TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Organizacional

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

DANIELA APARECIDA

JÉSSICA RIBEIRO

JULIANA VISONI

EMANUELE FABRI

VITTÓRIA DIAS

WANDERLAINE ALEXANDRA

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL:

PADO

[pic 2]

Londrina

2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        02

2        DESENVOLVIMENTO        03

2.1        Comunicação Institucional        03

2.2        Comunicação Administrativa        04

2.3        Comunicação Mercadológica        05

2.4        Comunicação Interna        06

CONCLUSÃO        08

REFERÊNCIAS        09

        


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos estudar e identificar as modalidades da comunicação organizacional na empresa “A Pado S/A”, demonstrando os conceitos de cada uma e exemplificando-as de acordo com a empresa que escolhemos.

A Pado é uma empresa privada de Cadeados, Fechaduras, Dobradiças e Acessórios e é atualmente uma das maiores e mais importantes empresas do Brasil, que há mais de 78 anos vem evoluindo e ampliando sua participação no mercado nacional e internacional. A empresa procura unir design e segurança em seus produtos. Conta com aproximadamente 1.350 funcionários e com uma equipe de 165 representantes. Seu produto é conhecido e reconhecido em todo o Brasil através de sua equipe de vendas e Show Room móvel, sendo 5 vans espalhadas em todo o Brasil, levando os produtos a seus clientes.

Sua história teve início em 1936, quando os imigrantes italianos, Joaquim Paioletti e Francisco Ragosta fundaram uma empresa: era, então, apenas uma fundição, que atendia encomendas de arreios e estribos para cavalos. Tempos depois, associaram-se ao alemão Dorner surgindo assim o nome Pado, resultado da fusão das duas primeiras sílabas dos sobrenomes Paioletti e Dorner. Em 1998, sob novo comando acionário, seu parque fabril foi transferido para Cambé – PR.

A Pado é uma empresa com responsabilidade social, vencedora de vários prêmios no seguimento de cadeados, fechaduras e acessórios que tem como lema: “Olhar para o futuro é viver o presente, respeitando o passado”.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Comunicação Institucional

A comunicação institucional procura obter a credibilidade e confiança, conquistando a simpatia do seu público e influenciando no político-social. É responsável também pela imagem e identidade corporativa de uma empresa e está relacionada com prestígio e reconhecimento social.

A comunicação institucional enfatiza a missão, visão, valores e à filosofia da organização, além de dar apoio ao marketing cultural, esportivo e social, como por exemplo: patrocinando artistas, eventos culturais, competições, atletas, entre outros.

Os projetos sociais e ambientais que a organização participa fazem com que a sua marca seja lembrada e bem vista pela comunidade e dentre vários outros públicos.

Seus principais instrumentos são:

  • Relações públicas
  • Jornalismo Empresarial
  • Assessoria de Imprensa
  • Marketing Social
  • Marketing Cultural
  • Publicidade Institucional
  • Editoração Multimídia
  • Imagem Corporativa

Assim, podemos identificar alguns elementos de comunicação institucional presentes na empresa:

  • Missão: Oferecer ao mercado produtos com segurança, design inovador e de modo responsável com a sociedade e com o meio ambiente;
  • Visão: Ser líder no mercado nacional de cadeados e ferragens de porta e janelas;
  • Filosofia: Respeitando as pessoas, ousadia, reponsabilidade socioambiental, melhoria continua, comprometimento com o cliente;
  • Valores:  Inovação, responsabilidade, comprometimento, respeito, honestidade, ousadia, flexibilidade.

Mais um exemplo desse tipo de comunicação é o site. Através do endereço www.pado.com.br podemos encontrar o link “a empresa”, que conta um pouco da história de como tudo começou.

Além disso, podemos conferir os prêmios conquistados durante os anos de 2010 a 2015, por exemplo: Top of mind revenda construção e Prêmio destaque Anavidro 2015.

E por último, o projeto social. A Pado criou um Coral em 2010, com intuito de aproximar as pessoas, integrar os diversos setores e propagar a cultura musical na empresa.

A empresa também pratica ações sustentáveis, possui a certificação da ISO 9001, estação de tratamento de fluidos, reciclagem e recuperações de materiais. Investe em maquinários novos e processos de produção que têm como objetivo reduzir a geração de poluentes.

Com a dificuldade da Pado em encontrar mão-de-obra especializada, a empresa em parceria com o Senai, criaram a Escola Profissionalizante Erich e Nina Gardemann que iniciou suas atividades em junho de 2008.

2.2 Comunicação Administrativa

Dentro da comunicação organizacional, temos a comunicação administrativa que é responsável pelo cotidiano da administração onde orienta, atualiza, ordena e reordena o fluxo de atividades funcionais por meio de normas, regulamentos, instruções, plano de cargos e salários, portfólio de produtos e serviços, política de gestão, portarias, avisos, resultados financeiros, manuais, entre outros.

Viabiliza o sistema organizacional e comunicacional da organização deixando claro e acessível o andamento dos trabalhos internos e externos. Permitindo a visualização de todo o ciclo, desde a produção de produtos e serviços, até a entrega ao cliente e o feedback após o consumo do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com