TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Sobre Comportamento e Cultura Organizacional

Por:   •  6/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos Sobre Comportamento e Cultura Organizacional

Comportamento organizacional - Consiste no estudo sobre o modo como as pessoas ou grupos que compõe uma empresa agem nos seus respectivos locais de trabalho, e como as suas atitudes podem afetar os costumes e condutas que caracterizam a organização. O estudo do comportamento é importante para garantir uma melhoria na gestão de pessoas, prevendo conflitos pessoais e coletivos entro os colaboradores.

Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização.

Gestores/Administradores - Profissionais responsáveis pela tomada de decisão e condução das estratégias, peça fundamental para o alcance das metas e objetivos nas organizações. 

Na maioria das organizações, são responsáveis pela criação, manutenção e alteração da cultura já existente.

Habilidades Interpessoais - Capacidade de interagimos com as pessoas ao nosso redor, gerando resultados positivos dessas conexões. Ter bons relacionamentos é algo de extrema importância e imprescindível na corrida pelo sucesso profissional e pessoal.

Construir uma cultura forte significa criar um ambiente de trabalho agradável, encorajador e inspirador. Fazer parte deste ambiente, gera uma capacidade maior de transformar as habilidades interpessoais em resultados positivos para a organização.


Satisfação no trabalho - Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação a seu trabalho, é mais uma atitude do que um comportamento, considerada uma variável dependente básica, por duas razões, ela tem uma relação clara com fatores de desempenho e com outros valores preferidos por diversos pesquisadores do comportamento organizacional. A satisfação no trabalho está ligada à automotivação e à expectativa que se tem sobre o trabalho que exerce.

Um dos objetivos da cultura organizacional é fazer com que o ambiente de trabalho seja propício ao desenvolvimento coletivo e individual do funcionário. Colaboradores motivados com seu trabalho e suas responsabilidades diárias, terão menores chances de ficarem insatisfeitos. 

Absenteísmo - O não comparecimento, ou atraso do colaborador ao trabalho, constitui um grande ônus e uma dor de cabeça para os gestores. O absenteísmo pode ser causado por doenças, por motivos familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras e de transporte, falta de motivação, atitudes impróprias etc.

Empresas com uma cultura organizacional forte e bem definida possuem índices baixos de absenteísmo.  Colaboradores satisfeitos querem estar no trabalho.

Organizações - Unidades planejadas e estruturadas com propósito de atingir objetivos específicos, tendo a participação de indivíduos e seus respectivos grupos como característica fundamental das organizações.

Em cada organização a cultura é exclusiva, baseada nos objetivos e valores traçados desde o início de suas atividades

Diversidade da força de trabalho - Grau de heterogeneidade da composição da força de trabalho das organizações.

Cada colaborador é delegado em funções e responsabilidades de acordo com sua especialização, qualificação educacional e física.

Administração baseada em evidências - Tem como objetivo basear as decisões gerenciais na melhor evidência científica disponível, evitando a tomada de decisão gerencial “às pressas” com pouco ou nenhum estudo sistemático.

Cultura empresarial inclui uma missão bem definida, visão e valores corporativos que facilitam a tomada de decisões. Assim, quando surge algum questionamento, qualquer colaborador, gerente ou líder pode encontrar a resposta nessas definições

Produtividade - Consiste em transformar matéria-prima em produto acabado ao mais baixo custo possível. A produtividade implica uma preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia. Uma das principais preocupações do comportamento organizacional é a produtividade onde é necessário descobrir quais fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, grupos e da organização como um todo.

Uma cultura de empresa forte aumenta a produtividade, estimula a motivação e o compromisso com os interesses coletivos e corporativos. Colaboradores motivados produzem mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com