TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correlações acerca da vida contemporânea

Por:   •  22/11/2017  •  Dissertação  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

Campus Arapiraca – Curso: Administração 2º período

Disciplina: Introdução à Administração

Discente: Tatiane Bezerra de Oliveira

CORRELAÇÕES ACERCA DA VIDA CONTEMPORÂNEA

(texto articulado com base no filme “Invasões Bárbaras”, no texto “O modo como vivemos hoje” e na noção de fragmentação da vida contemporânea)

Na situação atual, a sociedade apresenta-se fragmentada. Como fruto de um processo de mudança (que pode ser chamado de globalização), surgiram novos estratos sociais, novas camadas sociais e a partir delas agravaram-se as desigualdades. A vida tomou uma dimensão totalmente articulada, ditada por leis de consumo e por um pensamento cada vez mais individualista.  

No filme Invasões Bárbaras nos são apresentadas, através dos dois protagonistas (Rémy e Sébastien), duas visões de mundo decorrentes desse processo de mudança. A primeira é apresentada na figura de Rémy – o pai – que se define socialista, cuja vida foi baseada em ideais como o bem comum, a busca pelos avanços universais e a esperança no futuro. Rémy demonstra insatisfação perante o cenário político e científico no qual está inserido, não se conforma com a maneira como o homem utiliza o conhecimento, aperfeiçoando armas e nutrindo guerras. Paralelo a isso, apresenta-se então Sébastien – o filho – que é a representação típica do ideal capitalista moderno, individualista, voltado ao consumismo e à tecnologia. No filme, Sébastien demonstra ser totalmente dependente da tecnologia, de modo que mesmo estando longe da empresa, trabalha pelo computador e pelo celular. Pai e filho divergem em muitos aspectos, e mais do que visões distintas, o filme nos traz duas épocas diferentes em confronto.

A partir disso, é possível perceber o quanto a sociedade foi afetada ao longo dos anos. Estamos em uma época de reconfiguração social que altera completamente o modo como vivemos. Enquanto que há um tempo atrás ocorreram avanços sociais que diminuíram as desigualdades, nos dias atuais as mesmas tomaram tamanha proporção que chegam até mesmo a corromper a confiança das pessoas. É o pensamento moderno, egoísta e indiferente, que se volta apenas à busca pela riqueza material e ao desfavorecimento das classes mais baixas. Como consequências desse novo pensamento, temos o acúmulo de riquezas por pessoas já ricas e a quase estagnação da mobilidade social.

Nessa nova época, o ideal capitalista impera e dita as regras da sociedade. A busca incessante por dinheiro tornou-se quase que uma obsessão. Mais que uma simples moeda de troca, dinheiro representa poder. E o que cada nação (principalmente as mais desenvolvidas) quer? Poder. Domínio sobre as outras. E isso não se restringe apenas as nações, a mesma coisa acontece em todas as esferas da sociedade. No filme Invasões Bárbaras, isso fica bem evidenciado quando Sébastien não mede esforços em fazer uso do dinheiro para proporcionar conforto ao seu pai, custeando desde um quarto particular numa unidade pública, à até mesmo a amizade daqueles que se diziam grandes amigos de seu pai. É mais um exemplo da ficção que nos apresenta a realidade como tal: a sociedade atual gira em torno do dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com