TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional - Consultoria Técnica

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASILIA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR: FÁBIO

A.T.P.S. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Nome                                 R.A.:

Gilberto Diniz                3710792503

Rafael Santos                4605880210

Roni Freire                        3715645120

Dayane Gabrielly                4252064450

Raquel Teinna                4236824573

Flavio Luiz                        3703707833

Lindson Gomes                4826916646

Brasília, 22 de maio de 2012


Faculdade Anhanguera

CURSO: Administração PERÍODO: 1°semestre TURNO: Noturno

DISCIPLINA: Comportamento Organizacional

PROFESSORA: Fábio

ALUNOS: Flávio Luiz O. Martins, Gilberto Diniz Aleixo e Silva, Dayane Gabrielly L. Dos Santos, Rafael Santos da Silva, Roni Freire Silva, Raquel Teinna e Lindson Gomes

DATA: 22/05/2012


INTRODUÇÃO

Hoje, é sabido por todos, que identificar e saber lidar com os diversos tipos de comportamentos dentro de uma organização faz parte do perfil de um bom líder. Tendo como base essa idéia, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de identificar as vertentes oriundas do comportamento organizacional, tais como: visão sistêmica, mudança, inovação, entre outras.

Neste trabalho iremos apresentar as conclusões desenvolvidas pelo grupo a respeito de comportamento organizacional e suas variáveis. Ter uma noção mínima do comportamento das pessoas que nos cerca é imprescindível para se desenvolver um ambiente agradável e psicologicamente confortável.


ETAPA 01

Definição de Comportamento Organizacional (CO)

        Comportamento Organizacional é o estudo que tem por finalidade analisar o comportamento das pessoas que compõem uma organização com o intuito de melhorar o convívio dessas dentro da empresa e promover a continua satisfação dos colaboradores dentro do ambiente e com isso “alavancar” os resultados para a satisfação dos clientes.

Conceito de Visão Sistêmica e mudança

        Visão Sistêmica seria uma visão diferente da visão cartesiana, mecanicista. Nesse ponto de vista sistêmico primeiro se estuda as partes, sem perder a visão do todo, para ter uma melhor noção da natureza do problema. Com isso, fica melhor entender cada parte do problema, seus componentes, para posteriormente ter uma melhor compreensão do todo em si.

        Mudança é uma constante que tudo e todos estão submetidos a passar. É uma cadeia. Uma mudança gera outra. É uma característica natural do mundo. Tudo muda! É algo que devemos propiciar para que não ela não nos pegue de surpresa, por isso requer cuidados, pois aquilo que pode parecer mudança de pouca importância pode acarretar em algo significativo em longo prazo. Temos que ser o agente causador da mudança, da inovação. É tarefa de um líder ser o causador da mudança.


ETAPA 02

1- No que consiste o conceito de Inovação?

Inovação é a exploração de novas idéias. Inovar, em uma empresa, significa uma posição de vantagem em relação ás outras empresas. É estar um passo à frente das outras. Além disso, inovar é essencial para a sustentabilidade de uma empresa no mercado.

2- Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

        A personalidade diz respeito aos “traços” que as pessoas trazem em si. São pontos de vista, experiências passadas, enfim, várias vertentes particulares que, de uma forma ou de outra, podem interferir na implantação de novos conceitos em uma organização. Pelo fato de cada pessoa ter uma maneira pensar e de interpretar algo ou alguma coisa, isso pode interferir na implementação de novos conceitos ou idéias dentro da organização.

3- A motivação está atrelada aos traços de personalidade?

        A motivação está significativamente atrelada a personalidade. É sabido por todos que a motivação é algo personalíssimo, ou seja, somente a própria pessoa pode se motivar. O que o gestor/líder pode fazer é auxiliar a pessoa a se motivar com premiações, campanhas motivacionais, benefícios, promoções, enfim. Além disso, o que pode ser visto e interpretado de forma positiva por uma pessoa, pode não ter o mesmo impacto em outra.

Resumo

        A inovação dentro de uma organização, a partir das entrevistas, foi encarada como algo positivo para a empresa. É notável que todos querem fazer parte de uma empresa que busca algo sustentável e que de alguma forma seja agradável à todos através de seus resultados. Se os resultados da empresa são positivos, a instituição irá buscar ferramentas para que os protagonistas dos resultados, ou seja, os colaboradores, possam ser congratulados de alguma forma. É claro que cada pessoa tem uma forma oposta ao senso comum de interpretar algumas coisas, mas é democrático o pensamento de que a inovação é um fator importante em uma empresa. Personalidades diferentes são algo que terá em todas as instituições, porém, o estudo desses comportamentos e a melhor maneira de geri-los está atrelado ao líder, que tem por finalidade ser o agente propulsor de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com