONCHETTI CARAVANTES, Geraldo. Comunicação e Comportamento Organizacional. São Paulo: Age, 2008. PLT 111.

Com a finalidade de mostrar a importância do comportamento organizacional nas organizações, o trabalho foi desenvolvido na elaboração de uma consultoria com o intuito de desenvolver um plano estratégico motivacional.

Partimos do pressuposto de que o comportamento organizacional é um mapa de campo entre o comportamento, as atitudes e a personalidade dos indivíduos, sendo que só será possível compreender sua complexidade, ao passo que entendermos quais os aspectos determinam as ações. Deste modo, abordamos os traços de personalidades de cada funcionário e suas justificativas conforme reagem ao ambiente organizacional.

Será possível identificar através da análise adequada, a melhor forma de desenvolver aos colaboradores motivos para sua melhoria nas vendas ou em sua função atual na empresa.

Veremos que o comportamento é uma forma eficaz de comunicação, onde é possível disseminar informações, identificando assim as falhas e melhorias, tornando o processo qualificado e criando métodos motivacionais.

CONSULTORIA IMAGEM

Somos uma empresa de consultoria em comportamento organizacional, reconhecida e com profissionais altamente capacitados para diagnosticar problemas e oferecer-lhes a melhor solução.

www.consultoriaimagem.com.br

Fone (011)3333-5555

Fomos contratados para mais um desafio, a casa ceara esta com problemas para motivar seus funcionários, pois alguns setores não se sentem como parte da equipe. Nossa missão e entender por que muitos deles estão se alto excluindo desta equipe e oferecer um plano estratégico para motivá-los

Liderança: Significa estar à frente de pessoas, ou de determinados grupos, é importante que o líder exerça uma influencia positiva sobre eles, pois isso ira refletir diretamente em seu comportamento, já que muitas pessoas principalmente no âmbito profissional se espelha em seu líder para tomar ou justificar muitas de suas atitudes e também define como será o ambiente profissional, um líder tem o poder de motivar ou desmotivar sua equipe, ou seja, e uma figura de extrema importância para uma empresa, veja abaixo alguns tipos de lideranças.

Liderança autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.

Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.

Maiêutica: Essa técnica foi criada por Sócrates e tem como finalidade fazer com que um individua destrua as barreiras do básico, daquilo que e comum e esta em sua zona de conforto, para ir além e obter novas opiniões, novo saber e  "conhece-te a ti mesmo", ou seja, fazer com que uma pessoa entenda que pode ir além do que ela esta acostumada, e uma técnica para fazer alguém evoluírem e se tornar mais criativa, quebrando as barreiras que ela mesma impõe em sua mente.

Visão Sistêmica: E a capacidade que profissional tem de “ver” a empresa como um todo, entendendo suas necessidades e prioridades, sabendo a saída e o destino de cada operação, um profissional com visão sistêmica possui grandes vantagens a frete dos demais no caso de uma eventual promoção, pois ele sabe todos os direcionamentos da empresa e assim se colocara melhor perante elas.

Caso Casa Ceará

O gerente Luis Augusto notou que alguns setores como caixa, almoxarifado, administrativo T.I, limpezas e entre outros setores não se consideram parte da equipe, esse sentimento se da na maior parte das vezes pela seguinte razão:

Em um comercio varejista ou atacadista o setor que e mais visível e o setor de vendas, pois quando entramos em uma loja a primeira pessoa que vem ao seu encontro, já que a função dela e essa esse cargo e conhecido por sua famosa comissão que, um tipo de remuneração no qual o vendedor ganha uma porcentagem de acordo com cada venda, que será somado em seu salário bruto no final do mês, sendo assim os vendedores aparentemente sempre estão mais satisfeitos do que os demais departamentos, já que caixa, administrativo e etc... Não possuem essa comissão, despertado um sentimento de inferioridade, outro fato que agrega a desmotivação, e porque no decorrer do mês e são feitas varias reuniões necessariamente com o setor de vendas, o que faz com que as outras equipes se sintam menos importantes dentro de uma organização.

O primeiro passo e mostrar claramente que existem vários setores, porem a equipe e uma só, o ideal e fazer uma reunião com a finalidade de ouvir o colaborador e encontrar algo motivador para todos, nesta reunião e importante a participação de toda a liderança, pois muitas vezes e elas que devem estar sendo falha já que a motivação deveria partir deles.

A equipe de vendas tem se esforçado, porém não tem demonstrado muita ‘felicidade’ em atender um cliente, isso ocorre porque o restante da equipe esta claramente desmotivada então isso acaba refletindo nos vendedores, uma vez que a felicidade e satisfação são contagiantes, a desmotivação e insatisfação também são, e impossível um setor se manter de inabalável perante uma crise no restante dos setores, mediante este diagnostico a solução e:

Uma reunião onde os funcionários expressem seus sentimentos e eles mesmos de opiniões de como eles resolveriam esses problemas, após todas as alternativas uma seria escolhida por eles, e assim se sentiriam responsáveis em fazer dar certo, já que essa solução partiu de um colaborador.

Analise de caso Loja varejista Confecções Tremi

Estivemos presente em uma loja de varejo chamada Trimix situada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com