TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Cultura Organizacional

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

2 – O conceito de cultura organizacional foi trazida a tona por conta das empresas multinacionais, que com interesse de buscar locais para exploração de mão de obra e matéria prima em localidades economicamente baratas para obter vantagens mercadologicas competitivas, utilizando um padrão de funcionamento e operação. Mas diversas vezes era observado que os resultados não são os mesmos, por conta da cultura do local, a cultura implantada e os grupos informais à organização interferirem de forma diferente aos demais locais. Na STIHL vemos os três tipos de cultura organizacional presentes: preceito, tecnologia e caráter.

A evolução tecnológica já se deu na criação da empresa, ainda familiar, com o invento da motoserra, já que antes os trabalhadores na Europa faziam a extração manualmente usando machados ou serras. A própria empresa progrediu tecnologicamente por meio de pesquisas e modernização dos processos.

Quando a empresa de família viu necessidade de entrar no mercado e chegou ao Brasil as evoluções foram acontecendo às vezes naturalmente, como por exemplo a possibilidade de exportar para EUA e a própria Alemanha por causa de desastres naturais. Também a nova localização, deu a idéia de começar uma nova máquina, chamada roçadeira que só se tornou viável pelos tipos de planta que haviam em São Leopoldo.

No processo de profissionalização da empresa fica clara uma diferença de cultura entre Alemanha e Brasil. Enquanto na Alemanha foram escolhidos os funcionários que iriam gerir a empresa “a dedo”, no Brasil foi escolhido um gestor que era querido na empresa e amigo da família e um outro empresário do ramo automotivo. Este último queria mudar a cultura e ao mesmo tempo não deixar serem esquecidas as raízes que seriam de uma empresa familiar. Ao contrário do que havia na Alemanha onde havia segurança no emprego e se dava muita importância para a hierarquia, no Brasil foi criado um projeto onde os funcionários discutiam o melhor para o futuro da nova empresa num local onde nao havia ninguém acima de ninguém no momento das reuniões, o que nunca aconteceria lá por causa da cultura daquele país.

3- Ao meu ver, a STIHL é Dionísio. O Deus das festas, dos vinhos e do teatro. O perfil de gestão dionisíaco é a liberdade individual. Aqui as opiniões dos especialistas no assunto são levadas a sério, podendo ter mais relevância que a opinião do gestor. Universidades são os locais que mais predominam esta característica visto que professores especialistas em diversas áreas têm opiniões e simples comentários respeitados por outros professores e principalmente por outros alunos. Das universidades que também saem os cientistas responsáveis pelas grandes descobertas da humanidade. O conhecimento centralizado aliado com a racionalidade com que os problemas são resolvidos refletem este estilo de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com