TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

ROBERTO CAMBUI DOS SANTOS – RA 1166175        

ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA 01     Claretiano Centro Universitário

Engenharia Elétrica – Administração – Vanesca Ribeiro Faria

Taguatinga – Distrito Federal

Maio de 2015

Com base nas leituras feitas, responda:

1) Conceitue cultura, cultura organizacional e cultura nacional. Em seguida, responda: A cultura nacional influência a cultura organizacional?

Cultura - Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Também, o mesmo termo serve para denominar a educação, a intelectualidade, as habilidades que dispõe um indivíduo.

Cultura organizacional - É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

Cultura Nacional - A cultura nacional refere-se a similaridades e diferenças entre os países, como: os padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Portanto, cultura nacional é um conjunto de características comportamentais mais comuns e frequentes encontrados nos indivíduos de um determinado país ou região. Trata-se de um fenômeno coletivo, por ser compartilhado por pessoas que vivem num mesmo ambiente social.

No mundo organizacional, a influência da cultura nacional sobre a  cultura organizacional é um fato e adquire cada vez mais relevância, pois a cultura nacional tem muito mais influência sobre o comportamento do indivíduo. Portanto, se um modelo de gestão é sucesso em um determinado país, faz-se necessário, quando se pretende aplica-lo em outro país, realizar alguns "ajustes" que se adaptam a cultura do país em que a organização deseja se instalar.    

2) Com suas palavras, defina o que é Teoria Contingencial. Cite as variáveis contingenciais, segundo Robbins (2003) e fale sobre cada variável.

Referências Bibliográficas

  • FIORI, Ana Maria; LARA, Graça; JARDIM, Simone Silva. 25 Anos de PNMA – A lei que implantou nossa política ambiental atinge a maturidade. AMBIENTE LEGAL. Disponível em: < http://www.ambientelegal.com.br/25-anos-a-lei-que-implantou-nossa-politica-ambiental-atinge-a-maturidade/>. Acesso em: 10 mai. 2015.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com