TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Por:   •  15/6/2015  •  Seminário  •  3.225 Palavras (13 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 13

Cultura Organizacional

As organizações são formadas por um conjunto de valores, crenças, paradigmas, hábitos e preconceitos que as pessoas compartilham durante o trabalho. Em geral, a cultura é definida dessa maneira.

Assim, Araújo (2006) ressalta que a cultura organizacional é um conjunto de características humanas que não são inerentes as pessoas. Essas características podem ser criadas, preservadas e aprimoradas através do intermédio da comunidade e da cooperação entre os indivíduos.

A cultura também pode ser entendida como um conjunto de valores, normas e princípios já disseminados dentro da organização, conjunto este que integra a estrutura e os comportamentos, criando desta forma uma maneira peculiar e duradoura de como é a vida organizacional (MOURA apud LUZ, 2003).

Para Mendes (2010), é um sistema de valores compartilhados entre os colaboradores, em todos os níveis, que diferencia uma empresa das demais. Especificamente trata-se de um conjunto de características-chave que a empresa valoriza, compartilha e utiliza para alcançar seus objetivos e se manter imortal.

Torres (2012), mencionada que cultura organizacional é uma mistura da visão e da cultura da alta gestão e que é construída ao longo do tempo.

Freitas (2005) descreve cultura primeiramente como um instrumento de poder e depois como um conjunto de representações imaginarias sociais que se constroem e reconstroem nas interações do dia a dia dentro da empresa e que expressam em valores, normas, significados e interpretações, dando um sentido de direção e de unidade, onde a empresa se torna uma fonte de identidade e de reconhecimento para seus funcionários.

Shein (1982) também define cultura organizacional como sendo um conjunto de premissas básicas validadas ao longo do tempo por um determinado grupo de indivíduos.

Para se manterem competitivas as empresas precisam ter o entendimento da definição de cultura organizacional e através dela procurar criar uma identidade única para todos os colaboradores. Snell e George (2010) defendem que os administradores precisam fiscalizar as atitudes e as tarefas dos funcionários para que possam entender a cultura de cada um, através de técnicas fundamentais que servirão de base para o sucesso da empresa.

Entretanto, os administradores devem observar a cultura de perto, pois se ocorrer divergência de valores, crenças, costumes dos funcionários que compõem a organização, poderá desenvolver um clima organizacional negativo, uma vez que a relação entre a empresa e os colaboradores não está em sintonia.

2.2 Elementos da Cultura Organizacional

Para um entendimento melhor sobre cultura organizacional é preciso analisar os dois níveis existentes. Segundo Oliveira (2012) os dois níveis da cultura organizacional são:

a) Subjetiva: Refere-se aos padrões compartilhados de crenças, valores, suposições e expectativas dos funcionários, e as formas do grupo de perceber o ambiente organizacional e seus valores, normas e papéis. Essa cultura também abrange a cultura gerencial, os estilos e orientações de lideranças, esquemas mentais e jeitos de se comportar e dar soluções aos problemas que são influenciados pelos valores defendidos pela organização;

b) Objetiva: Refere-se aos artefatos criados por uma organização, por exemplo, a configuração dos escritórios, as áreas de lazer, o espaço do café, dentro outros. Estas instalações podem refletir os valores das organizações.

Embora esses dois níveis da cultura sejam importantes para a plena compreensão de uma dada organização, existem também os elementos visíveis da cultura que refletem valores mais profundos na mente dos colaboradores da organização (OLIVEIRA, 2012).

Segundo Oliveira (2012) os elementos da cultura organizacional são:

a) Cerimônias: Eventos que celebram os mitos, heróis e símbolos da empresa;

b) Ritos: Cerimônias para comunicar idéias ou realizar propósitos;

c) Rituais: Ações para reformar normas e valores culturais;

d) Histórias: Relados de eventos passados que mostram e transmitem normas e valores culturais mais profundos;

e) Mitos: Histórias imaginárias que auxiliam a explicar atividades ou eventos que, de outra maneira, poderiam ser confusos;

f) Heróis: Pessoas de sucesso que disseminam os valores e o caráter da organização;

g) Símbolos: Objetos, ações ou eventos dotados de significados especiais, e que permitem as pessoas da organização trocar idéiasideias e mensagens emocionais;

h) Linguagem: Conjunto de símbolos verbais que podem refletir a cultura particular da empresa.

Métodos de socialização

A socialização é o método de familiarização de uma pessoa que entra na organização, ou seja, o novo funcionário é orientado a fazer cursos, palestras, treinamentos, entre outros, para conhecer a cultura da organização, para conseguir desempenhar melhor suas novas atribuições.

Segundo Oliveira (2012) a socialização dos funcionários é o estágio mais crítico, pois é nesse momento que a organização procura moldar os indivíduos com os valores, crenças e missão da empresa. Os colaborados que não conseguem assimilar tal conhecimento acabam sendo excluídos da organização.

O capítulo a seguir irá tratar mais profundamente sobre o tema socialização, este tema recebe diferentes denominações, tais como: orientação, treinamento prévio, programa de ambientação e programa de integração. Porém, todas essas denominações referem-se a um conjunto de práticas que tem por meta facilitar e adequar o funcionário à organização.

3 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO

O presente capítulo abordará o tema programa de integração, trazendo conceitos importantes para a compreensão do tema.

3.1 Definindo Programa de Integração

Entende-se por programa de integração as ações que a empresa adota para integrar o novo colaborador a à cultura organizacional.

Chiavenato (2009) define que o programa de integração é um método de socialização mais utilizado e que tem por objetivo treinar os novos funcionários da organização, para familiarizá-lo com a linguagem usual da empresa, com os costumes internos, com a estrutura da organização, com os produtos e serviços, com a missão e com os objetivos da empresa.

Para Garcia e Araujo (2009) o programa de ambientação consiste na transmissão da história e da cultura da empresa para os novos funcionários que irão exercer suas atividades dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com