TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança, a alma do negócio

Por:   •  2/12/2018  •  Dissertação  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Cite e explique as fases do processo empreendedor.

- Identificar e avaliar as oportunidades: Fazer uma análise da oportunidade verificando a necessidade de mercado, potencial do concorrente e o ciclo de vida do produto.

- Desenvolver o plano de negócios: Documentar a essência da empresa e a forma como irá captar os recursos, estratégia de negócio, visão de mercado e concorrência. Tendo tudo isso documentado será possível traçar um plano estratégico para o crescimento da empresa.

- Determinar e captar os recursos necessários: Previamente determinado no plano de negócios. Pode recorrer a bancos ou até mesmo usar de economias pessoais.

- Gerenciar o negócio: Fase importante pois o empresário deve reconhecer as suas próprias limitações e acertar ao recrutar uma boa equipe de trabalho. Implementar ações que diminuam os problemas e aumentem os lucros, ou seja, fazer mais com menos.

  1. Como ocorre o empreendedorismo nas organizações? 

- Empreendedorismo corporativo é o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo, associados a uma organização existente, criam uma organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente”. (DORNELAS, 2008). O empreendedorismo praticado dentro das organizações já estabelecidas recebe o nome de empreendedorismo corporativo, a inovação pode ser desenvolvida e os conceitos de empreendedorismo são aplicados internamente.

  1. Quais as principais diferenças entre os sistemas de gestão empreendedor e operador?

- Empreendedores:  visão, projeto, animação, monitoração e aprendizagem.

- Operadores: seleção, desempenho, atribuição, alocação, monitoração e ajuste.

  1. Relacione a aprendizagem organizacional com o conceito de CHA.

- O processo de aprendizagem apresenta um ciclo contínuo composto por três elementos: aptidões e habilidades, conhecimentos e sensibilidades, e atitudes e crenças. Ao desenvolver novas habilidades o indivíduo muda essa compreensão da realidade, o que resulta na incorporação de novos conhecimentos e sensibilidades. Isso faz com que apareçam novas crenças e atitudes, reforçando e estimulando o desenvolvimento de novas habilidades e aptidões.

  1. Conforme Schein, a mudança cultural pode ser alcançada por meio de três camadas. Explique.

- Artefatos – o que vemos: Os símbolos e os padrões que indicam como é a cultura da organização.

Valores compartilhados – o que eles dizem: A filosofia da empresa e os valores relevantes que justificam o trabalho realizado.

Pressupostos – o que eles acreditam: Os sentimentos e crenças inconscientes, o que está no propósito da organização como um todo.

  1. O que é ciclo de vida organizacional, explique.

- O ciclo de vida organizacional é composto por 10 estágios.

Namoro: Quando a empresa ainda é uma ideia;

Infância: Sem processos definidos, o dono ainda age por impulso;

Toca-toca: Começa a lucrar, mas o mérito ainda é todo dos donos;

Adolescência: Começa a melhorar os processos, mas de forma ainda incompetente, o foco passa a ser a qualidade e não tanto a quantidade;

Plenitude: A empresa tem processos, equipe treinada e com autonomia, metas e planejamento, lucro, crescimento, reinvestimentos, criação de novos negócios, dinamismo;

Estabilidade: Presa ao que deu certo no passado, perda de flexibilidade, bem organizada e lucrativa, sensação de segurança, menos expectativas de crescimento, desconfia de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (700.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com