TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratação de Pessoas com Deficiência

Por:   •  19/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

João Silva

Maria Souza

A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS

 COM DEFICIÊNCIA

Belo Horizonte

2013

João Silva

  1. Maria Souza

  1. A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS
  2.  COM DEFICIÊNCIA

Trabalho acadêmico de conclusão de disciplina, modalidade projeto de pesquisa, apresentado ao Curso de Administração, como condição para aprovação na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Prof. Orientador:  Ms. Eduardo Borges Castro

Belo Horizonte

2013

A todos os nossos amigos e professores.

[...] todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso, sendo assim enfatizada a importância do colaborador nos resultados organizacionais.

(CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano nas organizações)


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 TEMA E PROBLEMA        

3 OBJETIVOS        

3.1 Objetivo geral        

3.2 Objetivos específicos        

4 JUSTIFICATIVA        

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

6.1 Referencial teórico sobre gestão do capital humano nas empresas        

6.2 O mercado de trabalho para as pessoas com deficiência        

6.3 Os problemas existentes para a contratação        

6.4 Métodos de qualificação destes profissionais        

7 CRONOGRAMA        

8 CONCLUSÃO        

9 REFERÊNCIAS        18


1 INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa visa sobre a área de Recursos Humanos. É um trabalho apresentado para a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa e tem como objetivo a aprendizagem das normas de formatação da ABNT.

Nos dias atuais ouve-se muito falar sobre inclusão social, que nada mais é que trazer aquele que é excluído socialmente por algum motivo, para uma sociedade para que participe de todos os aspectos e dimensões da vida como: o econômico, o cultural, o político, o religioso e todos os demais. Infelizmente, pode-se dizer que inclusão social é um tema distante da realidade social do Brasil.

As funções de seleção e desenvolvimento do capital humano[1] e o planejamento e execução de atividades relacionadas com a área de administração de pessoal, além é claro, das rotinas trabalhistas e previdenciárias, são executadas pelo Departamento de Recursos Humanos. Os profissionais deste setor têm um papel importante dentro de uma empresa, no que diz respeito ao gerenciamento da mão-de-obra contratada. Escolher o perfil certo para determinada vaga, requer uma análise crítica e imparcial do currículo, mas também deve ir além dos aspectos humanos, pensando de forma estratégica, no que diz respeito às metas da empresa.

Muitos estudos mostram que promover a diversidade no mercado de trabalho trás muitos benefícios para as empresas. Pessoas com formação diferente, com visões diferentes sobre os mesmos problemas, reunidas em um mesmo ambiente proporcionam uma visão mais holística e promovem a criatividade e a inovação.

No decorrer deste trabalho, será apresentada a revisão bibliográfica que foi realizada através do levantamento de livros, internet, artigos científicos, monografias e teses que constituirão a fundamentação teórica, onde pretendeu-se aprofundar no tema da inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através do delineamento bibliográfico, em que os achados da literatura foram, ao final, analisados e discutidos.


2 TEMA E PROBLEMA

2.1 Tema de pesquisa

A contratação de pessoas com deficiência

2.2 Problema

Desde 1991 existe a Lei de Cotas no Brasil (Lei nº 8.213), que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas com deficiência[2] (PCDs). A lei prevê, através do Artigo 93, que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários, deve ser reservada para pessoas deficientes. Como toda medida afirmativa, esta lei causa grande polêmica desde que foi criada até os dias atuais e seu cumprimento ainda não é uma realidade para a maior parte das empresas. Se por um lado as empresas não facilitam a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, como por exemplo, fazer adaptações na estrutura do prédio; por outro lado as próprias organizações sentem dificuldade em especificar quais funções poderiam ser exercidas por algumas destas PCDs (sejam elas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla).

Isto posto, o tema sobre o qual visa o referido projeto de pesquisa é a dificuldade de contratação de PCDs. O problema de pesquisa por sua vez é: quais as principais dificuldades de contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho?


3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Analisar as dificuldades para a contratação de pessoas com deficiência (PCDs).

        

3.2 Objetivos específicos

a) Apresentar um referencial teórico sobre gestão do capital humano nas empresas.

b) Identificar o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência.

c) Descrever os problemas existentes para a contratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com