TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- IFAL

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

As Percepções Obtidas Através da Cultura do Servidor Público e A Cultura Organizacional

GILMARA VERÔNICA SOARES DE OLIVEIRA

Maragogi – AL

2015

As Percepções Obtidas Através da Cultura do Servidor Público e A Cultura Organizacional

Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia Organizacional, do Curso de Administração Pública, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, como requisito para obtenção de nota da atividade 03.

Prof. Gustavo Madeiro

  1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, as organizações vêm passando por diversas transformações administrativas e modificações estruturacionais. São mudanças decorrentes de uma era de vasto desenvolvimento da sociedade e o avanço tecnológico. A ideia de uma administração tradicionalmente hierárquica, centralizada e estável, vem sido disseminada gradualmente.  

É fato, que as ideias implantadas nos primórdios do setor industrial, são de grande importância econômica e histórica, seus conceitos são também utilizados para estabelecer uma comparação, do que precisa ser realmente mudado, inovado ou até mesmo extinto, com a finalidade de selecionar as características que constituem essa nova era, pós-industrial, também conhecida como era da informação

Entende-se, portanto, que há uma real inviabilidade de permanecer por várias décadas, aplicando as mesmas práticas administrativas, principalmente em um mundo com relações socioeconômicas, voltadas para um setor globalizado e informatizado, que preza pela busca incessante por inovações, a fim de obter a excelência em sua gestão.

Esse período evolutivo auxilia no surgimento e na construção de uma teoria administrativa atual, composta por características que divergem de alguns conceitos da forma administrativa anterior, tais como, descentralização, “instabilidade dos servidores”, busca por resultados, e principalmente flexibilidade para haver a busca de soluções para os futuros obstáculos resultantes dessas transformações.

Todas essas perspectivas de mudanças estabelecidas pelas organizações refletem não só na forma de gerir, mas também, nos servidores públicos e na população. A cultura, os padrões, morais e costumes, muitas vezes não deixam que a sociedade e até mesmo o próprio servidor público, enxerguem essas mudanças. Geralmente as percepções originadas de processos culturais são mais persuasivas, do que o próprio conhecimento e adaptação à mudança.  

  1. Percepção da Sociedade Para Com Os Serviços Públicos

A gestão pública em si, presencia ao longo de sua história a ocorrência de diversos problemas em sua estrutura institucional, estes são refletidos diretamente no desenvolvimento econômico, político e social do país.  Na história da administração pública brasileira, grande parte das mudanças administrativas está atribuída não só a economia mundial, mas também, as revoluções e manifestações, realizadas através da insatisfação dos cidadãos.

Pesquisadores de todo o mundo, entram em uma busca incessante para encontrar a melhor forma de gerir os serviços públicos, a cada novo conhecimento, parece estarmos mais perto de uma administração pública de sucesso. Resta saber se essas possíveis táticas administrativas irão agradar seus clientes ( sociedade).

A Administração gerencial, também conhecida como Nova Administração Pública, parte do pressuposto que o estado não deve ser um simples instrumento para garantir a propriedade e os contratos. Ao contrário, devem formular e implantar políticas públicas estratégicas para a sociedade, tanto na área social quanto científica e estratégica (BRESSER PEREIRA, 1998. Pág. 7).

Com todas essas mudanças estabelecidas pela administração gerencial, prezando pela democracia, políticas com projetos mais transparentes do que os da gestão passada, ficando a disposição da população para obterem os conhecimentos. Os cidadãos passaram a observar o setor púbico apenas como um representante da sociedade como um todo.

Dessa forma, as pessoas passarão a ver a administração pública, os servidores e os serviços prestados, com opiniões mais críticas. Para uma maioria significativa, a administração pública com relação a sua principal gestão (presidência) ainda é muito falha. Apesar de esses gestores serem escolhidos pela própria população, o jogo de poderes ainda impera nessas escolhas, por vezes, errôneas.

 Com relação à visão da sociedade para com os serviços públicos prestados, é nitidamente visível que os mesmos são vistos com uma qualidade muito inferior a do setor privado, apresentando serviços que são a base da responsabilidade do Estado, como, saúde, educação e segurança pública, com níveis caóticos.

O que nos leva a entender que, as medidas tomadas pelo governo, em se fazer delegações de poderes. Por meio da realização de um serviço que é de titularidade do Estado, mas será executado por um particular, com o objetivo de descentralizar os serviços e abranger o maior número de cidadãos, prezando pela eficiência e eficácia, não são adequadamente executados. Mas persiste, por não haver a devida fiscalização, muito menos o foco nos resultados.

Com relação aos servidores públicos, muitos os veem como pessoas que trabalham insatisfeitos com as funções que exercem ou com as regras institucionais estabelecidas. Por unanimidade, os entrevistados alegam nunca terem sidos atendidos por funcionários ou servidores públicos proativos, com a predisposição de buscar a amenização ou solução dos problemas, muito menos, que pense em deixar o “cliente” satisfeito.

Contudo, apesar dessas avaliações negativas sobre a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados, ao serem questionados se objetivavam trabalhar em uma organização pública, todos responderam positivamente, sem hesitar. Alegaram ser um sonho para todo e qualquer cidadão brasileiro, terem estabilidade profissional, sem se preocuparem com demissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com