TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Por:   •  26/4/2016  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: Cultura Organizacional como Fator de Dominação e Poder

Conceitualmente, de acordo com a definição de L. Smircich em “Concepts of Culture and Organisational Analysis” a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras, correspondendo ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.

Existem diversos conceitos de Cultura Organizacional e muitos deles trazem, reconhecidamente, dimensões ou elementos culturais, tais como:

  • Valores organizacionais: referem-se à filosofia e visão compartilhada da empresa;
  • Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem;
  • Heróis organizacionais: São modelos personificados do sistema de valores culturais e que definem o conceito de sucesso na organização, estabelecendo um padrão de desempenho e motivando os integrantes da empresa;
  • Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

As culturas organizacionais podem ser classificadas, ainda, como “Culturas Conservadoras”, que são mais rígidas e difíceis de serem mudadas, estando voltadas para o conservadorismo e a manutenção do status quo; e como “Culturas Adaptativas”, mais flexíveis e orientadas para a mudança e a inovação, sendo o modelo ideal para o atual mundo globalizado que vive em constante transformação. Contudo, tal flexibilidade deve acompanhar certa estabilidade, a fim de que as pessoas se sintam seguras em relação ao padrão de comportamento desejável.

Tendo em vista o exposto, é possível analisar que constituir uma forte determinante da motivação na organização; atribuir um sentimento de identidade, de unidade e de participação coletiva aos membros; Incentivar o empenhamento das pessoas e guiar e modelar o comportamento das pessoas são alguns pontos que servem de base para corroborar com o papel consolidado da cultura organizacional como uma poderosa ferramenta de dominação, através da relevância que ela possui dentro de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com