TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CATIELY ALVES ABREU SARAIVA

GREICE MARIA HERMES

CULTURA ORGANIZACIONAL

SÃO LEOPOLDO

MARÇO, 2015

MÓDULO 1

CULTURA ORGANIZACIONAL

Tarefa: Escolher uma empresa e identificar exemplos de elementos da cultura, realizando uma análise crítica dos mesmos.

Empresa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Missão: “Promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, mediante a produção de conhecimento, o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade.”

Visão: “Ser uma universidade global de pesquisa.”

Credo: “A Unisinos crê que o seu compromisso fundamental com a sociedade é promover a cultura do ser humano, que provém do ser humano e é para o ser humano.”

A Unisinos mantém sua estrutura organizacional na lógica matricial, descentralizando e modernizando as ações, buscando a continua renovação, e confiando na transdiciplinaridade.

Percebe-se como um forte elemento cultural na universidade, é o apoio dado a capacitação integral das pessoas envolvidas, cumpre-se no momento em que a instituição busca auxiliar insessantemente os seus funcionários na sua formação através de bolsas de estudos, essa ação valoriza a empresa, e cumpre com aquilo que ela se propõem. Salientamos que há a falta de planejamento de carreira, pois na maioria das vezes os colaboradores entram para finalizar seus estudos e assim que concluem pedem seu desligamento.

Wood Jr. (1997) destaca que a cultura organizacional está relacionada com os valores, crenças, atitudes, comportamentos que se mostram na forma como os negócios são realizados. Desta forma a cultura, "...determina o que é importante e o que não.”

Obviamente, podemos perceber os valores de "formação integral da pessoa humana" em outras características peculiares dessa organização. Uma vez que se trata de uma universidade de origens religiosas e missionárias, a cultura se impregna com os valores da Instituição Jesuíta que norteia a organização, esta prática valida-se no currículo dos cursos oferecidos, os quais sempre são abordadas matérias de formação humana para a linha Jesuíta: (exemplos de disciplinas como 'América Latina e Sustentabilidade' dentre outras).

Conclui-se que a cultura é o produto das interações entre as partes.

Então mãos a obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com