TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Organizacional

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.432 Palavras (14 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU[pic 1]

UNIDADE NATAL – LAGOA NOVA

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMUNICAÇÃO NAS[pic 2]

ORGANIZAÇÕES

SUPERVISIONADO POR:

KLEBER CAVALCANTE

ELABORADO POR:

ADNA NATALHYA

ANDERSON LUAN

DINARTE TRIGUEIRO

HEBERT SOUZA

JOILMA VIEIRA

KLEBER BATISTA

NATAL/RN

2015

ÍNDICE

1.        INTRODUÇÃO        

2.        COMUNICAÇÃO        

2.1.        FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO        

3.        PROCESSO DE COMUNICAÇÃO        

3.1.        DIREÇÃO DA COMUNICAÇÃO        

4.        REDES DE COMUNICAÇÃO        

4.1.        REDE FORMAL        

4.2.        REDE INFORMAL        

5.        GESTÃO DO CONHECIMENTO        

6.        BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO        

6.1.        COMUNICAÇÃO MULTICULTURAL        

7.        AUXILIOS NA COMUNICAÇÃO EFICAZ        

7.1.        FEEDBACK EFICAZ        

7.2.        ESCUTA EFICAZ        

8.        CONCLUSÃO        

9.        BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo elucidar um dos múltiplos pontos fundamentais e característicos da administração, no qual está inerente na função de direção. Essa função característica da direção chama-se, comunicação. Este material apresentado foi elaborado pelos membros seminaristas do grupo supervisionado da disciplina de Fundamentos de Administração II, da Faculdade Maurício de Nassau, do Grupo SER EDUCACIONAL, tendo como base principal dos argumentos a bibliografia de Stephen P. Robbins em conjunto com outros autores e pesquisas abordadas ao decorrer dos assuntos para melhor enfatizar.

À medida que for feito o estudo meticuloso do assunto abordado, o graduando, ou ao leitor que se possa interessar, poderá definir com mais clareza o termo comunicação, delineando suas funções e descrevendo todo o seu processo através dos tipos mais comuns de redes de pequenos grupos. Salientando, também, que com tal compreensão poderá identificar com mais facilidade alguns fatores que afetam a utilização da rede de rumores, rede esta que dentre as outras se deve manter bastante atenção. Observará neste conteúdo a importância da gestão do conhecimento e terá a orientação de quais são algumas das barreiras comuns à comunicação eficaz, incluindo algumas regras para a melhoria de uma delas, que é a comunicação multicultural, e fazendo uma relação dos comportamentos associados ao feedback e escuta ativa eficaz.

Com essa carga de informações, ao fim, poder-se-á perceber quão necessário é ter o domínio da teoria para que ela seja utilizada e aplicada da melhor forma possível no ambiente organizacional.


  1. COMUNICAÇÃO

Podemos definir comunicação como um ato de transmitir uma mensagem ou significado para uma pessoa ou mais de maneira que a mesma possa ouvir (captar), entender e responder a mensagem em questão. Somente deste modo a comunicação entre os indivíduos inseridos no contexto é exercida com êxito, pois uma mensagem transmitida, por mais que ela seja boa, se tornará inútil caso não haja uma resposta coerente da parte que a recebe.

Porém, temos que ter em mente que uma comunicação perfeita será impossível de acontecer, pois um fato que ocorre é que cada ser pensa de forma diferente, ainda que em pequena escala de diferença, e que constantemente o cenário em que estamos envolvidos sofre mudanças.

  1.  FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO

Dentro da Comunicação existem quatro funções básicas e que não podem deixar de serem utilizadas, pois se assim for, a comunicação, se tornará insípida. Estas funções são:

  • Controle – Quando citamos esta função poderemos imaginar uma empresa com níveis hierárquicos usando da comunicação para, como o próprio nome já diz, controlar, organizar, direcionar os funcionários subordinados determinando o modo de agir deles dentro da organização;
  • Motivação – a comunicação motivacional esclarece o que deve ser feito, avalia o desempenho e indica como ele pode ser melhorado para que o funcionário apresente bons resultados;
  • Expressão Emocional – Forma primária de interação onde expressa os sentimentos de satisfação ou indignação;
  • Informação – função que usa das informações que adquirimos da vida em experiências e conhecimento de mundo que nos ajuda a tomar decisões, contribuindo para a tomada de decisões.
  1. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Antes de uma comunicação ser estabelecida, temos todo um processo de produção que inicia a partir do momento que a necessidade do emissor tem de transmitir uma mensagem ao receptor. Veja o diagrama a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (362.5 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com