TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOME CARE

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIDERP

TÁSSIA CRISTINA BARIONI MAESTRELLO

        

HOME CARE

PIRASSUNUNGA - SP

JUNHO / 2015

TÁSSIA CRISTINA BARIONI MAESTRELLO

HOME CARE

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia de Gestão Hospitalar do Centro de Educação a Distancia -CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Hospitalar I (PROINTER I)

Orientador: Tutora Mônica Danielle Nóbrega Alpire

PIRASSUNUNGA - SP

JUNHO / 2015

RESUMO

Tem como objetivo apresentar a implantação de um serviço de Home Care, mostrando sua importância, bem como pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Mostra desde seu surgimento, o que será preciso para que tenha sucesso na implantação, custos, retorno financeiro até aspectos legais.

ABSTRACT

It aims to present the implementation of a Home Care service, showing its importance , as well as strong , weaknesses, opportunities and threats. Show since its inception , what will it take to succeed in the implementation , costs, financial return to legal aspects.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

HOME CARE        3

IMPLANTANDO UM HOME CARE        4

ESTRUTURA FÍSICA E DE MATERIAIS        4

RECURSOS HUMANOS        4

TERCEIRIZADOS        5

PUBLICO ALVO        6

ANÁLISE SWOT        6

PONTOS FORTES        6

PONTOS FRACOS        7

OPORTUNIDADES        7

AMEAÇAS        7

FINANCEIRAMENTE        7

CUSTOS        8

LEGALIZAR A EMPRESA        9

DIVULGAÇÃO        9

CONSIDERAÇOES FINAIS        10

REFERENCIAS        11

SITES        7

  1. INTRODUÇÃO

O serviço de Home Care surgiu no período pós-guerra nos Estados Unidos, devido a necessidade dos familiares cuidarem dos enfermos em suas residências.

Depois começou-se a lapidar mais esse serviço devido aos hospitais serem insalubres , então o tratamento em sua residência evitava o contato com paciente portadores de doenças contagiosas.

De acordo com as tendências mundiais e em busca de caminhos para a sustentabilidade do setor de saúde, se ganha destaque, no Brasil, a assistência domiciliar. (MALAGUTTI, 2012)

Segundo Amaral (2011), o atendimento domiciliar tem crescido muito no Brasil, que passou de cinco em 1995 para mais de 180 em 1999.

A assistência domiciliar teve sua regulamentação pela ANVISA através da resolução  nº 11 em 30 de janeiro de 2006 que diz que a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.


  1. HOME CARE

Home Care, ou o atendimento em domicílio, e uma nova especialidade da área da saúde que visa o atendimento ao paciente em sua casa, ao invés de ter que hospitaliza-lo.

Claro que isso só pode ocorrer com recomendações médicas, em pacientes geralmente com doenças crônicas, porém que estejam estáveis clinicamente.

Para que isso ocorra tem que ser feito um tratamento com toda a infraestrutura necessária para que o paciente tenha os mesmos cuidados que teria no ambiente hospitalar, porém com a vantagem de estar em sua casa e com a família por perto.

Em alguns casos há necessidade de adaptação de um quarto na casa para que todos os cuidados sejam prestados de forma adequada.

A partir de que o paciente contrate um serviço de Home Care, este estará amparado por profissionais da saúde de diversas especialidades, conforme necessidade de cada paciente.

O serviço de Home Care pode ser contratado de diversas formas, podendo chegar até a plantões de 24 horas, a depender da maior complexidade e necessidade do caso.

  1. IMPLANTANDO UM HOME CARE

Para ser implantado um serviço de Home Care em uma determinada cidade ou região, primeiramente precisa-se levantar as vantagens e desvantagens de ter esse serviço. 

Algumas das vantagens de ter esse serviço são que o paciente passa estar em sua residência, assim tendo contato com um ambiente já conhecido, com a família, além de evitar eventuais riscos de infecção hospitalar.

Uma das desvantagens é que esse serviço ainda é muito pouco aceito pelo SUS, portanto somente pacientes particulares ou que possuam algum convênio tem acesso com maior facilidade. Além de que no Brasil ainda há poucos lugares que oferecem cursos para especialização em Home Care, Somente em Algumas das grandes metrópoles, portanto a quantidade de profissionais especializados na área é escassa.

  1. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAIS

Falaremos um pouco agora da estrutura física, uma vez que para que o serviço funcione bem serão necessários os seguintes itens.

• recepção;

• administração;

• sanitários;

• sala de reuniões;

• estoque para equipamentos médicos;

• estoque refrigerado para medicamentos;

• garagem para os veículos utilitários.

Agora falando de itens básicos, serão necessários os seguintes itens:

        • computadores, impressoras, software gerencial;

• sistema de telefonia;

• móveis e utensílios de escritório;

• sistema de refrigeração;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com