TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência Perfeita

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos conceitos referentes á estrutura de mercado é a concorrência perfeita. Explique este conceito quanto as suas características e de dois exemplos de atitude que se enquadra neste mercado.

Introdução

Neste trabalho iremos entender o que é concorrência perfeita e como ela se aplica no mercado.

O que é concorrência perfeita?

Concorrência perfeita é um tipo de mercado onde há um grande número de vendedores e consumidores onde nenhum deles possuem o poder suficiente de influenciar o preço de mercado de um produto homogêneo. Ou seja, o produto é visto pelos consumidores como igual independente da empresa que o fez. Não existem também barreiras para este produto entrar no mercado. Consequentemente o preço também é homogêneo, a procura do preço é bastante elástica, então não existem incentivos para mudanças de preços no mercado, eles são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Caso uma empresa queira colocar um preço acima do mercado, os consumidores optaram pelo produto de outras empresas dados as características que o produto é o mesmo.

Como se enquadra no mercado?

Um exemplo prático de produto é o açúcar, nenhum produtor consegue obter lucros acima da média, pois independente da marca o produto é o mesmo, então o consumidor optará por marcas substitutas que além da qualidade e o produto serem os mesmos, não alterará seu orçamento pessoal.

Outro exemplo prático seria a bolsa de valores, onde temos uma ação do Banco do Brasil e existem diariamente milhares de compradores e vendedores das ações que têm um perfeito conhecimento do preço (quanto a ação vale no período), resultando em uma livre entrada de compradores e vendedores neste mercado.

Outro exemplo é o arroz e outros produtos agrícolas, é um produto padronizado, existindo milhares de vendedores e de compradores desse produto no mercado.

        

Conclusão:

Examinando as características do mercado de concorrência perfeita, são empresas que vendem produtos homogêneos. E é o mercado que estabelece o preço do produto, fazendo assim um preço justo, eliminando qualquer exploração ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com