TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria no mercado das mangueiras

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

O projeto Interdisciplinar no “Mercado das Mangueiras”, no qual este artigo se insere, surgiu de um trabalho da Faculdade dos Guararapes - FG e a Administração Local do Mercado, buscando contribuir para reflexão e encaminhamentos de soluções coletivas de forma Interdisciplinar, produzida a partir do diálogo entre feirantes e alunos do curso de Administração/Manhã, como uma ação corretiva e preventiva da falta de organização em sua estrutura.

Inaugurado em 25 de junho de 2009, mediante a relocação de 1.116 feirantes, que atuam nos segmentos de frutas, verduras, temperos, alimentação e vestuário, e que trabalhavam na Avenida Barreto de Menezes em Jaboatão dos Guararapes – PE. A instalação dos feirantes no mercado proporcionou um melhor espaço de trabalho para uns e para outros teve que refazer a recolocação no primeiro andar.

No entanto, muitos problemas foram evidenciados através de nossas visitas técnicas tais como: falta de conservação do patrimônio público do Mercado; falta de tratamento adequado dos resíduos sólidos; falta de segurança no local, uso dos espaços de forma desordenada; problemas de saneamento básico; além das dificuldades de convivência e respeito ao próximo no ambiente do Mercado.

Objetivando solucionar os problemas citados, estabeleceu-se um diálogo entre as equipes de Administração e os proprietários a fim de identificar os principais problemas e solucioná-los. Conseguindo assim que ambos saíssem satisfeitos nos seus projetos sendo também observadas mudanças em seu funcionamento através de nossa orientação .

Os mercados são resultados das feiras livres, por possuir um caráter periódico, houve a necessidade de se estabelecer um local fixo, onde as pessoas poderiam comprar, vender produtos e trocar informações. Com o passar do tempo, foram construídas edificações, onde essa relação de troca poderia ser realizada com frequência, sem a preocupação de um tempo limitado.

Abaixo abordaremos temas relevantes como: Criação de sua organização, planos de ações para melhorias em sua estrutura, controle de estoque e suas qualidades, precificação até meios de financiamentos para melhores investimentos em seu negócio.

 2 - Identidade organizacional

2.1 Criação da identidade organizacional

O aspecto mais importante e diretivo, para execução de um trabalho ou serviço com eficácia, por parte de todos em uma organização, é o entendimento da razão da existência da empresa e seu papel na sociedade.

Que é o conjunto formado pela, visão, missão e valores, que juntos representam a identidade organizacional da empresa, determinam a direção estratégica para o negócio, que vai desde o agrupamento das operações até a estratégia da empresa e motivação de equipe.

Missão: É o ‘’ problema’’ que a empresa quer resolver no mundo, a razão de existir de uma organização é preencher uma lacuna no mercado, uma demanda não atendida, através de uma oferta que já existe ou criando uma nova oferta, para um público que até então não tinha suas necessidades atendidas. A missão não tem prazo definido e deve buscar diferenciar seu negócio das outras empresas.

Visão: É a descrição das inspirações e aspirações do negócio, é o futuro desejado pela empresa e deve ser buscado por todos dentro da organização. A visão da organização deve ser prática, deve caber na realidade da empresa e ser tangível, para que não o negócio não se torne apenas, uma utopia coletiva. Também pode ser vinculada as metas da empresa e ter prazo definido, mas deve ser revisada a longo prazo.

Valores: Os valores são os princípios que regem os comportamentos e atitudes dos membros da organização, esses valores dão suporte para execução da missão, para atingir a visão definida. Eles ainda servem para nortear o relacionamento dos colaboradores entre si e dos colaboradores com os clientes, comunidade e sociedade.

Apresentamos o que é e a importância de uma identidade organizacional alinhada com as motivações da existência do negócio, e como isso impacta na organização. Isto posto, e tomando como base essas definições, criamos junto com a empresária sua identidade organizacional. Baseamo-nos nas vontades, anseios e juntos definimos as diretrizes que vão nortear as ações da empresa.

São elas;

Missão: Entregar lanches saborosos, capazes de transformação a alimentação em um momento único.

Visão: Ser a maior lanchonete e referência no mercado nas Mangueiras.

Valores: Estabelecer uma relação de confiança, oferecendo alimentos produzidos com excelência, qualidade e higiene. Oferecer um ambiente limpo, agradável, sempre de forma receptiva e cortês.

2.2 Análise SWOT

Uma ferramenta simples de análise, que visa auxiliar na identificação de possíveis pontos onde a organização necessita de reformulação, por apresentar índices negativos ou positivos, essencial para nortear o empresário na tomada de decisão.

Diante do que foi identificado executamos a análise SWOT, com objetivo de auxiliar na formulação do plano de ação para corrigir possíveis falhas encontradas.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

2.3 Plano de ação

O plano de ação serve para dar clareza, as direções a serem seguidas durante a execução de uma nova abordagem, em qualquer segmento dentro da empresa, é usada com indicador, para deixar claro quais são as ações mais importantes e efetivas para implementar a ação. Seguindo os pontos fracos encontrados no negócio e com base na ferramenta 5W2H montamos um plano de ação visando corrigir os pontos fracos, indicados na análise SWOT.

O quê?

(Atividade)

Por quê?

(Objetivo)

Quem?

(Responsável)

Quando?

(Data)

Onde?

(Local)

Como?

(Como)

Quanto?

(Custo)

Limpeza do ambiente/Utilização

De luvas

Fornecer ao cliente um ambiente agradável e garanti o máximo de higiene.

Atendentes

A definir

Ponto de Atendimento/Balcão

A cada cliente deve ser limpo o balcão, uso contínuo de luvas e toucas.

A definir

Criação de um plano de negócios

Identificação detalhada do negócio como um todo, desde da área de atuação até gestão da empresa.

Gerência

A definir

Sede

Com o auxílio de ferramentas do Sebrae/Canvas

Zero

Contratação de novo funcionário

Diminuir a sobrecarga nos demais funcionários e delegar novas funções.

Gerência

A definir

Sede

Recrutamento e seleção

A definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (816.1 Kb)   docx (717 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com